O que é presença de Escotomas?

Perguntado por: lxavier8 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Escotoma é uma palavra que se origina do grego, “scotoma”, e significa “escuridão”. Os escotomas cintilantes aparecem como manchas ou pontos brilhantes que flutuam no campo visual (figura 1) e, apesar de afetarem a visão, eles representam alterações neurológicas.

1. [ Medicina ] Lacuna no campo visual por defeito da retina. 2. [ Medicina ] Pequena mancha escura no campo visual.

Teste e diagnóstico de escotoma
Uma consulta com um oftalmologista é necessária para saber com certeza se você tem um escotoma e diagnosticar sua causa subjacente. Na maioria dos casos, o teste e o diagnóstico de um escotoma requerem um teste de campo visual automatizado e um exame de vista com dilatação.

Dentre as causas que podem gerar os escotomas, destacam-se lesões na retina e no nervo óptico, doenças metabólicas, deficiências nutricionais, esclerose múltipla, glaucoma, alterações no córtex visual, hipertensão arterial e exposição a substâncias tóxicas.

Com isso o cérebro entende que o olho aberto é 'cego' e demora a entrar em sincronia quando ambos os olhos se abrem, causando a “cegueira temporária”. Uma boa forma de evitar esse susto é esperar os dois olhos se adaptarem à luz antes de mexer no smartphone.

Escotoma fisiológico cego do campo visual que corresponde à papila ótica ou entrada do nervo ótico na retina.

Na maioria dos casos, as manchas tendem a desaparecer, sem ser necessária qualquer intervenção médica. No entanto, para quem apresenta algum dos sintomas mencionados de maior gravidade — como quando há descolamento do vítreo —, a recomendação pode ser o tratamento com uso de laser ou cirurgia, como a vitrectomia.

“Alterações visuais, turvação visual, escotomas (ver 'estrelinhas') podem estar relacionadas a uma elevação aguda da pressão arterial. Porém, isso só ocorre em raros casos e quando a pressão arterial está muito elevada – ou quando essa elevação ocorreu de forma aguda”, informa o cardiologista Francisco Flávio Costa.

O glaucoma é uma doença no olho causada principalmente por um aumento da pressão intraocular. Essa pressão, com o tempo, compromete o nervo óptico, prejudicando progressivamente a visão. Uma vez não tratado, o glaucoma pode, inclusive, evoluir para a cegueira.

Escotoma arqueado: presença de cinco ou mais pontos com p<5% e um ponto com p<1%, no gráfico de "pattern deviation", não adjacentes à mancha cega, não compreendidos no feixe papilo-macular e feixe nasal, apresentando a conformação de arco do gráfico da escala cinza, e não se estendendo além do hemicampo oposto.

Do ponto de vista psicológico, é argumentado que a Síndrome de Estocolmo é resultado da situação de desamparo e submissão extremados. Isso permite que os aproveitadores se passem por piedosos quando eles agem com qualquer ato considerado como bondade ou quando eles falham em bater, estuprar ou abusar da vítima.

Você pode testar sua visão periférica com a ajuda de outra pessoa, usando técnicas semelhantes às usadas por um oftalmologista. Para isso, cubra um olho de cada vez enquanto focaliza algo diretamente à sua frente.

A ecografia ocular também permite a avaliação das moscas volantes que se localizam no fundo do olho, no vítreo, que é uma gelatina transparente que fica na frente da retina. As moscas volantes são aqueles pontinhos pretos que se mexem de um lado para o outro na visão.

Alterações suspeitas de glaucoma
Durante o exame oftalmológico, alguns sinais podem indicar que o paciente tem glaucoma, como: elevação da pressão ocular acima de 21 mmHg; aumento da escavação do nervo óptico; assimetria entre a escavação dos nervos ópticos dos dois olhos.

Tais como os fármacos anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) que contêm ácido acetilsalicílico, diclofenaco ou ibuprofeno. Seu uso descontrolado pode causar visão desfocada ou visão dupla. Uma parcela menor de analgésicos também faz com que a pupila se estreite, resultando na dificuldade para enxergar no escuro.

Se as moscas volantes incomodarem muito ou atrapalharem a visão do paciente, mesmo quando ele não está olhando superfícies muito brilhantes ou claras, o paciente pode se encaixar em quadros de descolamento de retina, roturas ou buracos na retina ou estar associada à outras doenças como a catarata.

O aparecimento ou aumento repentino de pontos pretos na visão é um dos sintomas do descolamento do vítreo. Essa condição é caracterizada pela separação, total ou parcial, do vítreo da retina. A fotopsia também é um aspecto observado nesse tipo de síndrome.

Agende uma consulta
A atitude correta a ser tomada ao perceber o aparecimento de manchas escuras na visão é procurar um oftalmologista. Apenas através de alguns exames específicos, o médico poderá determinar se você sofre com moscas volantes ou com alguma variação mais grave, como o descolamento da retina ou do vítreo.

A origem das moscas volantes está em pequenos fragmentos de colágeno. Esta proteína é parte do humor vítreo, um fluido gelatinoso e transparente que preenche nosso globo ocular. Desta forma, o que chamamos de moscas volantes são na realidade as sombras projetadas por esses fragmentos de proteínas em nossas retinas.

Fotopsias nada mais são do que esses flashes de luz, que no jargão médico são chamadas de fotopsias ou fosfenos oculares e são causadas por uma pressão exercida na retina que permite que os fotorreceptores sejam ativados e, portanto, geram os flashes de luz que as pessoas, especialmente com idade um pouco mais avançada ...

Efeitos do estresse na visão
A ansiedade por si só pode causar o desenvolvimento de muitos sintomas oculares e visuais diferentes, dentre eles podemos listar: Visão embaçada, halos ou sombras. Nebulosidade na visão. Flashes de luz.