O que é preciso para iniciar um estágio?

Perguntado por: itrindade . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 7 votos

Os segredos para conseguir estágio durante a graduação

  1. Fique atento aos anúncios de vaga da faculdade. ...
  2. Fale com seus professores e colegas. ...
  3. Elabore um currículo objetivo. ...
  4. Marque presença nos eventos acadêmicos. ...
  5. Desenvolva habilidades requisitadas pelo mercado profissional. ...
  6. Enriqueça o currículo com outros cursos.

Atualmente, se o estágio for remunerado, o salário estagiário está na média de valor entre R$600 a R$2.020, conforme a área de atuação. Em 2021, o Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) divulgou dados da média de remuneração de um estagiário no Brasil.

O estagiário, no caso de programa não obrigatório, tem o direito de receber um salário conforme acordado e o vale-transporte. No entanto, não é vetado que a empresa ofereça mais benefícios dentro do programa de estágio.

Qual é a jornada de trabalho de um estagiário? A carga horária de um estagiário pode ser de 4, 6 e 8 horas diárias ou 20, 30 e 40 horas semanais, respectivamente. O fator determinante para a jornada de trabalho será principalmente o nível de ensino do aprendiz.

Diante disso, quem quer trabalhar e estagiar, ao mesmo tempo, precisa negociar com o empregador uma jornada flexível de trabalho, e conversar com a parte concedente do estágio para uma carga horária de, por exemplo, 4 horas.

Não. Como estágio não é emprego e tem legislação própria, as anotações na CTPS não são obrigatórias.

Pode ser que você não tenha considerado essa oportunidade, mas não há nada que impeça que o estágio seja realizado na mesma empresa que você já trabalha. Para isso, deve haver um acordo entre as duas partes (estagiário e contratante) para definir os horários e as atividades que devem ser realizadas.

Atenção: Diferentemente da demissão, o estagiário não tem vínculo empregatício, então não precisa cumprir um aviso prévio e não recebe verbas rescisórias.

A bolsa estágio é o auxílio financeiro pago em troca dos serviços prestados na condição de estagiário. Na prática, ela funciona como a remuneração desse profissional, sendo obrigatória nos estágios facultativos, que são realizados como atividades complementares ao curso superior.

O Jovem Aprendiz é efetivamente um funcionário da empresa e possui tarefas a executar. Já o estagiário é mais uma atividade educacional, com o intuito de colocar em prática tudo o que ele está aprendendo em seu curso. O estagiário deve ter responsabilidades e sempre conta com a supervisão de um funcionário.

De acordo com a trajetória na empresa e o desempenho apresentado, os funcionários podem subir de nível. “Um estagiário geralmente é promovido a analista júnior. Depois de um tempo, ele passa a analista pleno até ficar pronto para sair da cadeira de analista e virar um coordenador”, explica.

Por esse motivo, o estagiário não tem acesso a direitos comuns aos demais trabalhadores, como: salário mínimo; carteira assinada, remuneração (caso de estágio obrigatório); Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS); 13º salário; vale-alimentação; vale-transporte (caso seja estágio obrigatório) e seguro-desemprego.

Para contratar estagiário, basta que o aluno esteja matriculado e que o contrato seja formalizado por escrito. O único documento necessário nesse processo é o comprovante de matrícula atualizado.

O intervalo mínimo de 1 hora de almoço, de acordo com a CLT, é concedido apenas para quem segue uma jornada de trabalho acima de 6 horas. Quem trabalha por 6 horas ou menos, como estagiários, pode fazer a pausa para descanso ou uma refeição mais breve por 15 minutos.

Estagiário pode trabalhar no sábado? Sim. O estagiário pode permanecer até seis horas diárias ou 30 horas semanais exercendo suas funções dentro da área de estudo, no caso de alunos de estudantes de graduação ou ensino técnico.