O que é praticar a sustentabilidade?

Perguntado por: eilha . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

SUSTENTABILIDADE nada mais é do que uma atitude humana para reverter danos relacionados à natureza, ou ao meio ambiente de forma geral, decorrente do cotidiano da ação da sociedade.

Ser sustentável é essencial para a preservação do meio ambiente. Com ações sustentáveis os recursos naturais não se esgotam, podendo ser utilizados por gerações futuras, por isso, quando você faz a sua parte, deixa de prejudicar o meio ambiente.

Sustentabilidade refere-se ao princípio da busca pelo equilíbrio entre a disponibilidade dos recursos naturais e a exploração deles por parte da sociedade. Ou seja, visa a equilibrar a preservação do meio ambiente e o que ele pode oferecer em consonância com a qualidade de vida da população.

Exemplos de Sustentabilidade
Preferência por consumir produtos biodegradáveis; Separar o lixo para coleta seletiva; Reciclagem; Realizar trajetos curtos através de caminhadas ou bicicletas.

É possível subdividir esse conceito mais amplo em quatro tipos de sustentabilidade: a ambiental/ecológica, a empresarial, a social e a econômica. E é sobre esses tipos diferentes de sustentabilidade que vamos falar nesse artigo, bem como de formas de aplicar cada um deles em sua vida.

“Ser sustentável é ter atitudes e fazer escolhas socialmente responsáveis. Não se trata mais simplesmente de ações como não jogar lixo na rua, mas mudar a forma como percebemos a sociedade, adaptando nossos hábitos de consumo para escolhas mais sustentáveis”, explica a especialista.

O que é sustentabilidade
A sustentabilidade serve como uma alternativa de garantia a sobrevivência dos recursos naturais do planeta ao mesmo tempo que permite que os humanos e a sociedade como um todo, encontrem soluções ecológicas de desenvolvimento.

A sustentabilidade social é o conceito que descreve o conjunto de medidas estabelecidas para promover o equilíbrio e o bem-estar da sociedade, através de várias iniciativas que têm como objetivo ajudar membros da sociedade que enfrentam condições desfavoráveis.

Quais são os benefícios da sustentabilidade para o meio ambiente?

  • Principais pilares da sustentabilidade. ...
  • Aumenta a qualidade de vida. ...
  • Melhora a economia. ...
  • Menos desastres ambientais. ...
  • Preservar os recursos naturais e o meio ambiente.

Os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.

O aquecimento global, a exacerbação do aquecimento por ilhas de calor nas grandes áreas urbanas, o desmatamento,padrões sócio-econômico-demográficos, rápido crescimento de populações vulneráveis, entre outras atividades, se não ameaçam a própria existência humana, certamente representam a possibilidade de sofrimento ...

Desenvolvimento ecológico, econômico e social sustentável: 1 sustentabilidade, crescimento sustentável, avanço sustentável, desenvolvimento suportável, crescimento suportável, avanço suportável.

A sustentabilidade social implica em gerar renda sem perder o foco na redução das desigualdades sociais, com o propósito de melhorar a qualidade de vida da sociedade. Contudo, isso não significa que a empresa vai deixar de lucrar ou correr atrás do lucro.

Exemplos de ações sustentáveis

  • A separação do lixo doméstico em rejeitos orgânicos e não orgânicos. ...
  • A adoção de um consumo consciente. ...
  • A utilização de meios de transporte alternativos ou coletivos. ...
  • A instalação de meios de geração de energia de fontes renováveis.
  1. Economize água. Para garantir água potável para as gerações futuras, não adianta: é preciso poupar. ...
  2. Separe o lixo. ...
  3. Cuidado na hora de posicionar a geladeira e o freezer. ...
  4. Deixe o ambiente mais verde. ...
  5. Crie uma cultura de sustentabilidade em sua empresa. ...
  6. Invista em fornecedores sustentáveis. ...
  7. Invista em Energia Solar.

Vamos descobrir como viver de forma mais sustentável?
...
Você pode começar a reduzir os resíduos de plástico com alguns passos simples:

  1. Use sacolas reutilizáveis ao fazer compras;
  2. Descarte garrafas de água, sacos e canudos descartáveis; e.
  3. Evite produtos feitos ou embalados em plástico sempre que possível.

Todos têm o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.