O que é predicado e predicativo?

Perguntado por: amartins7 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

No predicado nominal o núcleo do predicado é um nome, o qual exerce a função de predicativo do sujeito. Predicativo do sujeito é um termo que dá significado, atributo, característica ao sujeito ou, ainda, exprime seu estado ou modo de ser. O predicativo é conectado ao sujeito sempre através de um verbo de ligação.

Como identificar o predicativo do sujeito? A função de predicativo do sujeito pode ser desempenhada por: Um adjetivo ou uma locução adjetiva: Mariana parece ansiosa.

O predicativo do sujeito é um termo que classifica ou qualifica o sujeito da oração. Dessa forma, ele aparece no predicado, mas ligando-se ao sujeito por meio do uso de verbos que indicam o estado de algo.

Existem dois tipos de predicativo: o PREDICATIVO DO SUJEITO e o PREDICATIVO DO OBJETO.

O predicativo aponta uma característica do sujeito da oração. Predicativo do sujeito é a parte de uma oração que aponta qualidade, estado ou condição do sujeito. Ele pode ser formado por um adjetivo, substantivo ou pronome.

O predicativo do objeto qualifica ou classifica o objeto da oração. Pode ser formado por adjetivos, locuções adjetivas, substantivos e locuções substantivas. Ocorre em predicados verbo-nominais, ou seja, predicados com dois núcleos: um nominal e um verbal.

Observação: diferente do predicado nominal, o verbal não possui um predicativo do sujeito, ou seja, um termo que qualifica o sujeito da ação. Além disso, ele não apresenta um verbo de ligação (estado ou qualidade) e sim, um verbo de ação (transitivo ou intransitivo).

O predicativo do sujeito pode ser formado por um adjetivo, um pronome, um substantivo, uma locução adjetiva, um numeral, uma oração substantiva predicativa. Veja abaixo alguns exemplos de orações com essas formas: - Predicativo do sujeito formado por adjetivo: Vinícius é um menino muito bonito.

O Predicativo do Objeto é o elemento que atribui uma característica ao objeto direto ou ao objeto indireto. Ele ocorre quando o predicado é verbo-nominal e funciona como núcleo nominal do predicado. Exemplos: O professor deixou João desconsolado.

Os principais verbos de ligação são: ser, estar, permanecer, ficar, tornar-se, andar, parecer, virar, continuar, viver.

Conforme o próprio nome indica, o predicativo do sujeito atribui uma característica ao sujeito e o predicativo do objeto atribui uma característica ao objeto (direto ou indireto).
...
Aparece após um verbo de ligação:

  1. Você parece cansado.
  2. Minha blusa é nova.
  3. Meu irmão anda nervoso.

Predicado é tudo o que se declara acerca do sujeito, ou seja, é tudo que há na frase que não é o sujeito. O predicado verbal possui obrigatoriamente um verbo, o qual é o núcleo do predicado.

O predicado é a parte da oração que contém o verbo e que traz informações sobre o sujeito, podendo ser classificado como: verbal, nominal ou verbo-nominal.

O sujeito é o elemento que executa e/ou sofre a ação do verbo. O predicado é composto de verbo, objeto e complementos, estando relacionado ao sujeito quando ele existe na oração. O sujeito pode ser classificado como simples ou composto, expresso ou oculto, indeterminado, e agente, paciente ou agente e paciente.

Predicado nominal: é aquele que tem como núcleo um nome, uma forma verbal (substantivo, adjetivo, locução adjetiva). Tipo de predicado em que ocorre verbo de ligação e predicativo do sujeito.

O predicado verbo-nominal é justamente a junção entre os dois conceitos anteriores, porque ele é composto por dois núcleos. O primeiro que é o verbo e o segundo que qualifica o sujeito ou, então, o objeto direto (chamado predicativo do objeto, PO).