O que é preposição de tempo?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

As preposições de tempo são usadas para falar de um período específico de tempo, como uma data ou um horário. Usamos “At” quando falamos de horas, feriados e festas, ou quando falamos de momentos muito específicos.

As preposições podem ser divididas em dois tipos: preposições essenciais, preposições acidentais e locuções prepositivas.

As preposições de tempo no inglês são: at, in, on, until, after, around, before, between, entre muitas outras.

Preposições são palavras invariáveis que servem para unir termos e estabelecer entre eles diversas relações. As preposições essenciais são aquelas que, originalmente, sempre exerceram tal função gramatical. São elas: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem sob, sobre, trás.

Lugar: por aqui, por dentro, por fora, em cima, por cima, por baixo, por perto, à direita, à esquerda, ao lado. Tempo: pela manhã, de noite, depois de amanhã, em breve, à tarde, de repente, de vez em quando, hoje em dia, de madrugada. Intensidade: em excesso, de todo, de muito, de pouco, por completo, em demasia.

Lista de preposições
a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

A preposição é uma palavra invariável, ou seja, não é alterada em número (singular/plural) ou gênero (masculino/feminino). Obrigatoriamente deve estar antes de um termo, que pode ser substantivo, adjetivo, verbo ou advérbio.

18 preposições essenciais. As preposições ligam dois termos em um enunciado para estabelecer algum tipo de relação entre eles. Podem ser essenciais ou acidentais e algumas delas podem se contrair ou se combinar com alguns artigos.

São preposições essenciais: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por [ou per, em algumas variações históricas e geográficas], sem, sob, sobre, trás.

As preposições são normalmente utilizadas na introdução de complementos nominais e verbais, de locuções adjetivas, de locuções adverbiais e de orações reduzidas. São indispensáveis para a construção e compreensão dos textos, conferindo-lhes coesão e estrutura.

A preposição é uma palavra invariável que pode ser formada por um ou mais vocábulos. Nesse último caso, constitui a locução prepositiva.

Chegamos às 2h. Ela viajará às 19h50min, entre outros exemplos. Constatamos, portanto, que se trata da indicação exata das horas. Nesse caso, recomenda-se o uso da preposição “a”.

As preposições de lugar ou posição tem a função de, como o próprio nome sugere, estabelecer relação de lugar ou posição entre os termos.

Em, no, na, indicando (estar dentro de/em) uma área e usada antes de lugares fechados (ou não específicos), bairros, cidades, países e continentes. Exemplos: I live in Florianópolis, but I was born in Italy (Eu moro no Brasil, mas nasci na Itália).

São as 17 preposições essenciais: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

Preposições essenciais
As preposições simples são as preposições propriamente ditas: a, ante, após, até, com, contra, de, desde (dês), em, entre, para, perante, por (per), sem, sob, sobre e trás (desusado, usa-se mais como advérbio).

Preposição é classe das palavras que ligam duas outras palavras, estabelecendo entre elas determinadas relações de sentido e de dependência. Na frase "casa de Luís", por exemplo, a preposição "de" estabelece uma relação de posse entre os substantivos "Luís" e "casa".

Tempo passado: exprime um fato que ocorreu antes do momento da fala. Ex.: Ontem eu fiz uma série de exercícios. Tempo futuro: exprime um fato que irá ocorrer depois do ato da fala. Ex.: Daqui a quinze minutos irei para a academia fazer exercícios.

Tempo é a duração de fatos. É a maneira como contabilizamos os momentos, seja em horas, dias, semanas, séculos, etc. No cotidiano, o uso da palavra é basicamente empregado para determinar a duração dos acontecimentos. Entretanto, o tempo também é uma grandeza física, considerado uma das dimensões do universo.

São essencialmente três tempos: PRESENTE, PASSADO ou PRETÉRITO e FUTURO. Os tempos verbais são: PRESENTE SIMPLES (amo) – expressa algo que acontece no momento da fala. PRETÉRITO PERFEITO (amei) – expressa uma ação pontual, ocorrida em um momento anterior à fala.

Desde já, agradeço. O a, como artigo, é uma palavra variável em género e número que, posta antes de um substantivo, o determina; como preposição, o a é uma palavra invariável que liga dois termos de uma frase e mostra a dependência existente entre ambos. Exemplo: a neta foi a casa do avô.