O que é presença de Piocitos nas fezes?

Perguntado por: emeireles . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

O aparecimento de leucócitos (piócitos) nas fezes indica um processo inflamatório na luz intestinal. Para se confirmar a presença de processo infeccioso, há necessidade da demonstração do agente infeccioso através do exame bacterioscópico ou de técnicas de isolamento e cultura.

¨ piócitos: ³ a 5 por campo (400x);

Leucócitos fecais elevados e sangue nas fezes podem ocorrer. Tratamento: Descontinuação da antibioticoterapia e, para casos grave, metronidazol (VO ou EV) – 250 a 500 mg 8/8h.

Os leucócitos, também chamados de piócitos, são os glóbulos brancos, nossas células de defesa. A presença de leucócitos na urina costuma indicar que há alguma inflamação nas vias urinárias.

Para o diagnóstico de bacteriúria/infecção urinária considerou-se como critério a presença de mais que quatro piócitos por campo e/ou nitrito positivo3.

O aumento da quantidade de leucócitos no organismo é um distúrbio conhecido como leucocitose, podendo se relacionar a quadros de infecção bacteriana, leucemia, traumatismos, exercícios exagerados ou mesmo estresse.

Informações do produto. A microbiota intestinal, comumente chamada de Flora Intestinal é o grupo de bactérias que vivem no intestino, auxiliando em vários processos, como a digestão de alimentos e monitorando o desenvolvimento de microorganismos que causam doenças.

A piúria sem outros achados na urianálise é usualmente indicativa de infecção do trato urinário, podendo representar causas infecciosas como a tuberculose, que usualmente cursa com culturas negativas. Cálculos renais assintomáticos e doença túbulo-intersticial também podem ser causa de piúria estéril.

É normal ter algumas células epiteliais na urina, mas um número elevado de células epiteliais pode indicar infecção, inflamação e/ou câncer no trato urinário.

“Quando ocorre um desequilíbrio dela, basicamente, é porque houve uma diminuição considerável do número de lactobacilos. As principais causas dessa diminuição são situações como estresse, alguma infecção sistêmica, uso de medicamentos como corticóides, antibióticos e diminuição da imunidade”, explica.

O muco na urina não necessariamente é uma alteração, pois em pequena quantidade pode ser fisiológico, normal. Trata-se de um fluído viscoso e tem o aspecto diferente da urina habitual. De modo geral representa descamação de células do epitélio do trato urinário, tanto da uretra como da bexiga.

- Leucócitos não são encontrados normalmente no material fecal, razão pela qual sua presença indica processo infeccioso (invasão tissular) ou inflamatório do trato intestinal.

Leucócitos fecais em número aumentado costumam ser indicativos da presença de E. coli invasora, Salmonella, Shigella, e Yersinia, assim como de amebíase, colite ulcerativa, colite associada a antibiótico, colite pseudomembranosa e doenças inflamatórias intestinais idiopáticas.

Deve-se interpretar os valores do exame de fezes de um paciente com base no valor de referência do laboratório em que o exame foi realizado; geralmente o laboratório fornece esses valores junto com o resultado do exame. Esses valores são listados em ordem alfabética na tabela a seguir.

O número de leucócitos presentes na amostra, obtidos por meio da sedimentoscopia urinária, contribui para triagem de ITU, sendo que uma contagem superior a 10.000 leucócitos/mL é considerada possível indicador de infecção urinária bacteriana.