O que é porta Curupixa?

Perguntado por: uresende . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Ideal para utilização como porta de giro ou correr. Fácil de limpar, possui boa resistência a umidade.

O que é a porta sarrafeada? A porta sarrafeada é preenchida com filetes de madeira. Essas ripas de madeira são separadas por um determinado espaço entre elas. Logo, o núcleo tem mais de 50% de preenchimento com as ripas de madeiras.

O que é um batente de porta? O batente, também conhecido como marco, caixonete ou aduela, é o elemento onde a folha da porta de madeira — ou seja, a porta em si — é fixada. Ele é instalado na parte interna da parede para sustentar as folhas e permitir a abertura e o fechamento da porta com segurança e praticidade.

Resistente ao tempo, a madeira Curupixá, tem excelente durabilidade, imune ao contaminação de pragas. Recebe muito bem aplicações de tintas ou de vernizes para acabamento. A madeira de Curupixá é fácil de ser trabalhada no torno e na broca, resultando em excelente acabamento.

As portas e rodapés em WPC são impenetráveis e 100% protegidas contra a ação dos cupins. Uma resina PVC que envolve completamente as finas partículas de madeira, impedem a entrada desta praga, evitando o deposito de ovos e proliferação deste inseto nos produtos em WPC.

Uma porta durável precisa ser de qualidade, o que garantirá que não irá empenar ou enferrujar com pouco tempo de uso. Por isso, ao comprar portas de madeira, não leve em consideração apenas o preço. Itens de qualidade, geralmente, não são as opções mais baratas.

porta de alumínio

A porta de alumínio é mais barata em comparação à de aço, o que possibilita economizar no acabamento do imóvel. Além disso, também é mais resistente a danos, principalmente os que são provocados por intempéries e contato com a maresia, sem entrar em oxidação e ficar enferrujada com facilidade.

A madeira maciça é a que mais resiste às intempéries e outros fatores (exposição prolongada ao sol, presença de umidade decorrente de chuvas, corrosão devido ao sal em áreas litorâneas, riscos e manchas etc). Sua solidez, por sua vez, é responsável pela maior segurança que apresenta, seja em casas ou apartamentos.

Como o nome propõe, a porta de madeira semi oca possui espaços vazios em seu interior. Isso faz com que ela tenha menos massa, facilitando o movimento de abertura e sendo ideal para ambientes movimentados.

Porta de madeira para ambiente interno
As portas de madeira mais recomendadas para uso interno são aquelas feitas de mogno, cerejeira, eucalipto, pinho e cedro rosa. O mogno, de coloração escura avermelhada, é muito resistente a cupins, já as de pinho e eucalipto são mais baratas.

Confira abaixo o ranking das 3 melhores madeiras para portas e janelas:

  • 1 – Madeira Ipê A primeira da nossa lista é a Madeira Ipê. ...
  • 2 – Madeira Cumaru. A segunda da nossa lista é a Madeira Cumaru. ...
  • 3 – Madeira Itaúba. A terceira colocada da nossa lista é a Madeira Itaúba.

Como criar portas de entrada acolhedoras e inovadoras
Em casas modernas, a dica é apostar em cores como cinza, preto ou azul marinho. Também vale prestar atenção em detalhes com tonalidades mais vibrantes como rosa pink ou amarelo.

Já as portas de madeira mais recomendadas para áreas externas, são as feitas de ipê, nogueira, peroba e teca, que são mais resistentes.

Já se perguntou quais são as madeiras mais duras e macias do mundo? Como arquitetos, estamos todos muito familiarizados com a mais macia: Balsa.

Qual a melhor madeira para móveis? Duas opções fáceis de encontrar, resistentes e com bom preço, são o cedro e o pinus. Praticamente qualquer tipo de móvel pode ser feito com o cedro. Fácil de lixar e fazer acabamentos, leve, versátil, é resistente à umidade, além de ter um ótimo custo-benefício.

Qual a melhor madeira para se fazer um armário de cozinha? A madeira pinus e o cedro, são duas opções muitos resistentes, fáceis de encontrar e com ótimo custo benefício, tornando-se uma excelente alternativa na hora de fazer um armário de cozinha.

Espantando cupins
Outra dica é misturar detergente de lavar louça, água e casca de limão, podendo ser substituída por casca de laranja ou de tangerina, também deixa por algum tempo em fusão e depois borrifar a mistura pela casa.

Peroba-do-campo, ipê (1), pau-ferro (2), imbuia, peroba-rosa (3), jacarandá, copaíba, braúna e sucupira (4) são os tipos de madeira mais resistentes aos cupins, segundo o biólogo Sidney Milano.

Cupins Subterrâneos/Solo
São mais agressivos e possuem uma sociedade muito bem organizada. Podem se alojar dentro de concreto, comprometendo toda a estrutura de alvenaria de uma casa e até grandes prédios.

Batente Angelim: o batente de madeira Angelim possui alta resistência e boa durabilidade, além disso, apresenta bom custo benefício e bom acabamento. A coloração de castanho-amarelado e avermelhado, ideal para ambientes internos.