O que é preciso para ser um agente penitenciário?

Perguntado por: ldantas . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

Geralmente, os requisitos básicos são: ter idade mínima de 18 anos, ensino médio completo e carteira de habilitação. Também pode ser exigida a aprovação em testes físicos e psicológicos, além de curso de formação profissional.

Concurso Polícia Penal SE: Carreira
Estar quite com as obrigações eleitorais; Estar quite com as obrigações militares (candidatos do sexo masculino); Apresentar diploma de conclusão do Ensino Médio, emitido por uma instituição credenciada pelo Ministério da Educação (MEC);

Todos os cursos são gratuitos.

Geralmente, os requisitos básicos são: ter idade mínima de 18 anos, ensino médio completo e carteira de habilitação. Também pode ser exigida a aprovação em testes físicos e psicológicos, além de curso de formação profissional.

Conforme o Estatuto do Desarmamento, Agentes e Guardas Prisionais em regime exclusivo podem sim portar armas de fogo.

35 anos

Oficial: idade mínima de 18 anos e máxima de 35 anos.

Serão ofertadas 1.100 vagas de Agente de Segurança Penitenciária (Polícia Penal), sendo 50 para mulheres e 1.050 para homens. A previsão é de que o certame ocorra ainda em 2023.

Concurso Polícia Penal CE: o que estudar?

  • Língua Portuguesa.
  • Noções de Informática.
  • Noções de Direito.
  • Direitos Humanos e Cidadania.
  • Legislação Especial.
  • Conhecimentos Específicos.

Em 2019 a Emenda Constitucional nº 104 , que regulariza a Polícia Penal como um órgão independente foi aprovada. Dessa forma, a denominação do Agente Penitenciário passou a ser Policial Penal, órgão responsável pela segurança do sistema prisional federal, estadual e do Distrito Federal.

Os policiais penais atualmente trabalham em uma jornada de escala de 24x48 (vinte e quatro horas trabalhadas por quarenta e oito horas de descanso) e com a nova adequação, os servidores passarão a trabalhar na escala de 24x72 (vinte e quatro horas trabalhadas por setenta e duas horas de descanso).

Ele auxilia o tratamento penal, a custódia do preso, vigia os detentos, realiza escolta para hospitais, velório e audiências judiciais. Além disso, controlam os objetos de entrada no presídio, monitora os presos nas atividades diárias, comunica as ocorrências, entre outras atividades.

– Conhecimentos gerais: questões relacionadas a fatos políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais acontecidos a partir do 2º semestre de 2014; Lei Federal nº 12.527/2011 e Decreto nº 58.052/2012; noções de administração pública e informática.

Para isso a boa preparação é necessária. Por isso, o AlfaCon, curso que mais aprova no Brasil, apresenta para você o preparatório para a Agente de Segurança Penitenciária de São Paulo.

De forma geral, apenas o Ensino Médio completo é exigido para atuar no cargo de Policial Penal. Alguns Estados, e a depender das especificidades de sua atuação, o Ensino Superior é exigido.

Os agentes penitenciários constituem uma população de risco para o desenvolvimento de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, visto que, são encarregados de revistar e conduzir presos, além de conter e punir os detentos, portanto, é necessário a realização de novos estudos para possibilitar a criação de ...

O agente penitenciário pode receber vários benefícios do INSS, como auxílio-doença, acidente, aposentadoria e licenças. Mas é preciso analisar os requisitos para conseguir esses benefícios, como o tempo mínimo de contribuições.

Em regra, o antecedente criminal não impede que você faça um concurso público.

Algumas informações importantes: não existe exigência de altura mínima para ingressar no órgão, nem idade limite (máxima). O cargo exige nível médio de escolaridade e paga um salário inicial de até R$ 4 mil.