O que é preguiça social?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.3 / 5 20 votos

Por vezes, quando trabalhamos em grupo, acontece de “o todo ser menor que a soma das partes”. Isso é conceituado como preguiça social. Existe a tendência das pessoas não se importarem em ter um desempenho menor dentro de um grupo quando sua contribuição individual não é identificável.

Quando estamos com preguiça, geralmente percebemos que ela tem uma causa específica, por exemplo, muito trabalho que teremos ou falta de reconhecimento dos nossos superiores, desejo de fazer coisas mais interessantes, falta de organização.

A facilitação social é um conceito psicológico relacionado à tendência da presença de outras pessoas para melhorar o desempenho de uma pessoa em uma tarefa. Embora isso possa parecer uma definição direta, na verdade é um conceito muito complexo com muitas nuances.

Para Oliveira, a falta de vontade em socializar transitória é natural e, muitas vezes, não implica em problemas para a pessoa. "Após um evento estressor ou restrito a um contexto é até esperado esse padrão de comportamento, e ainda assim não é regra.

Existem muitas razões pelas quais você pode sentir que não precisa de amigos. Preferir a solidão, estar perto de membros da sua família e estar ocupado com outras coisas são apenas alguns fatores que podem desempenhar um papel. O medo de ser desapontado ou magoado pelos amigos também pode ser um fator contribuinte.

Pessoas preguiçosas amam procrastinar, até mesmo sem saber. Desde atividades mais simples a complexas, levando assim até se prejudicar no trabalho por falta de vontade de realizar as obrigações.

Uma pessoa que não tem vontade de falar com ninguém, especialmente se está se sentindo assim há algum tempo, certamente está passando por um momento ruim e seu estado de ânimo está perdido. Se esse for seu caso, tente encontrar maneiras de melhorar seu estado de ânimo e se sentir melhor consigo mesmo.

Existem diversos fatores que podem fazer com que isso aconteça. Em alguns casos, a timidez pode fazer com que não tenhamos um contato social satisfatório. Assim, não nos sentimos à vontade para falar sobre nós mesmos, expor nossos medos e anseios ou até mesmo contar sobre alguns acontecimentos de nossa vida.

A preguiça, mesmo em excesso, não pode ser caracterizada como um dos sintomas da depressão. Ela se manifesta de várias maneiras, como uma aversão ao trabalho, ócio, estado de prostração e moleza, falta de pressa ou de empenho.

A preguiça, para psicólogos, tem múltiplos significados. Pode ser uma falta de disposição crônica para realizar até mesmo atividades que você gosta, um sintoma de uma condição de saúde mental, um sinal de insatisfação com a vida, uma aversão contínua à disciplina e compromissos, entre outras.

Nas escrituras cristãs, esse pecado é visto como um vício primário, mais perigoso e debilitador do que o orgulho ou a inveja. A preguiça era considerada um tipo de exaustão do espírito, uma distração da alma, que não é apenas uma perda de energia, mas um transtorno.

Em poucas palavras, podemos definir facilitação social como um processo em que o indivíduo é capaz de aprender e resolver problemas com o uso de técnicas inovadoras e acessíveis. Nesta perspectiva, o desempenho de uma pessoa pode ser melhorado para a resolução de tarefas consideradas simples e complexas.

Aroldo Rodrigues diz que a Psicologia Social é o estudo das manifestações comportamentais suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas, ou pela mera expectativa de tal interação.

O psicólogo atua no estudo dos comportamentos e pensamentos humanos.

Sintomas comportamentais da fobia social:
Receio em passar por constrangimentos. Ansiedade extrema que antecede um evento, compromisso ou encontro. Receio em ser colocado em evidência em alguma situação. Receio de chegar em uma sala já com as pessoas sentadas.

A origem da clinomania, vem na maior parte das vezes, como efeito de algum cansaço psicológico, causado por: pessoas que tem depressão; as que tomam medicamentos fortes de uso continuado; ou as que estão fazendo algum tratamento para combater doenças mais graves.