O que é possível ver no ultrassom de 5 semanas?

Perguntado por: ifigueiroa . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

A primeira coisa que se vê na ultrassonografia, entre 4 e 5 semanas de gravidez, é o saco gestacional. O embrião ainda pode ser muito pequeno para ser visto. Antes do embrião propriamente dito, pode ser observada a vesícula vitelínica, entre 5 e 6 semanas.

O primeiro ultrassom da gestação pode ser realizado já a partir da 5ª semana de gravidez, época em que já possível visualizar o saco gestacional, primeira estrutura identificável de uma gravidez. O saco gestacional costuma estar visível a partir de 4 a 5 semanas de gestação.

É comum que não se veja o bebê e somente o saco gestacional, assim como a vesícula vitelina com 5 semanas de gravidez. Se isso acontecer, não se preocupe, é perfeitamente normal!

A gravidez anembrionária não apresenta sintomas específicos. A gestante pode apresentar os mesmo sinais e sintomas de uma gestação normal como falta de menstruação, náuseas, sono em excesso, entre outros.

Na verdade é possível sim descobrir uma gravidez através deste exame, porém na grande maioria dos casos NÃO é possível verificar uma gestação incipiente (inicial) em curso. O motivo é simples: não houve tempo hábil para o bebê crescer o suficiente para aparecer no ultrassom.

Do momento da fecundação até o início da nidação pode transcorrer de 5 a 12 dias, variando de acordo com cada organismo, sendo o tempo comumente considerado pelos ginecologistas de sete dias. A fixação completa do embrião na parede do útero leva cerca de 13 dias.

A gravidez anembrionária ou gravidez anembrionada trata-se de uma condição que ocorre quando um óvulo fertilizado se implanta no útero da mulher, mas não se desenvolve como embrião, gerando um saco gestacional vazio.

Principais sintomas da 5ª semana de gravidez!
Dentre os principais sintomas dessa fase, estão: cólicas, enjoos, aversão a alguns cheiros, sintomas de cansaço, aumento da frequência urinária, fácil irritação e sensibilidade e inchaços nos seios.

"Na sexta semana, já é possível realizar um ultrassom por via transvaginal que é quando conseguimos ver o saco gestacional e avaliar as estruturas que indicam se a gestação está evoluindo bem", diz Ellen Freire, ginecologista e obstetra do Fleury Medicina e Saúde.

O período ideal para realizar a primeira ultrassonografia é após a 6ª semana, mais precisamente entre 7 e 10 semanas contados a partir do dia da última menstruação (DUM), período excelente para estimar a idade gestacional (IG) com maior precisão, verificar a presença de batimentos cardíacos do embrião, além de ...

Quando o ultrassom é realizado antes das 6 semanas e apenas o saco gestacional é visualizado, existe a dúvida sobre uma gravidez anembrionária. O diagnóstico, porém, nem sempre é possível no momento e com frequência o médico vai solicitar um retorno em algumas semanas para analisar a evolução do quadro.

Mulheres, a falta de sintomas no primeiro trimestre não significa que sua gravidez não esta evoluindo bem. Se durante as consultas e principalmente depois de realizar o ultrassom esta tudo dentro da normalidade, não tem porque se preocupar.

O diagnóstico de gravidez anembrionada é feito por meio da ultrassonografia transvaginal, realizada, geralmente, a partir da 7ª semana de gestação. No entanto, a confirmação é dada apenas quando o saco gestacional mede mais do que 20 mm e não foi encontrado nenhum sinal do embrião.

“Você pode se surpreender ao saber que gestações de 9 semanas ou menos não têm embrião visível. E às 6 semanas de gravidez, o chamado 'batimento cardíaco' é apenas atividade elétrica das células, antes que um coração real seja formado”, lê-se no site.

O saco gestacional aparece entre a quarta e quinta semanas de gravidez, mais ou menos quando o beta HCG — hormônio da gravidez — atinge os níveis de 3 mUI no sangue. No entanto, ele é visível apenas a partir da 6ª semana de gestação.

Sintomas da implantação do embrião
Desta forma, o sintoma mais comum da nidação é um pequeno sangramento. Isto ocorre pois o útero que foi preparado pelos hormônios femininos para receber o embrião está muito irrigado.

1A nidação é o zigoto sendo implantando no útero, de onde nascerá um bebê após 9 meses de gestação. 2A nidação pode apresentar sintomas de que está ocorrendo, mas eles nem sempre são visíveis. 3Pequenos sangramentos, dores no pé da barriga e até cólicas são sinais da nidação.

A falha de implantação é o insucesso do processo de fixação do embrião ou embriões no endométrio, camada vascularizada que reveste o útero internamente. Por alguma razão, o embrião, ao chegar próximo ao endométrio, não consegue se fixar, o que interrompe seu desenvolvimento e não há gestação.

As causas das malformações são muitas, variando desde fatores genéticos a ambientais, físicos e químicos . Os principais tipos, por sua vez, podem ser estruturais (alterações anatômicas); metabólicos; comportamentais e funcionais.

Se o médico não visualizar o saco gestacional no útero durante o exame ou o hormônio não aumentar de uma maneira adequada, esses podem ser sinais da gestação ectópica. O diagnóstico precoce pode evitar a ruptura das tubas uterinas e as sequelas, que vão da perda da tuba ao risco de vida da mulher.