O que é preconceito na escola?

Perguntado por: imoraes . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 18 votos

A discriminação e intolerância na escola está relacionada ao preconceito e desenvolve-se a partir do momento em que, após pautar-se em ideias pré-concebidas na mente, acredita-se cegamente que estas definem o outro.

Além da deficiência, a sexualidade, possível de ser vivida e expressada de formas diversas, também provoca exclusão no ambiente escolar. A identidade sexual e de gênero é uma construção mutável e volátil, sendo também considerada a partir da perspectiva histórica como uma relação social contraditória e não finalizada.

Preconceito é uma opinião formulada sem a devida reflexão ou exame crítico. Geralmente desprovida de qualquer fundamento, essa opinião acaba influenciando modos de pensar e agir, podendo determinar atos de intolerância contra pessoas ou grupos sociais.

Há diversos exemplos de preconceito que incluem: machismo (crença na maior capacidade dos homens em detrimento das mulheres), capacitismo (crença de que pessoas com deficiência não são capazes ou são inaptas), racismo (crença de que pessoas de determinada raça são superiores em detrimento das demais), entre outros.

É preciso mostrar aos alunos a importância de respeitar as diferenças para que o convívio com os colegas seja o mais saudável possível. Respeito, empatia e solidariedade, alguns dos valores essenciais para ajudar a evitar o preconceito, fazem parte das chamadas competências socioemocionais.

CAUSAS DO PRECONCEITO: As pessoas que se sentem exploradas e oprimidas freqentemente não podem manifestar sua raiva contra um alvo identificável ou adequado; assim, deslocam sua hostilidade para aqueles que estão ainda mais “baixo”na escala social. O resultado é o preconceito e a discriminação.

Baseado na ignorância ou em estereótipos. Pode ser causada pelo racismo ou preconceito para com pessoas de diferente idade, gênero, raça, habilidades, orientação sexual, educação, estado civil ou antecedentes familiares. Pode resultar em racismo ou discriminação de um determinado grupo.

Entre as discriminações mais presentes no dia a dia do brasileiro, estão o machismo, percebido por 99% dos entrevistados, a discriminação racial (97%), contra LGBTs (97%) e estéticas, como a gordofobia, percebidas por 92% dos ouvidos no estudo.

Entre as discriminações mais presentes no dia a dia do brasileiro, estão o machismo, percebido por 99% dos entrevistados, a discriminação racial (97%), contra LGBTs (97%) e estéticas, como a gordofobia, percebidas por 92% dos ouvidos no estudo.

Entre os comportamentos mais comuns nas escolas relacionados ao preconceito, os mais recorrentes são a marginalização e a segregação. Na marginalização a criança faz parte de um grupo, porém não lhe é permitido participar das atividades. Já na segregação a criança com deficiência é deixada de lado, ignorada.

Preconceito: como evitar e trabalhar com os alunos?

  1. Reconheça o preconceito.
  2. Abra espaço para os alunos.
  3. Estimule a exposição à diversidade.
  4. Não se atenha a datas.

Entende-se por preconceito o julgamento premeditado a respeito de uma pessoa em determinada situação, gerando assim uma concepção que pode sustentar estereótipos.

O preconceito é muito presente entre nossas crianças. E é na escola que muito pode ser feito para desconstruir temas como racismo, bullying, questões de gênero, entre outros. O preconceito é um juízo de caráter pessoal com base em fundamentos e opiniões ofensivo e insultuoso.

Discriminação. Facebook
Preconceito: o preconceito significa uma opinião ou idéia formada sem conhecimento ou reflexão. Geralmente é manifestado por um ato de discriminação de alguém ou de algum lugar, desqualificando uma pessoa ou um grupo social que pareça diferente por algum motivo.

O preconceito é um artifício usado perante o desconhecido ou estranho, mas que acaba se tornando um grande problema social. A segregação está intimamente ligada ao preconceito quando separa grupos atribuindo características baseadas em cor da pele, por exemplo.

Preconceito Racial: gerado pelas diferenças étnicas (racismo) Preconceito Religioso: gerado pela diferença de crenças. Preconceito Linguístico: gerado pelas diferenças linguísticas. Preconceito Cultural: gerado pelas diferenças culturais (etnocentrismo e xenofobia)

São várias as consequências vislumbradas em vítimas de atos discriminatórios, dentre elas a depressão, a baixa autoestima, a agressividade, desvios comportamentais, formação debilitada da identidade, além de dificuldades na aprendizagem. Também são variados os comportamentos expressivos de quem sofre o preconceito.

5 atitudes para combater o preconceito

  1. 1 – Amplie o seu conhecimento.
  2. 2- Visite lugares que realizam trabalhos com pessoas com deficiências.
  3. 3- Não julgue… Ajude!
  4. 4- Conscientize seus familiares e amigos.
  5. 5- Exerça a sua cidadania.

Por isso, é preciso ter uma postura rigorosa e educativa para evitar e combater esse tipo de situação.

  1. Apoie a diversidade. ...
  2. Reflita sobre seus conceitos e estude formas de mudar. ...
  3. Posicione-se e dissemine as informações. ...
  4. Implemente políticas de prevenção e um canal de escuta.