O que é preciso para poder dizer se um objeto está em movimento ou em repouso?

Perguntado por: lsiqueira8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Dizemos que um móvel qualquer está parado ou em repouso quando sua posição não varia em relação a determinado referencial. O objeto móvel está em movimento quando sua posição varia em relação a determinado referencial.

Repouso: é definido quando a posição de um corpo em relação a algum referencial não muda em um determinado intervalo de tempo. Movimento: definimos movimento quando um corpo muda sua posição em relação a algum referencial durante determinado intervalo de tempo.

01) Diz-se que um corpo está em movimento, em relação àquele que o vê, quando a posição desse corpo está mudando com o decorrer do tempo. 02) Um corpo não pode estar em movimento em relação a um observador e estar em repouso em relação a outro observador.

Movimento: mudança de posição para se aproximar ou afastar do referencial. Repouso: quando a posição de um objeto não se altera em relação a um referencial.

Força é o agente da dinâmica responsável por alterar o estado de repouso ou movimento de um corpo. Quando se aplica uma força sobre um corpo, esse pode desenvolver uma aceleração, como estabelecem as leis de Newton, ou se deformar.

No âmbito da física, define-se como repouso o estado que adota a matéria quando um corpo carece de movimento. Pode-se tratar de um repouso relativo (o corpo que não se move encontra-se em cima de outro, tendo este movimento) ou um repouso absoluto (o corpo não se mexe num espaço que também está estático).

É chamado de repouso em Física uma dada situação em que um objeto demonstra a mesma velocidade vetorial em relação a um referencial. Como por exemplo, um passageiro dentro de um ônibus tem um outro passageiro ao seu lado como em repouso, pois suas velocidades e espaços não estão variando entre si.

Dizemos que um corpo está em repouso quando a sua velocidade é nula, ou seja, quando o corpo está completamente parado.

Resposta: O sol está em movimento em relação à Terra, pois nosso planeta realiza o movimento de translação, ou seja, gira em torno do sol.

Uma pessoa no interior de um automóvel se move em relação à estrada, mas está em repouso em relação ao banco no qual está sentada. Há uma ressalva importante a fazer quando nos referimos ao movimento da Terra. A ideia de movimento uniforme e repouso se refere a movimento ao longo de uma linha reta.

Em física, o movimento consiste numa mudança de posição de um corpo ou de um sistema, em relação ao tempo, quando medido por um dado observador num referencial determinado. Só se pode medir o movimento relativo. O movimento absoluto não possui significado.

Só podemos dizer que um objeto está em movimento ou não a partir de um referencial. É possível que um corpo esteja em movimento para um observador e parado para outro. Imagine que você esteja parado em uma estrada quando o simpático casal abaixo passa em um quadriciclo.

De acordo com a Primeira Lei de Newton, quando a resultante das forças que atuam sobre um corpo é nula, o corpo permanece em seu estado de repouso ou em movimento retilíneo uniforme. Portanto, um objeto em equilíbrio pode estar em repouso ou em movimento retilíneo uniforme.

1ª Lei de Newton – Princípio da Inércia
Isto significa que um objeto em repouso ou movimento retilíneo uniforme tende a permanecer nesse estado se a força resultante sobre ele é nula. O princípio da inércia pode ser observado em várias situações como: No movimento de um ônibus, como mostra a simulação a seguir.

é quando o corpo ou objeto não se move do lugar, ou seja, ele fica imóvel, ou seja, se, durante certo intervalo de tempo, o corpo mantém sua posição constante em relação a um referencial, dizemos que ele se encontra em repouso.

Só podemos dizer que um objeto está em movimento ou não a partir de um referencial. É possível que um corpo esteja em movimento para um observador e parado para outro. O movimento e o repouso dependem do referencial! O referencial também define o tipo de trajetória de objetos em movimento.

Peça de uma divisão ou de um espaço, movível e que serve geralmente para alguém se sentar, deitar, comer, trabalhar, arrumar, sustentar ou exibir objectos de menores dimensões.