O que é positivo tóxico?

Perguntado por: abarros6 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

O que é positividade tóxica? A positividade tóxica nada mais é que a ideia de que pensamentos positivos devem estar acima de quaisquer outras emoções consideradas “negativas”. Essa prática do excesso pode gerar comportamentos que reprimem essas emoções e, consequentemente, afetar sua saúde mental.

Em alta nas redes sociais desde o início da pandemia, esse comportamento tem raízes na psicologia positiva, fundada entre o fim dos anos 1990 e início dos anos 2000 por Martin Seligman, então presidente da Associação Americana de Psicologia.

A pessoa otimista não inibe seus sentimentos e nem esconde quando está triste ou estressada. Ser otimista é acolher suas dores e logo buscar uma saída para isso. Já na positividade tóxica não há espaço para outro sentimento que não seja a felicidade.

A positividade tóxica nada mais é que a ideia de que pensamentos positivos devem estar acima de quaisquer outras emoções consideradas “negativas”. Essa prática do excesso pode gerar comportamentos que reprimem essas emoções e, consequentemente, afetar sua saúde mental.

Uma característica de quem tende à positividade tóxica é não entender e não se importar com o impacto das suas palavras nos outros. Dito isso, é importante ressaltar que o otimismo é uma característica positiva quando está em equilíbrio com a vida social e pode ser inspirador para quem está ao redor.

A positividade tóxica, ou felicidade tóxica, é uma abordagem disfuncional do gerenciamento emocional. Ela exacerba o lado positivo suprimindo os aspectos negativos correlacionados. É fruto da dificuldade de lidar com emoções negativas.

Frases sobre pessoas tóxicas para se livrar de quem não quer seu bem. Cansei de me doar por quem não faz nada por mim e ainda me cobra mais dedicação. A pessoa tóxica vai destruir sua vida e agir como se estivesse te fazendo um favor. A nossa saúde mental é muito cara para perder com pessoas que não a respeitam.

Ninguém merece viver em um ambiente emocionalmente tóxico.
...
Como podemos agir?

  1. Colocar-se no lugar dos outros: a empatia. ...
  2. Respeitar a intimidade e o espaço de cada um. ...
  3. Ser respeitoso e se manter firme. ...
  4. Ser assertivo e utilizar as palavras mágicas. ...
  5. Ser paciente.

O correto é tóxico com som de KS. E todas as palavras dessa mesma família seguem este padrão: intoxicar, intoxicada, intoxicação...

Ela é, antes de mais nada, um meio, uma plataforma. Mas as redes sociais, em particular, têm um potencial de induzir comportamentos muitas vezes desmedidos em frente às telas, sem falar no seu aspecto viciante, como acusam alguns estudos.

É o típico comportamento de alguém que se apega à negação tanto dos sentimentos, quanto das situações e acaba diminuindo qualquer dor interna ou abafando pensamentos ruins, sejam eles pessoais ou dos outros.

O comportamento do ser humano pode ser considerado como “tóxico” quando ele toma a forma indesejável de atitudes de desagrado, de violência psíquica, física e emocional, crueldade, negativismo, manipulação, egoísmo, vitimismo etc.

Uma pessoa tóxica é aquela que tem comportamentos desagradáveis, de violência emocional e até física. Geralmente, são pessoas que tem com características a agressividade, ciúmes, possessividade, manipulação e desequilíbrio emocional, que tendem a influenciar negativamente as pessoas ao seu redor.

Segundo a psicóloga Beatriz Lima, “família tóxica ou disfuncional é aquela que frequentemente tem comportamentos não-saudáveis, como chacotas, mentiras, chantagens e manipulação, dando margem a sentimentos de angústia e sofrimento”.

Prezar pela saúde mental dos seus amigos tanto quanto a sua é fundamental para entender os seus limites e respeitar as suas decisões. Jamais use chantagem emocional para fazer com que façam o que você quer e do jeito que deseja, e nem use algum dos seus pontos fracos contra eles mesmos.

Anote aí os principais sinais que ajudam a comprovar a "qualidade" do seu relacionamento:

  • 1) Inveja e crítica. ...
  • 2) Autoritarismo. ...
  • 3) Negativismo em excesso. ...
  • 4) Exagero. ...
  • 5) Mentiras. ...
  • Dicas para deixar de ser uma pessoa tóxica.

Medo, estresse, mágoa, ansiedade ou raiva são alguns das emoções tóxicas que podemos sentir ao longo da vida. Portanto, ao chegar a uma conclusão, você poderá tomar decisões mais sábias sobre como responder ao que está provocando essa emoção.

Positividade, de acordo com o dicionário, é a qualidade, estado e/ou virtude do que é positivo; otimismo. É a disposição de avaliar positivamente os diversos aspectos da vida, a visão que as pessoas têm sobre si e sobre o futuro, além de dizer sobre como se relaciona com as outras pessoas.

As redes sociais podem ser um ambiente bastante tóxico. No Instagram, por exemplo, é comum que influenciadores promovam um padrão de vida e beleza inalcançáveis, o que pode gerar problemas de autoestima em muitos usuários. Já o Twitter é conhecido por ser palco de cancelamentos e propagação de discursos de ódio.