O que é preciso saber para aprender Cálculo 1?

Perguntado por: onunes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Em certo sentido, o pré-requisito para o Cálculo é estar confortável com a álgebra, a geometria, e a trigonometria. Afinal, cada novo tópico em matemática constrói sobre os anteriores, e é por isso que dominar cada estágio é tão importante.

Sim. É possível aprender Cálculo 1 em uma semana. Basta desprender uma energia alta num curto espaço de tempo estudando pelos materiais certos. Você deve escolher questões resolvidas selecionando as principais questões de Cálculo 1 e estudá-las nesse intervalo de tempo por 10 horas diárias.

Veja 5 dicas para aprender cálculo

  1. 1) Assista a videoaulas. Vale tudo, desde canais do YouTube até aulas pagas. ...
  2. 2) Entenda a teoria. Engana-se quem pensa que entender conceitos é só coisa das disciplinas de humanas. ...
  3. 3) Faça (muitos) exercícios. ...
  4. 4) Procure ajuda. ...
  5. 5) Faça um cronograma.

As alegadas dificuldades em cálculo certamente estão relacionadas com a profundidade teórica de seus conceitos fundamentais – especialmente, com o fato de esses envolverem noções de infinitos e de infinitésimos.

Como escolher os melhores livros de cálculo

TítuloAutorAssunto
Cálculo 1Paulo WinterleCálculo Diferencial e Integral
Cálculo 2Eduardo MendesCálculo Diferencial e Integral Avançado
Cálculo 3José Luis ZhuEquações Diferenciais Ordinárias
Cálculo 4Graeme WaldockEquações Diferenciais Parciais e Séries de Fourier

Depende um pouco de sua definição de "difícil" e de como o conteúdo é distribuído nas disciplinas. Na maioria dos currículos a disciplina vai se tornando mais complexa à medida que vai avançando. Logo, é natural admitir que o Cálculo I é o mais fácil, depois o II, o III e assim por diante.

1) O Livro Para Começar – “1.001 Problemas de Cálculo para Leigos”, de Patrick Jones. Nunca subestime um livro com muitos exercícios resolvidos e uma base teórica bem resumida para iniciar o estudo em qualquer disciplina dissidente das Ciências Exatas.

Para 7 x 3, uma opção é somar 7 ao produto de 2 x 7 (14 + 7). No 7 x 4, usa-se o dobro de 7 x 2. Sete vezes 5 pode ser entendido como a metade de 7 x 10 - mas, como essa é uma multiplicação facilmente memorizada, pode servir de ponto de partida para outras, como o 6 x 7, somando 7 ao produto de 7 x 5 (35 + 7).

Usando os livros do Stewart, e entendendo que cálculo 1 envolve os conceitos de limite, derivada e integral de uma função de uma variável. O Cálculo 2 é o cálculo multivariável, aonde as funções tem 2 ou mais variáveis. E você aprende limite, derivada e integral em funções multivariáveis.

Quais as melhores opções de cursos sem Matemática?

  1. Direito. O curso de Direito, além de ser uma das profissões em alta no mercado, não tem o foco nos cálculos. ...
  2. Letras. Se a Matemática é o oposto do Português, logo você pode se sair muito bem no curso de Letras. ...
  3. Medicina. ...
  4. Odontologia. ...
  5. Comunicação Social. ...
  6. Psicologia. ...
  7. Pedagogia.

Cálculos I, II e III
Ela é composta pelos temas: limite; derivada e integral. Na disciplina de Cálculo II, o estudante utiliza a base vista anteriormente e aplicar os conhecimentos nesses mesmos conceitos, mas com duas variáveis.

A Matemática básica envolve os conteúdos estudados na escola no Ensino Fundamental e Médio, etapas que compõem a Educação Básica. Desde o início do seu aprendizado, o aluno é apresentado aos campos da Matemática: Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade.

Os objetos básicos de estudo em cálculo (na verdade, em toda a matemática) são as funções. Neste curso as funções deverão sera analisadas a partir de várias perspectivas: fórmulas, gráficos, dados numéricos e relações entre quantidades que aparecem nas aplicações.

- Estudar integrais duplas e triplas e seus métodos de cálculo. - Estudar integrais de linha e superfície e suas aplicações geométricas e físicas. - Estudar os teoremas de Green, Gauss e Stokes e seus significados físicos.

São eles:

  • A existência de Yang-Mills e o intervalo de massa.
  • A hipótese de Riemann.
  • O problema “P versus NP“
  • A equação de Navier-Stokes.
  • A conjetura de Hodge.
  • A conjetura de Poincaré
  • A conjetura de Birch e Swinnerton-Dyer.

Na matemática, existe uma equação que é famosa por sua beleza: a identidade de Euler. Ela já foi comparada a grandes obras de arte, como a Mona Lisa de Leonardo Da Vinci, com o David de Michelângelo e com um soneto de Shakespeare que “captura a mesmíssima essência do amor”.

Porque os alunos vem com pouca base do ensino médio, especialmente em Matemática e esses cálculos são mais exaustivos e diferentes dos triviais, exigindo muita prática, sendo que muitas vezes o tempo é curto para isso.

Não é normal altas taxas de reprovação em disciplinas como cálculo e física. Não é normal estudar, estudar e ainda sim reprovar como 75% dos alunos.

Evasão de 77,5%
Segundo o levantamento da pesquisa, o índice de reprovação e evasão chegou a 77,5% entre 1997 e 2009 na instituição analisada por ela.