O que é praça em marketing?

Perguntado por: rbeiramar . Última atualização: 20 de maio de 2023
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O que é o “P” de praça? O P de Praça, conhecido como ponto de venda (PDV) ou ponto de distribuição, são os locais onde as empresas vendem aqueles produtos que tem ofertado ao público. Sendo assim, é na praça que os clientes poderão ter contato com os produtos e serviços de uma organização.

Praça. Em outros tempos, o conceito de praça no marketing correspondia ao local físico onde você pretendia vender os seus produtos ou serviços, além dos processos de logística e canais de distribuição.

Praça é onde o produto é vendido. Preço é quanto o cliente paga pelo produto. Promoção são as estratégias usadas para divulgar a marca.

Kotler e Armstrong (2007) definem a praça como um conjunto de organizações interdependentes envolvidas no processo de oferecimento de um produto ou serviço para uso ou consumo de um consumidor final.

Para definir sua praça corretamente, você deve entender onde seu público alvo está. Muitas vezes isso excede as barreiras físicas, pense em quais redes sociais seus clientes estão e qual o melhor posicionamento que você pode ter. Entender a praça além dos limites físicos é uma das melhores formas de ter uma boa praça.

Os 4 Ps do marketing (Mix de Marketing ou Composto de Marketing) são um conjunto de fatores que uma empresa pode aproveitar para realizar estratégias que a ajudem a obter resultados positivos nas vendas. A definição de cada um dos 4 Ps é: produto, preço, praça e promoção.

Como fazer os 4 ps do marketing? Para fazer os 4 ps de marketing você precisa definir seu Produto, o Preço, a Praça (onde vai ser ofertado) e criar uma estratégia de Promoção.

Vamos aos 5 Ps do marketing: produto, preço, praça, promoção e pessoas.

O P de Praça vem do inglês Place (lugar), mas se refere aos canais de distribuição e os pontos de venda, sejam eles físicos ou virtuais. É por meio desse P que você define como o produto vai chegar até o consumidor.

Praça. De forma geral, a praça, ou ponto de venda, diz respeito ao local de distribuição e logística do produto ou serviços da empresa para o consumidor final. Ou seja, onde o produto é oferecido.

Desde então, a teoria foi expandida para os 7 Ps do marketing. Eles são: Produto, preço, promoção, praça, pessoas, percepção e processos.

Desenvolvido por Robert Lauterborn, esses 4 C's nas redes sociais se referem a: cliente, custo, conveniência e comunicação.

Os 8 Ps do marketing são: produto, preço, praça, promoção, pessoas, processos, posicionamento e performance — pilares básicos da estratégia de uma empresa.

Um Lead é uma oportunidade de negócio para a empresa. De forma mais concreta, Lead é alguém que forneceu suas informações de contato (nome, email, telefone, etc.) em troca de uma oferta de valor no seu site (conteúdo, ferramenta, avaliação, pedidos sobre produto/serviço, entre outros).