O que é possível ver no céu quando a noite cai?

Perguntado por: ifarias . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 14 votos

Quando a noite cai a gente vê a lua, que é o satélite natural da Terra, porque ela, estando em oposição ao sol, reflete a luz que ele irradia.

Esse ângulo é chamado de máxima elongação do planeta. Em termos práticos, isso significa que Vênus sempre estará a meia altura no céu, próximo ao horizonte. Vênus é raramente visível no céu durante nossos horários de observação. Ele se fará visível apenas em meados de 2021 no começo da noite.

Vênus

Uma das primeiras "estrelas" a aparecer no céu quando a noite cai não é realmente uma estrela: Vênus, o planeta que está à nossa frente em relação ao Sol, é um dos mais brilhantes na abóbada celeste.

Para ver Vênus em seu brilho mais deslumbrante neste mês, tudo o que você precisa fazer é olhar para o noroeste após o pôr do sol.

Sirius

Sirius, da constelação de Cão Maior, é a estrela mais brilhante do céu noturno visível a olho nu. O nome do astro vem do grego “seirios”, que significa “brilhante”. A estrela Sirius é também uma das mais próximas da Terra, situada a apenas 8,6 anos-luz.

Sol: O Sol é a estrela mais brilhante que podemos ver da Terra, com base na magnitude aparente. Mas há astrônomos que descartam o Sol por considerarem apenas as estrelas observáveis à noite.

O céu noturno funciona como uma exibição natural de todos os tipos de corpos celestes. É possível ver estrelas, constelações, a Lua, meteoros e até mesmo os outros planetas. Por causa do brilho, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno podem ser vistos a olho nu.

Jupiter nasce à 01h30m no horizonte leste. Na direção leste, entre o horizonte e o zênite, a constelação de Scorpius é facilmente identificável. Um pouco mais a leste estará a constelação de Sagitarius, onde fica a direção do Centro da Galáxia.

A maioria dos planetas do Sistema Solar podem ser vistos a olho nu, mesmo em lugares onde há poluição luminosa. Quais são eles e como identificá-los? Podemos ver cinco planetas do Sistema Solar a olho nu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.

Vénus é mais brilhante que qualquer astro visto no céu (descontando o Sol e a Lua), e sua magnitude aparente máxima é de -4,6. O planeta pode ser visto facilmente quando o Sol está baixo no horizonte.

No caso de Vênus, historicamente chamado de “Estrela D'alva” pelo seu brilho quando visível no céu, você poderá visualizar na direção noroeste, aproximadamente 25 graus acima do horizonte. O planeta terá sua observação mais fácil entre 18h30 e 20h30.

Aliás, esse brilho venusiano o faz ser confundido com uma estrela e muitos o chamam de Estrela D'Alva (aquela vista no alvorecer) ou Estrela Vésper (a primeira vista no período vespertino).

Além disso, Betelgeuse é uma estrela enorme, classificada como “supergigante vermelha”. Ela é cerca de 17 vezes mais massiva e até 800 vezes maior que o Sol.

Vênus

Vênus: O planeta mais brilhante do céu será visível por todo o mês de junho de 2023. Quando será observável no céu após o pôr do Sol à Oeste, sentido onde o Sol se põe.

Júpiter é especialmente visível devido ao seu tamanho — é o maior planeta do nosso sistema solar.