O que é posse no amor?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

Esse sentimento significa ter desejo ou sentimento de posse sobre alguém ou alguma coisa, e quando associamos possessividade com relacionamentos, outro sentimento bastante comum surge para “unir forças” e deixar o clima ainda mais desafiador, o ciúme.

O sentimento de posse é caracterizado, principalmente, pela necessidade de controlar todos os passos do outro. Suas atividades, as pessoas com as quais se relaciona, seus pensamentos, enfim, tudo o que estiver relacionado a ele.

É claro que existem níveis diferentes de demonstrar o ciúme, indo daquele que parece indiferente ao que grita aos berros no meio da rua toda vez que se sente ameaçado. Por outro lado, a posse é um sentimento constante, pois implica na criação de uma relação na qual um é dono do outro.

Uma pessoa ciumenta e possessiva começa a ter comportamentos e mania de perseguição, como obter as senhas das contas das redes sociais, ver mensagens no celular e no computador, e até ir fisicamente atrás da pessoa para investigar “possíveis casos”. Este é um dos fortes sinais de que algo vai muito mal na relação.

Então, o sentimento de posse tem como principal característica a necessidade de controlar e saber o que o outro está fazendo. Por exemplo, saber quais são as suas atividades, as pessoas que está se relacionando e, até mesmo, seus pensamentos.

De acordo com Klinjey, o amor só pode ser conquistado se antes tiver o respeito e admiração. Para a geração passada, o respeito era mais importante que o amor.

Imóvel alienado em duplicidade – reintegração do bem – demonstração da melhor posse. Em caso de alienação do mesmo imóvel a duas pessoas distintas por meio de cessão de direitos, a melhor posse é atribuída àquele que demonstra o exercício do poder de fato sobre o bem, como a realização de edificações.

Chantagens e manipulações
Uma pessoa possessiva pode ter atitudes manipuladoras. Por exemplo, seu parceiro pode ameaçar te deixar se não fizer exatamente o que ele quer. Ele também pode procurar pequenas formas de castigos, como deixar de falar ou “desaparecer” até que você peça perdão.

Como tratar o ciúme possessivo

  1. Pense no significado do ciúme. Existe mesmo alguma razão para ter ciúme? ...
  2. Reflita sobre as suas inseguranças no relacionamento. Do que você tem mais medo? ...
  3. Não se apegue ao passado. ...
  4. Participe da vida do seu parceiro. ...
  5. Seja sincero. ...
  6. Procure ajuda.

Primeiro, vamos destacar os sinais de que um homem está com ciúme, e depois interpretar o quão sérios eles são: Insiste em querer olhar o seu telefone. Ele está sempre tentando descobrir para quem você está enviando mensagens; Pergunta muitos detalhes quando você sai.

Homens ciumentos não podem suportar a ideia de não saberem onde você está ou o que está fazendo. Este tipo de pessoa tem que saber exatamente os seus movimentos, caso contrário, ele vai ficar ligando e mandando mensagem para você para descobrir o que está “aprontando”.

Um marido controlador faz você se sentir inferior às demais pessoas. Com frequência ele tem algo a dizer sobre você, seja sobre seu peso, sua roupa ou até mesmo sua personalidade. Não importa o quanto você tente mudar para agradá-lo (ou apaziguar as críticas que geram tanto sofrimento).

Para saber quando este sentimento passou dos limites considerados sadios, deve-se observar se a rotina do ciumento tem sido prejudicada por sua tentativa de averiguar o que o outro está fazendo constantemente.

A opção está nas mãos do que deixou, que passa dias, semanas, meses, anos remoendo, enquanto o que foi deixado, por falta de opção, já superou. Definitivamente, quem deixa sofre mais.

O amor

O amor é de todas as paixões a mais forte, pois ataca simultaneamente a cabeça, o coração e os sentidos. Aprendi que o sentimento do amor não é mais nem menos forte conforme as idades, o amor é uma possibilidade de uma vida inteira, e se acontece, há que recebê-lo.