O que é preciso para ser santo?

Perguntado por: nribeiro8 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Para ser venerado(a) como santo(a) e para poder alcançar a honra dos altares, um fiel católico passa por um processo bastante rigoroso e longo. Trata-se do processo de beatificação e de canonização. Esse processo envolve várias pessoas, muitas investigações, a averiguação de condições objetivas e etapas sucessivas.

Veneráveis: pessoas que já tiveram algumas de suas virtudes reconhecidas pela Igreja, recebendo o título de veneráveis; Beatos: pessoa que comprovadamente foi intercessor de um milagre ou sofreu um martírio; Canonizado: pessoa que tem mais de um milagre comprovado e por isso se torna santa.

Apesar de parecer impossível, podemos sim viver a santidade em nossa realidade, ainda que não tenhamos um contexto de vida como a de muitos santos que conhecemos, que eram religiosos e viviam em mosteiros. Para atingir a santidade, precisamos primeiro entender o que significa ser santo.

Santidade é ser justo, é saber dar a Deus o que é d'Ele. É saber tratar com amor, com ternura e com muito respeito o seu próximo! Deus quer e Sua graça em nós age para que sejamos santos. Foi para isso que Deus nos escolheu e é para isso que precisamos nos esforçar!

Caso se prove um milagre por sua graça, o postulante pode ser “beatificado”, e ser adorado pela diocese local. A “canonização” acontece com a comprovação de um segundo milagre.

Para ser considerado um santo perante os católicos, é preciso passar por três etapas: confirmação das “virtudes heroicas”, beatificação e canonização. As últimas duas exigem a comprovação de um milagre.

No caso dos mártires, não é necessária a comprovação de milagre. O terceiro e último processo é o milagre para a canonização. Este tem que ter ocorrido após a beatificação. Comprovado esse milagre, o beato é canonizado e o novo santo passa a ter um culto de veneração universal.

Basicamente, é dizer que uma pessoa é santa. “Canonizar” significa colocar no cânone de santos que podem ser adorados pelos fiéis. Quem decide isso é a Igreja Católica, representada pelo Vaticano, sua autoridade principal.

Canonização recorde
Se a morte de Santo Antônio aconteceu em 1231, a canonização foi logo no ano seguinte, em 30 de maio de 1232, pelo papa Gregório 9º. Os 11 meses passados entre a morte e a canonização do santo são, até hoje, recorde na Igreja Católica.

A vocação do cristão é uma vocação à santidade." O prefeito da Congregação para as Causas dos Santos revela que o custo de um processo de canonização é de cerca de 14 mil euros (quase R$ 38 mil), incluindo honorários de médicos, teólogos e bispos que estudam e julgam as causas.

Saiba quem são os beatos brasileiros que podem virar santos em...

  • Isabel Cristina Mrad Campos.
  • Menina Benigna.
  • Dom Helder Câmara.
  • Irmã Lindalva.
  • Albertina Berkenbrock.
  • Caminho até a canonização.

Levítico 19–20: “Sereis Santos Porque Eu Sou Santo” A seção “Minha conta e ala” foi dividida no item Ferramentas e no item Conta .

De acordo com a doutrina cristã, a santificação é o processo de tornar algo ou alguém santo, ou seja, que possui santidade. A santidade se trata da separação e da renúncia daquilo que é considerado impuro, mau ou profano, a partir da dedicação a uma vida de devoção e consagração total a Deus.

Saiba quais são os santos 'brasileiros'

  • São Roque González de Santa Cruz. Foto: WIKIPÉDIA. ...
  • Santo Afonso Rodrigues. Foto: Reprodução. ...
  • São João de Castilho. Foto: WIKIPÉDIA.
  • Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus. Foto: WIKIPÉDIA.
  • Santo Antônio de Sant'Ana Galvão. Foto: WIKIPÉDIA.
  • São José de Anchieta. Foto: WIKIPÉDIA.

Os romanos cultuavam um deus antiquíssimo, Sancus, que não deixava violar as promessas e juramentos, mandando cumpri-las. Daí vem o verbo sancire, “consagrar”. Sanctus, “santo, consagrado, o qual tem que, sobretudo, ser tratado com respeito” é o particípio passado do verbo supracitado, gerando assim o termo santo.

Romanos 6:22
Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna.