O que é preciso para tirar a Susep?

Perguntado por: omota . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

Como tirar o SUSEP e se tornar um corretor de seguros?

  1. Verifique se atende aos requisitos: ter idade mínima de 21 anos, ser brasileiro ou estrangeiro com residência no país e ter ensino médio completo.
  2. Realize o curso de formação em seguros (CFPS), que é obrigatório para quem deseja trabalhar com seguros no Brasil.

Não há nenhum custo para se registrar ou atualizar seu cadastro perante a Susep.

Muita gente fica achando que é difícil tirar SUSEP, mas a verdade é que se você se preparar bem não tem porque dar errado. Existem vários cursos que são ministrados atualmente específicos para essa prova e eu acho que vale a pena fazer esse investimento.

A duração do curso presencial é aproximadamente de nove meses.

6 meses

Quanto custa o Curso Preparatório para Certificação SUSEP
Você pode optar por comprar o curso com 6 meses de acesso, ou no modelo de assinatura mensal ou anual. O curso é exatamente igual nas duas modalidades, mas a assinatura mensal dá a opção de você estudar pelo tempo que quiser.

A ENS é uma instituição autorizada pela Susep para aplicação do Exame para Habilitação de Corretores de Seguros. O Exame acontece no formato online 2 (duas) vezes ao ano, ao longo de 4 (quatro) dias seguidos.

O concurso Susep (Superintendência de Seguros Privados) está em pauta. A autarquia já confirmou o envio de novo pedido para preencher 302 vagas para o cargo de analista técnico, com exigência de nível superior e inicial de R$ 17.391,64.

Os exames serão realizados em dois dias, observando as seguintes áreas de atuação: Exame de Capitalização; Exame de Vida e Previdência; e Danos (antigo “Ramos Elementares”).

Portanto, para conseguir “tirar a Susep”, e ser corretor de seguros, é necessário realizar um exame aplicado pela Funenseg, a Escola Nacional de Seguros, que é a única instituição no Brasil apta a habilitar profissionais dessa área.

4 passos simples para se tornar um corretor de seguros

  1. Obter Certificação oficial da ENS. (antiga FUNENSEG) ...
  2. Inscrição no IBRACOR. No dia 21/11/19 a SUSEP reconheceu o IBRACOR como instituição autoreguladora dos corretores de seguros. ...
  3. Escolha entre trabalhar como PF ou PJ. ...
  4. Realize o Cadastro nas Seguradoras.

As provas serão aplicadas na modalidade on-line e em quatro dias, entre 6 e 9 de fevereiro.

Para realizar a prova e começar a trabalhar com o selo de qualidade FGV no currículo, basta o candidato possuir Ensino Médio completo. O Exame pode ser feito via plataforma online, de forma remota ou presencial, em unidades selecionadas previamente.

Art. 22. A angariação de contratos de seguros através de agências, filiais ou sucursais de corretora somente pode ser atribuída a corretor habilitado e registrado, ou a preposto, devidamente inscrito na SUSEP, mediante mandato com poderes expressos.

O curso de Gestão de Seguros capacita profissionais para atuar em equipe e compreender as diversas etapas que compõem os processos técnico, comercial e de sinistro.

A SUSEP é uma Autarquia vinculada ao Ministério da Economia, criada pelo Decreto-lei nº 73, de 21 de novembro de 1966, responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro.