O que é prefácio de um trabalho?

Perguntado por: lquaresma . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

É literalmente o começo do livro. Nesse sentido, o prefácio pode apresentar uma justificativa para contar uma história ou para escolher o tema, por exemplo. Ou pode ser sobre a experiência da pessoa autora ao escrever e publicar o texto.

A introdução, que surge depois do prefácio, mais do que servir «de abertura para uma tese/livro (idem), é todo o texto que apresenta as primeiras ideias ou argumentos sobre a matéria que há-de ser desenvolvida num texto mais amplo. A apresentação é um resumo de todo o trabalho.

Prefácio: como auxilia na apresentação do livro? Já o prefácio pode ser descrito como um texto preliminar de apresentação, geralmente breve, escrito pelo autor ou por um convidado. Também colocado no começo do livro, contém explicações sobre conteúdo da obra, objetivos ou sobre o autor em si.

Prefácio de um livro
Nada mais é do que o texto que antecede a história. A princípio é feito para contextualizar o leitor sobre as páginas que vêm a seguir. Como exemplo de prefácio de livro: contar sobre a experiência do autor durante a escrita e publicação da obra ou trazer opiniões sobre a escrita.

É sério, na hora de publicar o seu livro, você verá como são importantes essas partes, que por vezes são negligenciadas pelos leitores, mas que enriquecem e muito a sua obra. Então, se quer proporcionar uma experiência completa, um bom prefácio é fundamental.

Enquanto o prólogo é parte da história, iniciando a narrativa, o prefácio funciona como uma nota do autor (ou de um convidado) explicando o conteúdo do livro ou dando sua própria opinião. Ambos são apresentados antes da narrativa principal, mas o primeiro está sempre conectado à história.

Para referenciar o trecho retirado do prefácio você deverá se certificar que o autor dele é o mesmo do livro, caso seja coloque sobrenome, seguido do nome. Se o autor for diferente, terá que colocar o sobrenome, depois o nome e inserir o título do livro e autor do livro.

Edição Independente e Edição Comercial
Se a capa é o primeiro contato visual do leitor com o livro, a sinopse na sua contracapa é o primeiro contato que ele terá com o seu conteúdo e o ponto-chave que pode induzi-lo a querer ler o livro. O prefácio pode ter deixado de ser usual, mas não perdeu seu valor.

Quarta Capa ou Contracapa
É a parte de trás do livro, nela consta a sua sinopse e podemos conhecer sobre do que se trata a obra.

Elementos externos – Marcador, sobrecapa, capa (composta de quatro partes denominadas de primeira, segunda, terceira e quarta capas), lombada, orelhas, guarda, miolo e errata.

  1. Classificar a obra quanto ao género.
  2. Justificar a classificação (referida no item anterior) apresentando o assunto do livro.
  3. Resumir a história/ o conteúdo do livro.
  4. Apresentar a opinião sobre o livro.
  5. Escolher um excerto que, de alguma forma, ilustre a opinião apresentada.

Já a introdução, que surge depois do prefácio, mais do que servir «de abertura para uma tese/livro» (idem), é todo «o texto que apresenta as primeiras ideias ou argumentos sobre a matéria que há-de ser desenvolvida num texto mais amplo» (E-Dicionário de Termos Literários, em linha).

Apresentação: é o texto em que o autor apresenta a obra e a justificativa indicando a sua finalidade e as parcerias no trabalho, se houver. Deve aparecer antes do sumário e do prefácio.

Quais são as melhores dicas para construir um posfácio?

  1. Entenda a necessidade do posfácio. Suponhamos que você, escritor, já tenha terminado o seu livro. ...
  2. Não seja repetitivo. O posfácio deve apresentar algo novo ao leitor, enquanto não pode interferir na narrativa. ...
  3. Calcule o número de páginas. ...
  4. Seja relevante.

Escrever introdução ou prefácio para; PREAMBULAR; PRELUDIAR: Meu professor prefaciou várias antologias de poemas. 2. Fig. Servir de ou fazer introdução, apresentação a; PRECEDER: A cena inicial prefaciava o enredo do filme: O cientista sempre prefaciava os seus discursos com uma piada.

Prefácio. Nele, se faz uma apresentação ou comentário a respeito da obra, podendo ser escrito pelo próprio autor ou por outra pessoa. O prefácio não deve ser confundido com o prólogo, que é necessariamente de autoria do escritor do livro e já faz parte da história narrada em uma obra literária.

Uma, duas, até três pessoas podem escrever Prefácios, ou seja, um livro pode conter mais de um Prefácio.

O que é Prólogo:
Prólogo é o mesmo que introdução, prefácio, prefação, preâmbulo. É a introdução de um trabalho, onde o autor desenvolve as ideias preliminares sobre o assunto que vai desenvolver no desenrolar da obra.