O que é preceito no candomblé?

Perguntado por: oferreira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

No candomblé, o preceito (ou resguardo) é um conjunto de regras relativas às oferendas e comidas que são dadas para os Orixás, sendo que cada Orixá tem as suas preferências.

Não comer carne, não consumir bebida alcóolica e não ter nenhuma espécie de conjunção carnal. Vamos começar falando sobre esses três primeiros. O primeiro preceito: não comer carne 24 horas antes do trabalho.

Para cumprir o preceito deve participar da missa onde quer que se celebre em rito católico, quer no próprio dia festivo quer na tarde do dia antecedente. Neste último caso a participação da santa missa pode ser feita no dia anterior no entardecer ou a noite.

São quizilas comuns a todos os terreiros de candomblé: não comer caranguejo, peixe-de-pele, cajá, jaca, berinjela, alguns tipos de marisco, raia-pintada.

Os preceitos são de três ordens: podemos chamar-lhes (1) preceitos morais, (2) preceitos racionais, (3) preceitos práticos. Os preceitos morais expõem o que devemos fazer para ficarmos de bem com a nossa consciência. Os preceitos racionais expõem o que devemos fazer para ficarmos de bem com a nossa vida.

Mas o que acontece quando quebra o preceito? Será que você tem alguma consequência negativa nisso tudo? Se o preceito é para uma iniciação na Umbanda ou em outras religiões, quando o período é quebrado a pessoa demonstra que não tem forças e nem vontade suficiente para alcançar o seu objetivo.

“Cada um oferece o que quer, e não há nenhuma obrigatoriedade, mas é um costume”. No budismo, diferentemente do candomblé – em que a parte da comida ritual oferecida aos deuses não se pode comer – apenas se oferece aquilo que se consome e as pessoas comem o alimento após tirá-lo do altar.

Você, que participará da corrente, ou seja, que vestirá branco, precisa ficar sem comer carne vermelha ou frango, somente peixe, sem sexo nem bebidas alcoólicas 24h antes do início dos nossos trabalhos, é o chamado “preceito”.

De acordo com a Igreja, todos os dias de Domingo são considerados Dias de Preceito, mas, além dos domingos, também algumas festas são consideradas Dias de Preceito, determinadas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Estar com o corpo sujo em um ritual é considerado falta grave, como ele sublinha: Na religião da gente, se você fizer sexo, você não pode participar do ritual, [...] a pessoa está de corpo sujo! De alma suja.

Preceito, por si só, é uma palavra que significa comando ou o ato de proibir que uma determinada ação seja possível ou aconteça. É vista como uma exigência ou regra quando diz respeito às religiões.

Preceitos são orientações importantes para nortear e conectar o fiel numa dinâmica mais profunda com sua espiritualidade. Muitas vezes pode parecer até purgativo e quanto mais difícil parecer um preceito, mais eficácia reflexiva ele oferece ao fiel.

30 sinônimos de preceito para 4 sentidos da palavra preceito: Qualquer regra ou norma: 1 regra, norma, princípio, mandamento, lei, cláusula, padrão, resolução, condição, convenção, formalismo, cânone.

Estas proibições que permanecem como: dormir na esteira, cobrir a cabeça ao sair na rua, comer com a mão, rezar antes das refeições, não manter relações sexuais, não beber e nem fazer uso de outras substâncias, usar somente roupas claras, caracterizam uma passagem gradual da liminaridade a integração social fora e ...