O que é preciso fazer para filosofar?

Perguntado por: uoliveira . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

O exercício do filosofar exige, pois, inventariar conceitos e valores; estudar e criticar valores; estudar e reconstruir conceitos e valores, e para que isso ocorra, é preciso olhar não só o dia-a-dia, mas ler e estudar o que disseram os outros pensadores, os outros filósofos.

Colocar em dúvida as regras e imposições sociais é essencial para desenvolver o que se entende como atitude filosófica. Quando a sociedade adota essa postura crítica, se torna mais questionadora, problematizando aquilo que é imposto e as padronizações realizadas.

Estudar essa área significa considerar diferentes argumentos e avaliar a validade de cada um deles. Treinar sua mente para pensar crítica e analiticamente é um dos muitos benefícios de escolhê-la, pois pode ajudar em sua própria vida ao tomar decisões e avaliar seus próprios valores.

Colocar tudo a prova, perguntar as razões e os motivos subjacentes às escolhas humanas para chegar às melhores razões e aos melhores motivos que permitam ampliar a liberdade de todos são algumas das características do filosofar.

Apesar de possuir uma definição geral, a atitude filosófica apresenta quatro aspectos que podem complementar sua definição: o espanto, a dúvida, o rigor e a insatisfação.

O desejo de conhecer a verdade é o que leva o homem a filosofar. No livro História da Filosofia, pode-se compreender que o fim último da filosofia está no desejo de conhecer e contemplar a verdade.

Portanto filosofar tem uma implicação prática direta em nossas vidas, podendo proporcionar uma vida melhor, proporcionar mais felicidade. A liberdade de pensamento permite interrogar sobre a felicidade, sobre a justiça, sobre a liberdade, sobre a morte, sobre Deus, sobre o conhecimento.

O ato de filosofar pode ser caracterizado pela busca de resposta às interrogações acerca de nossa condição humana. Para isso, no entanto, precisamos nos admirar e nos espantar frente às adversidades que envolvem nossa existência.

Resposta: "amor à sabedoria", consistindo no estudo dos problemas fundamentais que são relacionados à existência, ao conhecimento e a verdade de valores morais e estéticos, à mente e a linguagem.

A Filosofia é fundamental na vida de todo ser humano, proporcionando assim, a prática de análise, reflexão e crítica em busca de vários benefícios rumo ao puro encontro do conhecimento do homem e do mundo e suas transfigurações.

5 motivos para estudar filosofia

  • 1) Raciocínio lógico. A filosofia é baseada na argumentação. ...
  • 2) Poder de reflexão. É essencial para qualquer ser humano saber refletir sobre os princípios que podem moldar sua conduta e visão de mundo. ...
  • 3) Pensamento crítico. ...
  • 4) Criatividade. ...
  • 5) Capacidade de argumentação.

A Filosofia é um ramo do saber que procura entender os conceitos ou as essências de tudo o que existe no mundo, criando, assim, as definições conceituais. Os conceitos, que nascem daquelas definições, são, por sua vez, significados complexos que movimentam problemáticas.

- perguntar como a coisa, a idéia ou o valor, é. A Filosofia indaga qual é a estrutura e quais são as relações que constituem uma coisa, uma idéia ou um valor; - perguntar por que a coisa, a idéia ou o valor, existe e é como é. A Filosofia pergunta pela origem ou pela causa de uma coisa, de uma idéia, de um valor.

O ato de filosofar acontece quando o indivíduo passa a questionar a si mesmo , comportamento ou elementos da sociedade com os quais ele não concorda. Ele também passa a filosofar quando alguém o contradiz, pois precisa pensar se aquela contradição está certa ou de fato quem está certo é ele.