O que é preciso para ser cigano?

Perguntado por: rboaventura . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 2 votos

Como brasileiros nascem no Brasil e japoneses nascem no Japão. Como indígenas pareci, bororós, xavantes, que nascem nas aldeias, filhos de pais igualmente indígenas dessas etnias. Para ser um cigano ou cigana é necessário que ao menos um dos pais da criança seja de uma das etnias Rom, Calon ou Sinti.

Religião cigana
Eles possuem um conjunto de crenças e princípios, mas não existe a figura de um deus (ou de deuses) em concreto, nem hierarquia religiosa. Os ciganos adotavam a religião do território por onde circulavam. Desta maneira encontramos ciganos católicos, ortodoxos, evangélicos, espíritas e muçulmanos.

Romani

O Romani é uma língua indo-europeia do ramo indo-ariana (ao qual pertencem, o Sânscrito, o Pali, e outras línguas indianas modernas, como Hindi, Punjabi, Bengali, Nepali...) e é falada na Europa desde o século XII. Desde o século XVIII os linguistas descobriram uma estreita relação entre o Romani e as línguas da Índia.

Estima-se que aqui vivam aproximadamente 500 mil pessoas integrantes de povos ciganos distribuídos em pelo menos três etnias: Calon, Roma e Sinti. Dados do IBGE apontam que em 2014, 337 cidades abrigavam acampamentos ciganos, em 21 Estados. A maior concentração de acampamentos situa-se em Goiás, Bahia e Minas Gerais.

101 Família Cigana – Povos ciganos subdividem-se em etnias (as principais, rom, calon e sinti) e formam um grupo heterogêneo. De acordo com seu padrão tradicional de fixação e deslocamento, podem ser nômades (não se fixam), seminômades (se deslocam e se fixam temporariamente) ou sedentários (fixos).

Lachin ugin, 'Boa sorte!';

Usam também como elementos de trabalho o fumo e a bebida que respectivamente podem ser o cigarro de palha ou charuto, cerveja clara, vinho doce, suco de frutas, água mineral, entre outros. Como alimento ritualístico podem usar milho verde, abóbora, moranga, batata doce, mandioca, sementes em geral e frutas.

Na Umbanda eles trabalham principalmente com magias para o amor e as dificuldades financeiras, recebem oferendas de flores e frutas e suas giras são sempre alegres com danças e música. Não se sabe muito bem a origem do povo cigano.

A maioria dos ciganos ou Roms, falam alguma forma do idio- ma romanês, uma língua muito próxima das modernas línguas Indo-européias do norte da Índia e Paquistão.

Os ciganos são nômades. Eles são conhecidos por não terem residência fixa e saírem morando de cidade em cidade. Por conta disso, ganharam a fama de mendigos ou ladrões. Entretanto, alguns deles praticam atividades bem típicas do povo.

A cultura cigana é baseada em três pilares: casamento, luto e leis de apaziguamento, que são normas criadas e transmitidas oralmente por pessoas mais velhas para facilitar o convívio entre as pessoas da mesma etnia.

Optchá é uma das saudações ciganas mais populares, principalmente na Umbanda. Em Romani a palavra significa “salve!”.

Os Povos Ciganos são originários da Índia, mais precisamente ao norte e noroeste do país, fronteira com o Paquistão. Partiram em diáspora entre os séculos IX e X, talvez antes.

Rom- Cigano; homem.

10 – Ciganos famosos
Apesar dos ciganos terem pouca representatividade nos veículos de comunicação, existiram e existem muitas pessoas ciganas famosas como Elvis Presley, Charlie Chaplin, Michael Caine, Pablo Picasso, Shayne Ward, o presidente brasileiro Juscelino Kubitscheck.

A maioria dos ciganos vive do comércio e as mulheres se dedicam a leitura de mão. Grande parte da população cigana vive em casas e não praticam mais o nomadismo. Não foram encontrados acampamentos nos estados do Amapá, Roraima, Amazonas, Rondônia e Acre.

Os dois grupos ciganos principais no Brasil são os calon e os rom. Suas comunidades estão localizadas principalmente nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil.

Os ciganos foram incorporando hábitos e costumes das regiões onde estavam. No entanto, é possível identificar traços comuns que compõem uma cultura específica. Eles exerceram ofícios que podiam ser desempenhados em todos os lugares. Por isso, os homens eram ferreiros, comerciantes, cuidadores de cavalo e gado.

Dentro da categoria mais geral da pombagira, surgiram subtipos diferenciados na umbanda, tais como: pombagira maria mulambo, maria padilha, pombagira cigana, pombagira menina, pombagira sete saias, pombagira rainha das sete encruzilhadas, pombagira do cemitério, rosa caveira, dama da noite, dentre outras.