O que é prática transformadora?

Perguntado por: amata . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 5 votos

A prática pedagógica transformadora é aquela que primeiramente entende o ser humano de uma forma mais global.

Uma educação transformadora se baseia no rompimento das fronteiras do conhecimento, o que nada mais é do que aproximar a educação da vida real. Por exemplo, o estímulo à leitura é uma habilidade indispensável para provas de Língua Portuguesa, mas também é o que determina a análise correta de um enunciado de Matemática.

A formação continuada é o processo de aprimoramento constante pelo qual um professor passa durante a profissão. A convivência com perfis de alunos diferentes e as novas tendências na educação geram a necessidade de aprimoramento constante para os profissionais de ensino.

Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita; Adquirir facilidade em desenvolver atividades em equipe; Desenvolver capacidade de entender necessidades e respeitar opiniões diferentes; Se tornar uma pessoa protagonista do seu próprio crescimento, aprendizado e desenvolvimento profissional.

“Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor” Neste sábado (19), as redes sociais amanheceram e passaram o dia apresentando homenagens ao educador, filósofo, advogado, professor, pesquisador, pedagogo, pensador, escritor Paulo Freire.

A Escola Nova foi um movimento de renovação do ensino que foi especialmente forte na Europa, na América e no Brasil, na primeira metade do século XX . O escolanovismo desenvolveu-se no Brasil sob importantes impactos de transformações econômicas, políticas e sociais.

Na concepção de Freire, teoria e prática são inseparáveis tornando- se, por meio de sua relação, práxis autêntica, que possibilita aos sujeitos reflexão sobre a ação, pro- porcionando educação para a liberdade. “A prá- xis, porém, é reflexão e ação dos homens sobre o mundo para transformá-lo.

Podemos dizer que a diferença fundamental entre essa e a tendência anterior, é que a tendência redentora atua sobre a sociedade a fim de corrigi-la, enquanto a tendência reprodutora entende a educação como um elemento próprio da sociedade e de seu seus condicionantes (econômicos, sociais, culturais e políticos), ...

A Educação é vista como ato de conhecimento e transformação social, tendo um certo cunho político. O resultado da desse tipo de educação é observado quando o sujeito pode situar-se bem no contexto de interesse.

Fenómenos como as mudanças climáticas, crises económicas, conflitos armados, migrações e desastres naturais têm uma enorme influência nas sociedades, causando muito frequentemente um aumento das desigualdades, da pobreza, da exclusão e de violações dos Direitos Humanos.

Blog. Transformação social significa a mudança da sociedade e do seu modo de organização. Isso pode incluir transformações na natureza, nas instituições sociais, nos comportamentos e nas relações. A transformação social, por sua vez, acontece pela necessidade em adaptar-se ao novo para garantir sobrevivência.

O professor líder é capaz de inspirar, motivar e movimentar os alunos a atingirem e superarem suas metas, ultrapassando aquilo que aparentava ser seus limites. É a habilidade de tornar a visão do futuro clara e atraente: fluência no idioma. Finalmente, é a qualidade de inspirar confiança nos seus alunos.

O que é a formação continuada? Trata-se de um processo de capacitação contínua e de profissionalização das equipes, atualizando e ampliando seus saberes e alinhando-as às novidades e oportunidades de melhorias para uma educação ainda mais eficiente e relevante.

Dessa maneira, o objetivo da formação continuada é refletir e repensar sobre as práticas pedagógicas utilizadas, além de melhorar o processo de ensino e aprendizagem.

O Professor é um agente de transformação individual e coletivo e quando é um bom profissional, a sociedade o admira e apoia. Estar presente na vida do aluno e pertencer a suas aprendizagens escolares. Em um estado de engajamento de forma passiva a qual o professor respeita a escuta favorável dos alunos.

De maneira avançada em relação a Gramsci, o conceito de intelectual transformador considera que: “Os intelectuais transformadores podem fornecer a liderança moral, política e pedagógica para aqueles grupos que tomam por ponto de partida a análise crítica das condições de opressão” (GIROUX, 1997 p. 187).

A educação é um importante instrumento transformador, uma vez que sua função primordial é permitir a renovação da sociedade, assumindo um papel de movimento contínuo de mudanças na sua estrutura e consentindo uma reflexão sobre si mesma e consequente tomada de decisões importantes a respeito do seu futuro.

Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor. Essa é talvez a citação mais famosa de Paulo Freire.

3- “A educação, qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática.” 4- “A leitura do mundo precede a leitura da palavra.” 5- “A tarefa mais importante de uma pessoa que vem ao mundo é criar algo.” 6- “Criar o que não existe ainda deve ser a pretensão de todo sujeito que está vivo.”