O que é posição cefálica?

Perguntado por: zveloso4 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Por exemplo, chamamos de APRESENTAÇÃO CEFÁLICA quando o feto está com a cabeça para baixo e APRESENTAÇÃO PÉLVICA quando o feto está com a cabeça para cima e portanto irá nascer de nádegas.

Posição cefálica é quando o bebê está encaixado na região do quadril e de cabeça virada para baixo, apontando para o canal vaginal.

Alguns sintomas podem indicar que o bebê já encaixou. Pode haver uma melhora na respiração e na azia da mamãe. Devido ao novo posicionamento do bebê, pode ficar mais difícil caminhar. Além disso, a bexiga da fica ainda mais comprimida pela cabeça do bebê fazendo com que a capacidade de armazenamento da urina diminua.

De lado (direito)
Assim como a posição de barriga para cima, essa pode também comprimir a veia cava da oxigenação. Pode trazer mal estar para mãe, e, ocasionalmente algum prejuízo para a oxigenação do bebê. Por isso, esta é uma posição a ser evitada, mas não abolida.

Independentemente do tipo de parto escolhido, a melhor posição para o bebê nascer é a cefálica, ou seja, quando ele se encontra virado de cabeça para baixo na barriga e de costas para a gestante.

Quando o bebê já está encaixado pode ter relação? O contato íntimo não machuca o bebê, que está abrigado dentro do útero.

6 sinais que a bolsa vai estourar

  1. Aumento das contrações de “treinamento” ...
  2. Diminuição dos movimentos do bebê ...
  3. Inchaço de pés e mãos e outros desconfortos. ...
  4. Pressão na pelve. ...
  5. Aumento de secreção vaginal. ...
  6. Outras alterações.

Não existe nada que se possa fazer efetivamente quando o bebê não encaixa. É claro que existem formas de induzir o parto, mas, no geral, não existe o que se possa fazer até por que não é necessário fazer nada.

Diante de situações como essas, o obstetra faz o possível para manter as condições estáveis e levar a gestação até as 39 semanas, que é quando o bebê está mais preparado para vir ao mundo.

Agachamentos, rebolados, dança, … tudo isso ajuda no encaixe do bebê. A bola de pilates pode ser uma grande aliada nesse momento, sentar na bola e fazer movimentos circulares, ajuda na abertura pélvica, no relaxamento e na descida do bebê.

As contrações, percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga, são sentidas no abdome – na parte inferior – ou nas costas. Elas ocorrem porque o útero está se contraindo e relaxando ao mesmo tempo, movimento que vai ajudar a abrir o colo e empurrar o bebê para o canal de nascimento.

Colo do útero
O colo torna-se cada vez mais fino, amolecido, e dilata em até 10 centímetros. — Essa mudança do colo do útero pode ser comprovada por meio do exame de toque feito pelo obstetra – ressalta a ginecologista. Para diagnosticar trabalho de parto o colo tem que estar mais fino e acima de 3 – 4 cm de dilatação.

O bebê dentro da barriga dorme muito, de 8 até 16 horas de sono por dia e durante essas longas sonecas ele tem sonhos você sabia dessa? Sim, o bebê tem sonhos com suas vivencias dentro do útero inclusive todas as sensações que recebe de sua mãe.

Logo no início da gestação, por volta do segundo mês, a barriga ainda não está muito aparente, mas já notamos uma rigidez abaixo do umbigo. Essa rigidez éo útero que já está se expandindo para alojar o bebê.

Agora vamos esclarecer por que o bebê se mexe dentro da barriga. Em síntese: eles se mexem por reflexo ou em busca de uma nova posição. Sim, mesmo para eles pode ficar desconfortável. Isso é perfeitamente natural, e indica que o feto está recebendo uma boa oxigenação pelo cordão umbilical.

Aumento das contrações
Os médicos consideram normal a ocorrência de uma ou duas contrações diárias durante a gestação. No momento em que o bebê está prestes a nascer, elas são mais fortes e acontecem com uma frequência bem maior, aumentando de modo progressivo até que a mulher dê à luz.

A secreção do tampão mucoso não apresenta odor, de maneira geral é bastante espessa e mede aproximadamente 5 centímetros. Além disso, demonstra uma consistência gelatinosa e, na maior parte dos casos, pode vir com um pouco de sangue.