O que é preciso para ser um CEO?

Perguntado por: ialegria . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.2 / 5 8 votos

Ter conhecimento e uma vasta experiência são requisitos para todo profissional que ocupa uma posição estratégica em uma empresa. Essa pessoa precisa ser altamente capacitada para liderar equipes de diferentes áreas e ser responsável por definir estratégias de crescimento no mercado.

O tempo médio para uma pessoa assumir a posição de líder supremo de uma companhia pode variar significativamente, dependendo do tamanho e complexidade da organização e das oportunidades disponíveis. “[Porém], a maioria leva em torno de 20 anos até se tornar CEO”, conta Pereira.

Executivo leva uma média de 25 anos para chegar a CEO.

Frederico Trajano ficou com o primeiro lugar do ranking de melhores CEOs do Brasil em 2018 pela transformação que operou na empresa desde que assumiu a liderança, em janeiro de 2016.

O chairman é o presidente do conselho administrativo. Assim, na hierarquia organizacional, ele está acima do CEO. Neste caso, enquanto o CEO trabalha com o foco em desenvolver os objetivos do negócio, o chairman representa os interesses dos investidores e acionistas.

O que é um CEO
Isso exige que se tenha uma formação educacional sólida, uma vasta experiência no mundo corporativo e um histórico profissional de sucesso. Esse cargo exige uma série de requisitos essenciais para que seja possível lidar com a pressão e as responsabilidades da melhor forma possível.

O papel essencial do CEO é entender o máximo possível de tudo o que acontece na companhia, contando com aliados especializados, que irão comandar áreas e executar tarefas mais específicas, reportando ao gestor tudo o que for fundamental. Com essa interação, o CEO ganha fôlego para tomar as decisões que lhe cabem.

Existem diversas atribuições do CEO, mas, em geral, sua missão é definir o planejamento estratégico da empresa e buscar uma visão futura para a companhia a qual ele está gerindo. Portanto, o CEO é o principal executivo de qualquer empresa.

A figura de dois CEOs (CEO + Co-CEO) dentro da empresa pode ser algo que chama a atenção hoje, mas há uma tendência para que o tema seja tratado com mais normalidade, dada a constante e natural evolução do papel e das atribuições dos C-Levels.

Os dados do estudo foram obtidos por meio de formulário de pesquisa aplicado no segundo trimestre de 2021 com 149 CEOs ativos em corporações brasileiras de diversos setores da economia, incluindo as áreas de Indústria, Finanças, Saúde, Tecnologia, Transportes, Engenharia e Arquitetura, Agronegócio, Minas e Energia, ...

O CEO é essencialmente o executivo de mais alto escalão da empresa. Ele tem a maior parte do poder. Ele se reporta diretamente ao conselho de administração. Por outro lado, o presidente está abaixo do CEO na hierarquia da empresa.

O primeiro colocado no ranking da Equilar é o CEO da The Trade Desk, Jeff Green, com um salário de US$ 834 milhões (R$ 4,37 bilhões) em 2021.

Em segundo lugar, bem distante do primeiro, está Luis Henrique Guimarães, CEO do setor de combustível, petróleo e gás, com uma remuneração de R$ 27,6 milhões. Em terceiro lugar está Jean Jereissati, CEO do setor de bebidas da Ambev, com um salário de R$ 23,7 milhões.

O presidente da Apple, Steve Jobs, encabeça lista feita pela escola de negócios Insead – uma das mais importantes do mundo, de acordo com a revista Forbes – como o melhor CEO do planeta.

O cargo mais alto de uma empresa é o de CEO (Chief Executive Officer, ou diretor executivo).

Conforme a pesquisa, em empresas nacionais, os salários mensais variam de 44 mil de reais a 105 mil de reais, além de bônus anual que pode chegar a 9% do salário mensal. Nas multinacionais, a renda mensal fixa média parte de 42 mil de reais a 98 mil de reais com bônus que atinge 8% do salário mensal.

Abaixo do CEO está o COO, que atua como seu braço direito. A expressão significa “Diretor de Operações”, pois ele lida diretamente com a operação da instituição e foca nessas atividades para que o CEO possa pensar em formas mais estratégicas de alavancar o negócio de maneira global.