O que é precordialgia atípica?

Perguntado por: icaetano . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Já a dor atípica aponta para uma causa diferente de angina ou infarto, excluído sintomas associados a estes problemas. Tosse, febre, queimação ou azia podem acompanhar este tipo de dor. A duração dos sintomas é em torno de segundos ou minutos, melhorando com o uso de medicamentos.

Causas da precordialgia
Não há uma causa específica para a precordialgia ou dor precordial. Porém, é possível que ela ocorra por irritação dos nervos localizados na região intercostal, que corresponde à região entre as costelas.

O precórdio é a área de apresentação cardíaca na parede torácica anterior (Fig. 1), de modo que: As cavidades cardíacas que se localizam no tórax anterior, são: o átrio D, ventrículo D, aurícula E, ventrículo E.

Dor tipo A: definitivamente anginosa (presença das características típicas); Tipo B: provavelmente anginosa (presença de 2 características típicas); Dor tipo C: provavelmente não anginosa (presença de 1 característica típica);

Quando a dor no peito vem acompanhada de falta de ar repentina. Toda dor no peito merece atenção. Se você estiver com dor no peito e falta de ar repentina, sem causa aparente e que nunca sentiu antes, é recomendado ir ao pronto-socorro mais próximo.

A dor pode ser do tipo aperto/pressão, queimação ou “em facada” e pode vir acompanhada de outros sintomas, como falta de ar, sudorese, palidez e tontura. Já a dor no peito provocada por lesões musculares se dá em decorrência da prática de alguma atividade física, na maioria das vezes.

Avaliação de dor torácica

  • Dor com sensação de esmagamento ou pressão.
  • Falta de ar.
  • Sudorese.
  • Náuseas ou vômitos.
  • Dor nas costas, pescoço, mandíbula, abdômen superior ou em um dos ombros ou braços.
  • Sensação de desmaio iminente ou desmaio.
  • Sensação de batimento cardíaco rápido ou irregular.

A dor típica se apresenta como uma dor no meio ou à esquerda do peito, tipo aperto, pressão ou peso, muitas vezes com irradiação para o braço esquerdo, mandíbula e/ou costas. A dor é desencadeada por esforço físico, estresse emocional ou após uma refeição exagerada.

O principal sinal do infarto é a dor aguda no peito, que perdura por mais de 20 minutos e se irradia para o braço ou ombro esquerdo.

Área do peito situada à frente do coração.

-Choque Cardíaco (precordial): verifica-se o batimento do coração pela inspeção da parede torácida pelo batimento do ventrículo contra a parede.

A angina se manifesta como uma sensação de dor ou desconforto no centro do peito, de localização mal definida, mais comumente descrita como aperto, peso, sufocação, queimação ou estrangulamento.

A dor torácica coronariana costuma ser precipitada pelo exercício físico, estresse emocional ou após uma refeição mais pesada e de difícil digestão. A dor torácica coronariana não costuma ter fator de piora, como a palpação do tórax, respiração profunda, mudança na posição do corpo ou movimentação dos braços.

Na verdade, a dor é como uma pressão, parecendo que algo está te esmagando. O desconforto se estende para o braço esquerdo, pescoço e mandíbula, podendo ter, também, desconforto nas costas e no estômago.

De acordo com Felipe Gavranic dos Reis, especialista em Cardiologia e Médico Cardiologista da CCRmed, o paciente normalmente apresenta sinais entre uma e até duas semanas antes do infarto e costuma recorrer ao pronto-socorro para ser medicado.

O que é um Pré-Infarto? Pré-infarto é o estado do organismo que antecede a ocorrência da doença, em que o corpo começa a dar sinais de que o problema pode acontecer, como fadiga e sonolência, falta de ar, fraqueza, tontura, suor frio, entre outros.

Em geral, não é em cima do coração, é no meio, próximo à boca do estômago. A dor que dá na mama esquerda, uma pontada, agulhada, pode ser gases. Lembrando que a dor do coração piora com esforço físico.

Com a pandemia, uma doença pouco falada vem avançando entre elas e pode ser confundida com infarto, trata-se da síndrome de Takotsubo, ou síndrome do coração partido.

Além de dor no peito e formigamento no braço esquerdo e pescoço, náusea e até vômitos podem indicar um infarto, além de dores nas costas, suor frio e, em casos extremos, o desmaio.

Continuar lendo O que é precordialgia?