O que é preciso em um artigo?

Perguntado por: ohilario . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

A estrutura de um artigo científico varia conforme o periódico em que será publicado. Mas, de modo geral, deve conter título, resumo, sumário, introdução, revisão bibliográfica, objetivo, método, resultados, discussão, conclusão e referências.

Elementos textuais do artigo científico
Os elementos textuais são formados pela Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais. Eles formam o conteúdo da sua produção e devem transmitir as principais ideias discutidas.

Um artigo científico apresenta uma estrutura com a seguinte ordem: Título, Resumo, Objeto, Objetivo Geral e Objetivos Específicos, Justificativa, Metodologia, Introdução, Materiais e Métodos, Resultados e Conclusão. Além do uso das Referências Bibliográficas.

15 páginas

O artigo científico completo deve conter no mínimo 15 páginas e no máximo 20 páginas, incluindo referências bibliográficas e notas. As citações de artigos (referências) no texto devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

Procure no artigo as características da população estudada, idade, sexo, doenças, etc... Procure no artigo se todos os objetivos estão descritos nas tabelas. Os gráficos precisam ser claros e limpos para a leitura correta. Desconfie da publicação caso não consiga identificar graficamente os resultados.

Deve ser criterioso na consulta a fontes, compará-las e buscar um diálogo entre elas para chegar a própria conclusão. Um artigo científico pode ser produzido por apenas um autor ou por mais pesquisadores. A estrutura de um artigo científico deve obedecer às normas da ABNT.

Introdução: neste apartado, o autor do artigo científico deverá informar o propósito e a importância do trabalho. Materiais e métodos: nesta parte do texto é explicada como foi feita a pesquisa. Resultados: o autor do trabalho deve apresentar os dados experimentais.

A introdução deve incluir contextualização, relevância e justificativa da pesquisa, fundamentada em referências relacionadas ao objetivo do artigo, descrição do problema, objetivo geral e contribuições. A introdução não deverá possuir registros de resultados ou conclusões.

Portanto, a produção de um artigo deve seguir, fundamentalmente, uma sequência lógica: introdução, revisão da literatura, metodologia, resultados e discussão, considerações finais e referências.

A explicação mais simples para o que é um artigo científico é de que se trata de uma publicação com o objetivo de mostrar, de forma sistematizada, os resultados de uma pesquisa. Cada curso tem as suas particularidades, portanto, não existe uma fórmula pronta para te ajudar a escrever um artigo científico.

Confira as opções:

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

Uma boa introdução deve ser clara, objetiva e persuasiva, e deve fazer com que o leitor se interesse pelo assunto que será abordado. Para entender melhor o que é uma introdução, é necessário definir que ela é a primeira parte do texto, com o objetivo de apresentar o tema e capturar a atenção do leitor.

Na primeira página devem aparecer os seguintes itens:
No caso de resenha: a) título do livro resenhado, nome do autor e informações de catalogação do livro; b) nome completo do(s) autor(es) da resenha; e-mail do(s) autor(es); em rodapé deve constar a instituição onde o(s) autor(es) trabalha(m) e/ou estuda(m).

Serão permitidos até quatro (4) autores por Artigo Científico.

“o artigo científico é uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento”. Ou seja, o artigo científico é uma publicação que mostra os resultados de uma pesquisa.

A linguagem científica deve ser: a) impessoal, ou seja, redigida na terceira pessoa, evitando- se referências pessoais e pronomes possessivos (meu trabalho, meus estudos, minha tese, julgamos que, deduzimos, chegamos a conclusão); b) objetiva, com redação sem impressões subjetivas, não fundamentadas em dados obtidos, ...