O que é preciso para religar a luz?

Perguntado por: ialmeida . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Para pedir a religação após corte de luz no seu domicílio, é necessário que o pagamento dos seus boletos de luz esteja em dia. Assim, faturas em aberto devem ser quitadas antes da solicitação do serviço na Agência Virtual.

Após o pagamento da conta pendente, a concessionária de energia elétrica deverá religar a luz em até 24h (zona urbana) e 48h (em zona rural). Se durante a realização do corte o consumidor comprovar que pagou o débito, fica vedado o prosseguimento da operação.

O valor do serviço de religação para unidades consumidoras monofásicas, bifásicas e trifásicas é de R$ 8,18, R$ 11,27 e R$ 33,85, respectivamente. Importante: Para a realização do serviço, é necessário o livre acesso da equipe ao medidor, independentemente da forma de suspensão.

Esse serviço só poderá ser solicitado quando a instalação estiver desligada. O prazo para religação de energia é de até 24 horas contados a partir do registro da solicitação ou quando da compensação do pagamento da conta pendente em nosso sistema (para registros efetuados em dias úteis, das 08h às 18hs).

Basta visitar a página de troca de titularidade da empresa responsável de sua cidade e inserir seus dados.

A Enel afirma que transferir a conta de luz para o nome de outra pessoa pode levar até três dias úteis na área urbana e até cinco em propriedade rural. Não há cobrança de taxas nem custos para mudar o nome.

Multa: 2% ao mês. Juros de mora: 1% ao mês calculados pro rata die.

O Projeto de Lei 669/19 proíbe a cobrança de taxa de religação de serviços públicos, como água e energia elétrica, e obriga o restabelecimento no prazo máximo de 12 horas, contado a partir do pedido do consumidor ou da quitação do débito.

Não existe uma delimitação sobre a quantidade de contas de luz que podem ficar em atraso até que o corte seja realizado. Basta ter uma fatura em atraso para que a empresa tome essa atitude, desde que siga os procedimentos da ANEEL. Isso não é uma regra, mas um é um risco que você corre ao ficar inadimplente.

Ou seja, com apenas uma conta atrasada, você pode ter sua luz desligada – desde que os prazos sejam respeitados. Existem algumas regras para a interrupção do serviço: A energia só pode ser cortada 90 dias após o vencimento da conta. O consumidor precisa ser notificado 15 dias antes do corte.

O consumidor, após pagamento do débito, poderá solicitar o pedido de "religação de urgência", mediante o pagamento de uma taxa. A empresa terá que cumprir o prazo de duas horas para religação de urgência urbana, e de quatro horas para religação de urgência rural.

Então, respondendo à questão, é ônus do locatário pagar as taxas de religação de energia e água, já que reverte a seu próprio benefício.

Em suma, religar a energia elétrica por conta própria, após ter sido cortada, configura um crime que pode resultar em sérias consequências legais. Além de estar sujeito a multas significativas, o responsável pela religação não autorizada pode ser processado criminalmente por furto de energia e fraude nos medidores.

Em essência, o religamento automático é o fechamento automático dos disjuntores depois que eles disparam para interromper uma falha.

Entretanto, não existe uma quantidade mínima de contas em aberto que permita o corte no fornecimento de energia. Ou seja, a companhia elétrica pode cortar a luz da casa do consumidor inadimplente com apenas uma conta em aberto.

Sim, mesmo quem tem nome sujo pode pedir ligação de energia elétrica em seu endereço.

Ou seja, não podemos exigir o pagamento de débito que está no nome de uma outra pessoa, considerando que a dívida é do titular. Por isso, a cobrança de dívidas, caso existam, será feita ao titular anterior. É assim que determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na Resolução 1000/2021, artigo 346.

Sim. Cada pessoa pode ter até duas contas individuais.

Você precisará ligar na sua companhia de distribuição de energia e informar o endereço para descobrir o número de instalação da conta. Mas a companhia também pode solicitar outras informações. como o CPF do titular. Com o número de instalação em mãos, entre no site da companhia e vá até a opção "Consultar débitos".

Transferência de Titularidade para o Inquilino
Para efetivar a transferência das contas de consumo para o nome do inquilino, este deve apresentar documentos de identificação e CPF, juntamente com o contrato de locação como prova de sua moradia no imóvel.