O que é preciso para entrar no ProUni?

Perguntado por: osalazar7 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Destinado a candidatos brasileiros sem diploma de curso superior, que tenham participado da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com no mínimo 450 pontos na média das notas e nota na redação que não seja zero.

450 pontos

Além de ter obtido, na prova de redação, nota maior do que zero, o candidato deve obter 450 pontos na média das notas das provas do Enem.

Só pode ser candidato ao Prouni o estudante que tenha participado de uma das duas últimas edições imediatamente anteriores ao processo seletivo do Prouni e obteve, no mínimo, 450 pontos na média das 5 (cinco) notas do exame, além de nota na redação maior do que zero.

Letras (Português/Inglês): entre 500 e 735 pontos. Logística: entre 455 e 660 pontos. Marketing: entre 455 e 700 pontos. Medicina Veterinária: entre 600 e 750 pontos.

Assim, aos que para os que ganharem a bolsa integral, as mensalidades saem totalmente de graça. O estudante não precisa desembolsar um centavo sequer. Para quem ganha a bolsa parcial, o ProUni cobre metade do valor das mensalidades. O aluno deve arcar com a outra metade.

A seleção do ProUni é feita a partir da nota obtida pelo estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para conseguir a bolsa, é preciso ter obtido a pontuação mínima de 450, estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC), além de não ter zerado na redação do Enem.

Se conseguir a bolsa integral do ProUni, as mensalidades saem de graça. Se conseguir a parcial, o programa funciona apenas como uma bolsa de descontos. O aluno ainda terá que pagar o restante. Já a inscrição é sempre gratuita.

Para concorrer à bolsa de 100%, os candidatos ao Prouni precisam comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Enquanto para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Extratos bancários dos últimos três meses, quando for o caso. Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.

Como posso perder a bolsa do ProUni? A bolsa de estudo poderá ser encerrada nos seguintes casos: não realização de matrícula no período letivo correspondente ao primeiro semestre de usufruto da bolsa, ou seja, o bolsista é contemplado com a bolsa, mas não comparece.

450 pontos

Só pode ser candidato ao Prouni o estudante que participou da última edição do Enem e obteve no mínimo 450 pontos na média das notas do exame, além de nota na redação maior do que zero.

Lembrando que estudantes que fizeram o ensino médio todo em escola pública tem prioridade na classificação em relação a quem fez integralmente na rede particular. Quem não fez o Enem pode fazer a inscrição no Prouni? Não.

O ProUni oferece bolsas de estudo em instituições de ensino superiores particulares de todo o Brasil. O objetivo do ProUni é ajudar estudantes de baixa renda e que fizeram uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a cursarem o ensino superior.

Qual a nota máxima do Enem?

Área de conhecimentoMenor notaMaior nota
Ciências da Natureza e suas Tecnologias307,6867,1
Ciências Humanas e suas Tecnologias311,6846,9
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias295,2826,1
Matemática e suas Tecnologias310,4953,1

A inscrição do ProUni é gratuita, você não precisa pagar nada para participar.

No caso de bolsas integrais, o Prouni paga 100% da mensalidade para a faculdade. Quando a bolsa é parcial, paga 50% e o estudante paga 50% da mensalidade para a universidade. Portanto, ao se formar, o bolsista do Prouni (parcial ou integral) não precisa devolver o valor pago pelo governo.

A bolsa de estudo do Prouni não cobre disciplinas que não constam do currículo regular do curso, taxas para expedir documentação, ou quaisquer outros gastos, como material didático.

O programa possui muitas vantagens, a começar pela bolsa de estudo que pode variar de 50% a 100%. A desvantagem do ProUni é não oferecer duas opções de cursos. Então, você deve usar a bolsa no curso que tem certeza que deseja. É apenas uma única chance, então, pense bem a respeito.

Caso uma pessoa minta em relação a sua renda familiar ou em qualquer outro aspecto durante o processo de inscrição, como os documentos do Prouni, ela pode ser desclassificada do programa e, caso já esteja matriculada na instituição de ensino superior, pode ter sua bolsa cancelada.

Deve-se usar pelo menos um dos comprovantes relacionados. A decisão quanto aos documentos a serem apresentados cabe ao coordenador do Prouni.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC, que oferecem bolsas de estudo com descontos de até 75% nas mensalidades, no site a Quero Bolsa:

  • Unip - Universidade Paulista.
  • Estácio - Universidade Estácio de Sá
  • Unicsul - Cruzeiro do Sul.
  • Anhanguera - Faculdades Anhanguera.
  • Unopar - Universidade Norte do Paraná