O que é potenciação 6º ano?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

A potenciação é uma operação matemática que representa a multiplicação sucessiva de um número por ele mesmo. Ao multiplicar o 3 por ele mesmo 4 vezes, isso pode ser representado pela potência 3 elevada a 4: 34.

Potenciação é a operação matemática utilizada para escrever de forma resumida números muito grandes, onde é feita a multiplicação de n fatores iguais que se repetem. Para essa situação, temos: dois (2) é a base, três (3) é o expoente e o resultado da operação, oito (8), é a potência.

Para calcular a potenciação fazemos uma multiplicação de fatores iguais, onde esses fatores são a base da potência. A quantidade de vezes que a base se repete é indicada pelo expoente. A base é o 4, é o fator que será multiplicado. O expoente é o 2, é a quantidade de vezes que o 4 será multiplicado por ele mesmo.

São elas: multiplicação de potência de mesma base, divisão de potência de mesma base, potência de potência, potência do produto e potência do quociente.

Propriedades das potências

  • propriedade – Multiplicação de potências de mesma base.
  • propriedade – Divisão de potências de mesma base.
  • propriedade – Potência de potência.
  • propriedade – Potência de um produto.
  • propriedade – Potência do quociente.

Ao número que se multiplica por si mesmo dá-se o nome de base da potência e ao número que nos indica o número de vezes que a base se multiplica por si mesma chamamos expoente.

É notório a importância das potências nos cálculos matemáticos modernos, facilitando e contribuindo na resolução de problemas cotidianos.

Potenciação

  • 2: Base.
  • 3: Expoente.
  • 8: Potência (resultado do produto)

Para somar potências, você tem que resolver cada potência individualmente e depois somá-las.

Os tipos de potência são: elétrica, instantânea, mecânica, média e termodinâmica.

Quando você eleva a 3, está multiplicando o número por ele mesmo três vezes. Então, 5 vezes 3, você já viu antes, é 15. Mas, 5 ao cubo, 5 vezes ele mesmo três vezes, é igual a 5 vezes 5, que é 25. Então, 25 vezes 5 é 125.

2 elevado a 3 é igual a 6. 3 elevado a 2 é igual a 6 não.

Potência de 1024

20=1
210=1 024
220=1 048 576
230=1 073 741 824

O produto de potências com a mesma base é igual a uma potência com a mesma base e com expoente igual à soma dos expoentes.

Literalmente, teremos 1 seguido de cinco zeros. Um, dois, três, quatro, cinco. Então, 10 à quinta é igual a 100 mil.

Quando se divide potências de mesma base, têm-se uma nova potência onde a base é igual a base do divisor e dividendo e o expoente é a diferença dos expoentes do divisor e dividendo. Em uma divisão de potências com a mesma base, conservamos a base e subtraímos os expoentes.

Pelo fato de a regra ter se originado da divisão, e não esquecendo que um número nunca pode ser dividido por zero, a regra ficará mais precisa com o enunciado que todo o número diferente de zero elevado a zero terá como resultado o valor um.

Base é o fator que se repete. Expoente é o número de vezes que repetimos a base.

Nesse caso são definido três tipos de potência: potência ativa, potência reativa e potência aparente.

  • Potência ativa.
  • Potência reativa.
  • Potência aparente.

Potência na Física
No ramo da física, a potência corresponde ao valor da velocidade em que determinado trabalho é realizado ou em que uma energia é transferida.

As potências de base 10 são formadas pelo algarismo 1 seguido de zeros da quantidade do número do expoente. Se quisermos representar a potência de 1025, teremos o número 1 seguido de vinte e cinco zeros. Portanto, a potência 10n é formada pelo algarismo 1 seguido de n-vezes o algarismo 0.