O que é preciso para ser considerado bilíngue?

Perguntado por: amelo . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Pensando na raiz da palavra, pode-se de imediato concluir que ser bilíngue é ter proficiência total em duas línguas, ou seja, fazer uso de duas línguas com a mesma fluência.

O ensino bilíngue é caracterizado pela integração de um segundo idioma, além da língua nativa, a toda a grade curricular da instituição.

Entende-se como educação bilíngue aquela que tem a língua brasileira de sinais (Libras) como primeira língua e o português escrito como segunda. Oriundo do PL 4.909/2020, apresentado pelo senador Flávio Arns (Podemos-PR), o texto foi aprovado em maio pelo Senado e em 13 de julho pela Câmara.

Para alguns, ser bilíngue significa se comunicar sem esforço em duas línguas, mesmo que uma delas tenha sido aprendida mais tarde na vida e desvie um pouco da naturalidade falada da outra. Outros têm como referência falar sem erros de gramática e com pronúncia perfeita.

Aprender a falar inglês e tornar-se bilíngue no melhor dos casos demora meses ou até anos.

Uma pessoa bilíngue tem uma escuta ativa melhor, pode retardar a chegada de algumas doenças e tem sua capacidade cognitiva aumentada, com maior foco e melhor desempenho em tarefas simultâneas. Portanto, ao aprender outro idioma, é provável que a maneira como usamos nosso próprio idioma melhore.

A inclusão caminha a passos lentos e não satisfaz a todas as necessidades dos sujeitos envolvidos. Neste contexto, a educação bilíngue é uma proposta elaborada pelos próprios sujeitos surdos, que atende suas necessidades, mas, que ainda não se efetivou.

As melhores escolas bilíngues do Brasil

  • Stance Dual School.
  • Brazilian International School.
  • Tic Tac Toe.
  • Escola Suíço-Brasileira.
  • Pan American School of Bahia.

Diferentemente de uma escola bilíngue, um programa bilíngue é, de modo geral, um pacote de serviços oferecido por uma empresa terceirizada sem relação prévia com a escola, na qual existem a elaboração de materiais didáticos próprios e desenvolvimento profissional fundamentado nas abordagens e metodologias relacionadas ...

A pessoa é considerada um poliglota quando fala 4 línguas ou mais, incluindo o idioma nativo. Quando fala mais de 6 línguas, ela é uma superpoliglota. Aprender inglês ou japonês é no Kumon.

A base da metodologia bilíngue é a imersão em um segundo idioma. Desse modo, as aulas costumam ser realizadas 50% em português e 50% em inglês. Os educadores atuantes nessas instituições recorrem a ferramentas diversificadas, como músicas, jogos, filmes, sites e livros para que a imersão ocorra de forma natural.

Bilinguismo: nasceu na Suécia nos anos 1970 e chegou ao Brasil nos anos 1990. Nesse modelo, língua de sinais e língua oral são usadas em momentos distintos e não há tentativa de fazer a língua de sinais corresponder à língua oral.

Ou seja, o aluno surdo deve aprender a língua de sinais como primeira língua, passando essa a ser utilizada no ensino de todas as áreas do saber. Na instituição especial visitada, o bilinguismo é praticado desde os primeiros dias em que a criança chega à sala de aula.

O Bilinguismo percebe o surdo de forma diferente do Oralismo e da Comunicação Total, pois nessa filosofia o surdo não necessita almejar uma vida igual à do ouvinte, podendo assumir sua surdez formando uma comunidade, com cultura e língua.

Uma pessoa bilíngue é aquela que, mesmo não apresentando o mesmo nível de conhecimento em todas as habilidades — como ler, escrever, ouvir e falar —, é capaz de se comunicar em duas línguas, em diferentes contextos.

O significado de poliglota é aquele que fala três idiomas ou mais com proficiência. Dessa forma, quando se fala duas línguas é bilíngue – acima disso, seu filho faz parte do grupo das pessoas poliglotas.

Árabe

1. Árabe. Para aprender árabe, você precisa estudar um novo alfabeto e se acostumar a ler da direita para a esquerda. Muitos dos sons dessa língua são difíceis para dominar completamente, e a gramática está repleta de verbos irregulares.

Então é impossível ficar fluente em dois anos ou menos? A resposta curta é: NÃO! A longa é: depende. Se você não souber absolutamente nada da língua que vai estudar, vai ser muito mais difícil conseguir esse feito.