O que é pregação Temático?

Perguntado por: nmaia . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 9 votos

O que é uma pregação temática? A princípio, pregação temática é quando o pregador recebe um tema para pregar e desenvolve o assunto em cima dele. Posto que, quando o pregador escrever esse sermão, ele precisa ser capaz de identificar o tema correto, dividi-lo em partes e depois organizá-las em uma lógica.

HOMILÉTICA: OS TIPOS DE SERMÕES

  • Sermão Temático.
  • Sermão Textual.
  • Sermão Expositivo.

O sermão textual é estruturado a partir de um texto escolhido. Desenvolve-se um tema com as divisões desse texto. Geralmente se trabalha com uma pequena porção de texto e depois se segue fazendo a divisão lógica e natural dele. É o sermão cuja divisão baseia-se no texto.

Pregação expositiva, então, nada mais é que uma volta às origens bíblicas, ou seja, o pregador não é aquele que traz uma mensagem nova da parte de Deus, mas aquele que transmite a mensagem de Deus.

A minha definição é: Um sermão expositivo é aquele que expõe e aplica o verdadeiro significado do texto bíblico, levando em consideração seu contexto imediato, assim como o contexto mais amplo da história da redenção, que gira em torno da pessoa e da obra de Cristo, com o propósito de que o ouvinte ouça a voz de Deus ...

O que é Temática:
Temática é um adjetivo que se refere ao assunto que se quer provar ou desenvolver em uma obra literária. Temática significa o mesmo que assunto, tema, tópico, objeto, teor, etc.

Significado de Temática
substantivo feminino Reunião dos temas e/ou assuntos que definem uma obra literária ou quaisquer outras de teor artístico. Etimologia (origem da palavra temática). Feminino de temático.

Existem 3 tipos de esboço de pregação que são mais utilizados e conhecidos, que você pode optar entre eles de acordo com a sua necessidade ou vontade para transmitir a mensagem de Deus. Alguns dos tipos mais comuns incluem sermão temático, sermão expositivo, sermão textual.

Prefira pregações não tão longas
Pelo menos a maioria de nós. Não sabemos apresentar bem as ideias, atrair a atenção da igreja e ilustrar bem o que estamos ensinando. Por isso, pregar menos nos torna mais eficientes. Pregações mais longas demandam mais intimidade com o púlpito.

Os quatro tipos de pregações, tipos de sermões

  • A Homilia.
  • A Lição Bíblica.
  • O Sermão Textual.
  • O Sermão Tópico.

Em todo sermão Cristo deve ser glorificado. O tempo de um sermão, muitos estimam, que o ideal é entre 30 a 35 minutos. Pregar mais de 40 o pregador deve ser sustança em varias dimensões. Ah!

A pregação narrativa enriquece fatos e verdades
Além de conectar o orador com os ouvintes e tocar o inconsciente, as histórias também têm o poder de tornar atraente qualquer verdade ou tema que de outra forma poderiam ser rejeitados como inconvenientes ou indesejáveis.

Precisamos pregar sermões enriquecidos por todos estes elementos: bíblico, doutrinário, experiencial e prático.

Homilética é considerada a arte de pregar, ou seja, utilizar os princípios da retórica com a finalidade específica de falar sobre o conteúdo da bíblia sagrada cristã.

PREFIRA TEXTOS QUE APELAM À IMAGINAÇÃO
As parábolas e milagres podem ser mais fáceis de pregar do que as epístolas, por exemplo.

No sermão expositivo, o pregador deve extrair do texto e contexto, as informações. Deixando que o texto e contexto determine o conteúdo do sermão. Ou seja, o pregador deve pregar aquilo que o autor bíblico queria dizer aos seus ouvintes originais e expor isso aos seus ouvintes atuais.

Resumindo, a estrutura do sermão pode ser definida assim: Na introdução atraímos a atenção do ouvinte, na proposição apresentamos uma verdade bíblica, no desenvolvimento esmiuçamos esta verdade e na conclusão incentivamos o ouvinte a tomar a atitude certa.

Como Pregar Pela Primeira Vez: PASSO a PASSO Simples e Prático!

  1. #1 – USE UMA BÍBLIA DE VERSÃO ATUAL.
  2. #2 – ESCOLHA UM TEXTO DE FÁCIL INTERPRETAÇÃO.
  3. 3 – MONTE UM ESBOÇO.
  4. 4 – PREPARE-SE BEM!
  5. 5 – MANTENHA A CALMA!
  6. 6 – FAÇA A APLICAÇÃO DO TEXTO NA VIDA DOS OUVINTES.
  7. 7 – TENHA UMA VIDA DE ORAÇÃO.
  8. CONCLUSÃO.

Temática

  • Análise temática.
  • Palestra temática.
  • Parque temático.
  • Vogal temática.
  • Área temática.