O que é preciso para fazer um filtro caseiro?

Perguntado por: rsanches . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Para criar esse filtro de água caseiro, você precisará dos seguintes materiais:

  1. Carvão em pó;
  2. 1 garrafa PET;
  3. Tesoura;
  4. Algodão;
  5. Pedras pequenas de aquário;
  6. Areia de aquário.

A tecnologia social: Filtro caseiro promove qualidade de vida. Através desse filtro podemos prevenir sérios problemas entre eles o de doenças desenvolvidas pela contaminação dos microrganismos presentes na água.

O Carvão Ativado consiste em uma esponja porosa sólida e preta. É usado em filtros de água e até em medicamentos que removem seletivamente toxinas e processos de purificação química. O Carvão Ativado é um material extremamente poroso que atrai e retém uma grande variedade de contaminantes prejudiciais.

A areia é um dos elementos usados no filtro com objetivo de filtração física das partículas sólidas. Usa-se areia de baixíssima granulometria para filtrações especiais.

Ferver a água é uma das maneiras mais simples de filtrar a água da torneira. O processo de fervura é capaz de matar bactérias e outros micro-organismos, eliminando contaminação e deixando o líquido próprio para o consumo. Para fazer essa filtragem, basta passar a água por um pano limpo e depois levar ao fogo.

A parte superior do filtro seleciona as sujeiras maiores, que vão deixando espaço para a passagem das menores que vão sendo capturadas pelas camadas inferiores até chegarem ao algodão, que mostra-se como finalizador da purificação.

Filtro de água de carbono
É o tipo de filtro de água mais recomendado em residências, pois remove bactérias, partículas sólidas e outras substâncias prejudiciais à saúde. O carvão, quando ativado, inicia um processo de purificação que quebra as partículas que causam a sujeira na água.

A água barrenta ficará limpa após passar pelas camadas do filtro. No entanto, é importante ressaltar que ela não é adequada para consumo, visto que apenas as partículas maiores foram filtradas, podendo haver substâncias patogênicas.

O processo de filtração consiste em utilizar um meio poroso para barrar substâncias sólidas presentes em uma mistura. Chamamos a parte líquida ou gasosa que passa pelo filtro de filtrado e a parte sólida contida pelo meio filtrante é de torta.

Os filtros de água evitam o acúmulo de sujeira na caixa d'água, gerando uma economia grande em manutenção e aumenta a vida útil dos equipamentos que necessitam de passagem de água, como lava-louças, chuveiros, máquina de lavar. Além disso, é muito prático ter um ponto de água potável em qualquer lugar da casa!

Já o carvão ativado vem da queima da cortiça, de cascas de coco ou de lascas de algumas árvores, gerando um material diferente: extremamente leve e poroso!

Diferente de outras mídias filtrantes, ele garante um alto grau de retenção de partículas e de pureza da água, ao mesmo tempo em que preserva os nutrientes desse líquido tão importante. Assim, o carvão ativado em sua forma granulada é o elemento ideal para ter segurança e eficiência no processo de filtragem.

A filtração natural é aquela que ocorre quando uma mistura líquido-sólido ou gás-sólido passa naturalmente por um filtro, separando a fase líquida ou gasosa da fase sólida.

A filtração simples utiliza-se um filtro de papel para reter a fase sólida e permitir a passagem apenas do líquido. Por isso, esse filtro deve apresentar poros de tamanhos menores do que o tamanho das partículas sólidas.

O filtro de areia para tratamento de água pode ser descrito como um tanque preenchido de areia com um fluxo drenante, onde ocorre a remoção de poluentes.