O que é preciso para se matricular?

Perguntado por: ijesus . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 20 votos
  1. Foto 3x4 do aluno;
  2. Carteira de vacinação do aluno;
  3. Comprovante de residência;
  4. Certidão de nascimento;
  5. Cópia do RG do aluno e dos responsáveis. No caso das crianças que vão iniciar o primeiro ciclo da educação básica, também é necessário apresentar a certidão de nascimento.

Como funciona a matrícula escolar? A matrícula escolar faz parte das 12 parcelas iguais, pagas anualmente para que um aluno esteja formalmente inscrito no curso. Então, sob o ponto de vista legal, você não pode ser cobrado da matrícula em dezembro e pagar mais 12 mensalidades no ano seguinte pelo mesmo ano escolar.

O primeiro acesso é online, então, acesse o portal sed.educacao.sp.gov.br. O segundo passo será a revisão dos dados de inscrição. Nessa etapa o estudante deve levar até a escola os seus documentos. Ao ser revisado todos os dados e aprovados, você passará pela etapa da efetivação da matrícula e ocupará a vaga.

A seguir, apresentamos um passo a passo de como garantir uma vaga:

  1. Acesse o site da prefeitura ou da Secretaria de Educação de seu município;
  2. Selecione o serviço de pré-matrícula;
  3. Preencha o formulário informando dados pessoais e da criança;
  4. Selecione uma unidade de ensino. ...
  5. Finalize a inscrição.

Documentos necessários para matrícula

  1. Carteira de vacina.
  2. Certidão de nascimento.
  3. Carteira de identidade.
  4. Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  5. Carteira do convênio médico.
  6. Comprovante de residência.
  7. RG e CPF do pai e da mãe.

2 cadernos grandes (1 para Língua Portuguesa e 1 para Literatura).

dia 23 de fevereiro

Conforme a portaria nº 281/2022, publicada em Diário Oficial, as aulas da rede estadual de ensino no ano letivo de 2023 começam no dia 23 de fevereiro.

Entenda como cobrar pela matrícula ou rematrícula sem problemas. Acabamos de ver que cobrar pela matrícula ou rematrícula é possível e juridicamente válido. Tanto é, que existe lei que “dispõe sobre o valor total das anuidades escolares e dá outras providências”. É a Lei nº 9.870/1999.

As instituições de ensino podem negar a matrícula de um aluno inadimplente? Após a finalização do ano letivo é possível com base no artigo 5º, da Lei 9.870/99 que seja restringida a matrícula de aluno que conste como inadimplente.

Para efetuar a inscrição é necessário apresentar os documentos pessoais do estudante e do responsável (RG e CPF), o e-mail do responsável, o comprovante de residência, o histórico escolar e o comprovante de vacinação do aluno atualizado.

A Chamada Pública Escolar também prevê o período para as rematrículas, entre os dias 7 e 27 de novembro, e para as transferências, que podem ser feitas entre os dias 2 e 13 de janeiro de 2023.

MATRÍCULAS ESCOLARES PARA O ANO LETIVO DE 2023 COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA (16)

A Consulta Pública de Matrícula está disponível em https://sed.educacao.sp.gov.br/ConsultaPublica/Consulta.

Prazo da matrícula escolar SP 2024
O calendário do ano letivo de 2024 ainda não foi divulgado, mas normalmente, as inscrições acontecem de julho a agosto, os resultados são divulgados em novembro e a efetivação da matrícula na escola em dezembro (do ano anterior do ano letivo de interesse).

Entretanto, o aluno inadimplente não poderá renovar sua matrícula e poderá perder o vínculo com a instituição, garantia essa dada ao estabelecimento de ensino para recorrer judicialmente no intuito de executar o contrato e exigir o pagamento das mensalidades e o adimplemento das cláusulas estabelecidas, bem como a ...

Ou seja, a diferença de matrícula cancelada para aluno inativo é grande, lembrando que a matrícula cancelada está relacionada as parcelas do aluno, e ao marcar como aluno inativo está dizendo que o mesmo não faz mais parte da instituição de ensino.

Ensino Fundamental
Se, ainda assim, a vaga não for concedida, a família e o conselho tutelar podem ir ao Ministério Público e/ou à Defensoria Pública para ajuizar uma ação que garanta a matrícula. A ação será processada e julgada na Vara de Infância e Juventude.

Em 2013, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional sofreu uma alteração, por meio da Lei nº 12.796 que tornou obrigatória a matrícula de crianças com 4 anos na educação básica.

Além das matérias principais como Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia, Biologia, Física, Química e Inglês, outras disciplinas que podem ser incluídas no programa de estudos do 1º Ano do Ensino Médio 2023 são Artes, Educação Física e Filosofia.

O aluno pode usufruir de até 16 faltas (8 dias) sem incorrer em reprovação (75% de presença).

Na atual legislação, essa notificação deve ser feita quando o estudante se ausentar da escola por 15 dias letivos, lembrando que pela legislação educacional o estudante pode ter até 50 dias letivos de faltas anuais.