O que é preciso para se aprender um gesto motor?

Perguntado por: rmendes . Última atualização: 29 de abril de 2023
3.9 / 5 17 votos

Para isso, faz-se necessário haver um profissional de Educação Física para dar orientações e planejar treinamentos específicos, respeitando a individualidade biológica.

Os estágios da Aprendizagem Motora são (Jardim, 2012): 1º Estágio - Cognitivo: A criança efetua os movimentos com erros grosseiros, só que ela não consegue visualizar seu erro nem corrigi-lo. 2º Estágio - Associativo: A criança efetua o movimento com erros grosseiros, visualiza o seu erro, mas não consegue corrigi-lo.

Gesto motor é o movimento específico para realizar determinado esporte! Somos o resultado de combinações genéticas e isso define, quanto ao aspecto biomecânico, grande parte do nosso potencial para o desenvolvimento motor.

Além das diversas teorias e modelos, existem fatores que podem afetar a aquisição de habilidades motoras, tais como fatores internos e externos, motivação, feedback, características individuais, ambiente da aprendizagem e organização da prática e a tarefa a ser aprendida.

E a aprendizagem motora engloba o conhecimento da sequência motora e a capacidade de adaptação aos ambientes, sendo passível de influências intrínsecas do indivíduo (maturação, capacidade física), ambientais (espaços, aspectos sócio- culturais) e da tarefa específica ( regras, objetivos, acessórios, equipamentos).

Os principais fatores psicomotores, ou habilidades essenciais, na educação infantil são: A tonicidade; O equilíbrio; A lateralidade; A noção espacial; A noção temporal; A praxia fina; E a praxia ampla, além das percepções sensoriais.

De acordo com o modelo de desenvolvimento de Gallahue, Ozmun (2005), o desenvolvimento motor está dividido em quatro fases: Motora reflexiva; Motora rudimentar; Motora fundamental; e Motora especializada.

Desse modo, pode-se verificar que a organização do desenvolvimento se inicia na concepção, e os domínios motor, afetivo-social (conduta pessoal-social) e cognitivo (conduta adaptativa e linguagem) vão se diferenciando gradualmente (TANI et al, 1988).

O funcionamento do motor de combustão interna ocorre em quatro tempos: admissão, compressão, explosão ou combustão e escape. O combustível mais utilizado atualmente no mundo inteiro é a gasolina.

Se você é estudante ou pretende fazer algum concurso público, talvez seja importante refletir um pouco sobre isso. A aprendizagem pode ser dividida basicamente em três fases: aquisição, retenção e aplicação.

Segundo Payne e Isaacs (2007), o desenvolvimento motor estuda as mudanças que ocorrem no comportamento motor humano nas mais variadas fases da vida, assim também como analisa as mudanças que ocorrem e quais os fatores que as afetam/ influenciam.

Identificamos os padrões motores usados em situações cotidianas básicas como as posições sentado e em pé. E também as atividades de locomoção como caminhar, correr, pedalar, arremessar, saltar, rebater, nadar etc.

Dentro do comportamento motor existem dois outros tipos: voluntário e involuntário. Enquanto falar seria um exemplo do primeiro, piscar evidencia o segundo.

A fase seguinte, Padrões Motores Fundamentais é caracterizada pelo surgimento de movimentos genéricos que serão a base para os movimentos especializados (esportivos). Andar, correr, saltar, galopar, arremessar e receber são exemplos de alguns dos movimentos fundamentais.

Existem diversos fatores que podem interferir negativa ou positivamente no processo de aprendizagem do aluno. Entre eles, destacam-se aspectos ambientais, econômicos, sociais, afetivos, psicológicos, emocionais e familiares.

Quatro maneiras de classificar as habilidades de movimento junto a uma única dimensão ganharam popularidade ao longo dos anos, a saber: (1) os aspectos musculares, (2) os aspectos temporais, (3) os aspectos do meio ambiente, e (4) os aspectos funcionais.

Aprendizagem Motora
Relaciona-se aos processos e mecanismos envolvidos na aquisição de habilidades motoras e os fatores que a influenciam, ou seja, como o indivíduo se torna eficiente na execução de movimentos para alcançar uma meta desejada, com a prática e a experiência.

O que é aprendizagem motora? adquirem habilidades motoras, como elas desenvolvem e usam tais habilidades em várias situações. corpo e/ou de um segmento para atingir um objetivo. Ex: caminhar, tocar violino, aremesso no basquete, cobrança de um penalti no futebol, etc..

O desenvolvimento motor é de extrema importância, pois e com isso que as criançassão capazesde controlar seu próprio corpo. O desenvolvimento motor e o processo no qual ocorre uma maturação do sistema nervoso central (cérebro) permitindo que tanto receba informações do meio quanto interaja com o meio ambiente.

Para Gallahue e Ozmun (2005), na aquisição dessas habilidades, o indivíduo passaria por três estágios distintos: 1) estágio inicial; 2) estágio elementar; 3) estágio maduro. A fase especializada da habilidade motora inicia-se por volta de 7 anos de idade.

Habilidades Manipulativas:

  1. 1 - Usar um objeto para derrubar outro. A brincadeira consiste em colocar algum objeto que seja leve o suficiente para ser derrubado com a força de uma criança. ...
  2. 2 - Arremesso de bolinha no balde. ...
  3. 1 - O Mestre Mandou. ...
  4. 2 - Morto vivo. ...
  5. 1 - Equilíbrio em um pé só ...
  6. 2 - Parada de mão (Plantar Bananeira)