O que é preciso para fazer um poema?

Perguntado por: ecalixto . Última atualização: 30 de abril de 2023
4 / 5 17 votos

Como fazer um poema

  1. Busque inspiração. ...
  2. Explore todos os sentidos. ...
  3. Escolha um tema para o poema. ...
  4. Defina a estrutura externa do poema. ...
  5. Fuja dos clichês. ...
  6. Conheça as figuras de linguagem. ...
  7. Comece a rascunhar. ...
  8. Produza sua arte final.

No geral, quando observamos um poema ele possui quatro linhas e um padrão de três a quatro versos. Mas isso não é de forma nenhuma algum tipo de padrão que precisa ser seguida, existem poemas com centenas de estrofes e existem haicais que possuem pouquíssimas linhas.

Os tipos de poesia são: elegia, écloga, ode, epitalâmio, sátira e madrigal. Já o poema é uma estrutura textual que apresenta versos, estrofes e, na maioria das vezes, rimas.

Inclua duas palavras rimadas ou mais no mesmo verso.
Você pode colocar palavras que rimam no mesmo verso para uma sucessão mais rápida de rimas. Essa técnica é conhecida como esquema rimático interno. Escolha duas palavras que rimem ou que tenham uma sílaba que rima no final e coloque as duas no mesmo verso do poema.

Poema é um texto literário composto de versos, estrofes e, por vezes, rima. Já a poesia é uma manifestação artística que pode ou não estar baseada em palavras como o poema. Assim, a poesia é um conceito mais amplo que pode envolver pinturas, esculturas, literatura, etc.

A poesia para crianças pode começar com "jogo de palavras". O educador coloca uma lista de palavras que rimem e solicita que os alunos criem poemas com essas palavras. Outros estímulos também podem servir para criar poemas. Por exemplo: falar sobre a metáfora e solicitar aos alunos que escrevam metáforas.

A palavra "poema" deriva do verbo grego "poiéo", que significa "fazer, criar, compor". O poema é bastante variável, seja em relação ao seu estilo, extensão ou temática. É possível, por exemplo, encontrarmos um haicai (de apenas três versos) sobre o salto de uma rã ou um soneto (de quatro estrofes) sobre o amor.

Rima aguda: combinação de sons de palavras oxítonas. Rima grave: combinação de sons de palavras paroxítonas. Rima esdrúxula: combinação de sons de palavras proparoxítonas.

Quando os versos de um poema agrupam-se em dois ou mais, de forma rítmica, temos a formação de uma estrofe. Em (1), por exemplo, há o agrupamento de dois versos por estrofe. Já em (2), podemos perceber que as duas primeiras estrofes são compostas por quatro versos, e as duas últimas são compostas por três versos.

O padrão de uma estrofe geralmente tem quatro ou mais linhas e é pode ser referido como um verso .

De maneira geral, a rima é feita entre um verso e outro, designando a repetição de fonemas (sons) idênticos ou semelhantes, geralmente, na sílaba final das palavras. Assim, quando pensamos no que é rima, logo pensamos na associação entre os fonemas das palavras que podem ser consideradas como pares nos textos.

O poema é um gênero textual relacionado com os gêneros literários. É impossível dissociar o poema da literatura, arte que tem a palavra como matéria-prima. Na literatura não há compromisso com a objetividade, tampouco com a sintaxe ou com a semântica.

Cada linha de um poema representa um verso, já a estrofe é o conjunto de versos. Neste caso, a frase "Vou-me embora pra Pasárgada" é um verso, assim como "Lá sou amigo do rei" é outro verso, e assim por diante. O conjunto dos quatro versos formam uma estrofe.

Para saber o que é estrofe, basta observar o conjunto de dois ou mais versos que compõem os gêneros discursivos poéticos. Estrofe é o conjunto de dois ou mais versos que compõem os gêneros discursivos poéticos.

Rima e Tipos de Rimas

  • Alternada: se formam entre versos pares e os versos ímpares.
  • Oposta: surgem entre o primeiro e o quarto verso e, entre o segundo e o terceiro verso.
  • Emparelhada: ocorrem entre o primeiro e o segundo verso e, entre o terceiro e o quarto verso.
  • Internas: surgem no interior dos versos.

Um poema é dividido em versos e estrofes, além de possuir diversos tipos de rima, mas não obrigatoriamente necessita desses elementos para ser considerado poema.

Poemas de Forma Fixa

  1. Soneto. Um dos mais conhecidos poemas de formas fixas é o soneto. ...
  2. Trova. Também chamada de “quadra” ou “quadrinha”, as trovas são poemas de uma estrofe que foram criados no século XIII. ...
  3. Balada. ...
  4. Rondó ...
  5. Sextina. ...
  6. Haicai.

O ideal é que você consiga rimar com palavras inesperadas e de terminação igual, que façam sentido na frase. Use dicionários de rima: os dicionários de rima podem ser bastante úteis e nos mostrar diversas palavras inesperadas e até mesmo desconhecidas que rimam com o termo que queremos utilizar no poema.

Na teoria da literatura, os Versos Brancos, também chamados de “Versos Soltos” são aqueles que não apresentam esquemas de rima, entretanto podem apresentar métrica (medida). Os versos brancos são muito utilizados desde o século XVIII no Brasil, sobretudo na poesia romântica, moderna e contemporânea.

Palavras que rimam são palavras que apresentam uma repetição de sons iguais ou parecidos. Essa repetição sonora ocorre na terminação das palavras e pode ser perfeita, correspondendo na totalidade, ou imperfeita, correspondendo apenas em sons vocálicos ou em sons consonantais.

Poeta (plural: poetas, feminino: poetisa; feminino plural: poetisas). De um ponto de vista especifico um poeta é alguém que compõe poemas, seu equivalente feminino em português é poetisa. Poetas podem se descrever como tal ou ser descritos como tal por outros.