O que é preciso para conseguir um alvará de funcionamento?

Perguntado por: baragao . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 20 votos

Os documentos necessários são:

  1. Planta do imóvel onde você pretende abrir seu negócio;
  2. Cópia do IPTU pago;
  3. CPF e RG, originais ou cópias, da pessoa responsável pelo negócio;
  4. O Setor, Quadra e Lote – também chamado de SQL – do imóvel;
  5. Escritura do Imóvel e contrato de locação se for o caso.

Auto de licença de funcionamento e alvará de funcionamento são a mesma coisa? Apesar de terem o nome diferente, o auto de licença de funcionamento e o alvará de funcionamento têm, basicamente, a mesma função, que é a de legalizar a operação de determinada empresa.

5 anos

O Alvará de Localização e Funcionamento (ALF), necessário à todas as empresas, possui validade é de 1, 4 ou até 5 anos, a depender do município.

Você que se formalizou como MEI antes de 1/9/2020, também está dispensado de alvarás e licenças de funcionamento. Mais uma importante conquista da Lei da Liberdade Econômica. Mas para ficar de fato dispensado do alvará você precisa atualizar os dados da sua empresa.

MEI precisa de alvará de funcionamento? Não, MEI não precisa de alvará de funcionamento. Graças a mudanças na lei, quem se tornou microempreendedor individual a partir de 2 de setembro de 2020 está dispensado de obter esse documento.

O contador contratado para legalizar o seu negócio conseguirá a licença sem problema algum. É o primeiro documento que ele vai providenciar após a emissão do CNPJ da firma. Em várias cidades brasileiras, é possível solicitar o documento via internet.

O custo relacionado aos alvarás de funcionamento depende do seu munícipio. Em algumas cidades existe a possibilidade de isenção ou não das taxas a depender do seu tipo de empresa. Exemplificando, em Campinas/SP, o alvará pode custar de R$180,00 até R$1.031,00.

O Alvará de Funcionamento não é obrigatório para todas as atividades, algumas delas são dispensadas, assim como: Quem executa atividades intelectuais, não recebe clientes e não tenha funcionários. Em qualquer unidade habitacional situação em zonas exclusivamente residenciais.

Alvará de Funcionamento de Local de Reunião; Alvará de Funcionamento Condicionado; Alvará de Funcionamento para Eventos Públicos e Temporários.

Tipos de alvarás

  • Alvará de funcionamento. O alvará de funcionamento é um dos primeiros documentos que um empreendimento precisará para funcionar. ...
  • Alvará de localização. ...
  • Licenças de vigilância sanitária. ...
  • Alvarás ambientais. ...
  • Licença Prévia. ...
  • Licença de Instalação. ...
  • Licença de Operação.

DECRETO Nº 49.969, DE 28 DE AGOSTO DE 2008 - Regulamenta a expedição de Auto de Licença de Funcionamento, Alvará de Funcionamento, Alvará de Autorização para eventos públicos e temporários e Termo de Consulta de Funcionamento.

Uma empresa poderá ser impedida de funcionar, além de outras penalidades previstas, se não tiver essa documentação. A falta do alvará poderá também trazer consequências aos sócios e administradores na esfera civil e criminal, por eventuais danos constatados a terceiros justamente por operarem com a empresa irregular.

Além de exercer as atividades de forma ilegal, um empreendimento sem alvará de funcionamento fica sujeito a taxas e multas. Seus bens e mercadorias podem ser recolhidos, e o responsável por perder seu registro profissional. Dessa forma, emitir o documento é uma garantia para a empresa e para o empreendedor.

- Locais cobertos e fechados com lotação superior a 500 (quinhentas) pessoas - Locais cobertos e abertos, ou descobertos e fechados com lotação superior a 5.000 (cinco mil) pessoas - Locais descobertos e abertos com lotação maior que 50.000 (cinqüenta mil) pessoas.

A dispensa de alvarás e licenças de funcionamento é gratuita para Microempreendedor Individual - MEI? Sim. Uma vez que o MEI está dispensado de alvarás ou licenciamento prévio, não há motivo para cobrança de taxa para emissão de um documento não exigível.

Alvará e Inscrição Municipal. Antes de emitir a NF, você precisa obrigatoriamente da sua Inscrição Municipal. Infelizmente ninguém explica que para conseguir essa inscrição você precisa de um Alvará. Pois assim que você consegue o seu Alvará, você também consegue o número de Inscrição Municipal.

É importante ressaltar que para a emissão e manutenção do Alvará de Funcionamento, o empreendedor terá de pagar uma taxa. O valor pode variar muito dependendo do município e, também, é calculado de acordo com as atividades da empresa.