O que é preciso para se batizar na igreja evangélica?

Perguntado por: iviana2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

Preparar as pessoas para o batismo e para a confirmação

  1. Humilhar-se perante Deus.
  2. Desejar ser batizado.
  3. Apresentar-se com o coração quebrantado e o espírito contrito.
  4. Arrepender-se de todos os pecados.
  5. Estar disposto a tomar sobre si o nome de Cristo.
  6. Ter o firme propósito de servir a Cristo até o fim.

Quanto tempo dura o curso de batismo? O curso tem um tempo bem curto, dependendo da igreja, ele pode ser realizado em um fim de semana, as vezes até em um mesmo dia. O curso dura em meia 3 horas, que se forem divididas em dois dias, leva em torno de 1 hora e 30 minutos.

Todo indivíduo que faz oito anos de idade e é responsável por suas ações deve ser batizado. Algumas igrejas ensinam que as criancinhas devem ser batizadas.

Sim. Toda criança tem direito ao sacramento do batismo. Os padrinhos de batismo devem ser casados? A exigência é que sejam católicos, crismados e vivam segundo os valores da fé.

Sim. Em grande parte das paróquias pais e padrinhos devem fazer um curso para se preparar para o batizado. O objetivo do curso é fazer pais e padrinhos entenderem melhor a cerimônia, o que ela representa e suas responsabilidades em relação à criança batizada. A duração do curso também varia de paróquia para paróquia.

O Batismo é um elemento de vital importância para a Igreja Cristã. Através dele, declaramos que estamos arrependidos diante de Deus; que aceitamos Seu projeto de vida e estamos desejosos de fazer parte do Seu Corpo, a Igreja.

O batismo no Espírito Santo é um acontecimento na vida de um cristão em que a pessoa recebe a unção do Espírito Santo e é equipada com dons que o permitem dar glória a Deus através de uma vida abundante.

A resposta é SIM!

Alguns exemplos de perguntas são: Você acredita que Jesus é o filho de Deus? Crê que Ele morreu e ressuscitou? Você O aceita como seu Senhor e Salvador? Após cada pergunta, a pessoa diz “Sim”.

O batismo deve ser realizado por imersão
Quando Jesus foi batizado, Mateus registra que Ele “saiu logo da água” (Mateus 3:16). Essa imersão completa na água simboliza renascimento, à medida que uma pessoa é imersa na água e se levanta, limpa e comprometida a seguir a Jesus Cristo e Seu evangelho.

A exigência costuma ser a de que os pais sejam casados na Igreja e no Civil. Normalmente, o fato dos pais não serem batizados não impede o batismo. As exigência da Igreja, de acordo com o Código de Direito Canônico, pesam muito mais sobre os padrinhos do que sobre os pais.

Em que nome são batizados os crentes? A Bíblia diz em Mateus 28:19: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.”

Nesse passo, foque em:

  1. Esclarecer as dúvidas que surgirem;
  2. Conhecer cada um dos batizandos e mostrar a eles sua alegria pela decisão;
  3. Promover integração entre as pessoas e fazê-las sentirem-se acolhidas;
  4. Apontar aos inscritos os principais pontos do batismo, sua contextualização na Bíblia e suas implicações.

Acima dos 7 anos é necessário receber instruções sobre as principais verdades da fé, sobre a vida de Jesus e sobre o significado deste Sacramento para, então, poder ser batizado. Os adultos devem ser admoestados de seus pecados, diferentemente das crianças, que ainda não têm consciência de seus atos.

Seja casado de acordo com o catolicismo
Padrinhos ou madrinhas que sejam casados apenas no civil, que sejam separados ou divorciados, ou que não sejam casados, mas vivem juntos, não podem apadrinhar na igreja católica.

Para Priscila, a grande vantagem de morar junto antes de casar é que o casal pode se conhecer melhor em situações que só o convívio traz. Isto inclui manias, organização pessoal, dividir o espaço, respeitar o espaço do outro, saber ouvir, saber ceder e ver se ambos se adaptam bem e têm os mesmos planos para o futuro.

Crianças entre 7 a 15 anos de idade devem fazer o Curso de Catequese para poderem ser batizados. O curso de Catequese dura dois anos. Jovens acima de 15 anos devem fazer o Curso de Crisma para poderem ser batizados.

O curso de batismo é uma preparação para que pais e padrinhos possam entender o papel que exercem na caminhada cristã de seus filhos e afilhados. Durante o curso, são abordadas questões Kerigmáticas, o amor de Deus, o pecado, a salvação, a vivência do sacramento e a vida em comunidade.