O que é poríferos exemplos?

Perguntado por: lgarcia . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Os poríferos, ou filo Porifera, apresentam como representantes animais com características pouco complexas e que se destacam pela presença de um corpo rico em poros. Os representantes desse filo são as esponjas, animais aquáticos que vivem submersos e, na sua grande maioria, são marinhos.

Os poríferos são animais filtradores, ou seja, através dos porócitos, eles conseguem absorver água para a espongiocele. Essa água carrega consigo compostos orgânicos e até pequenos organismos, como fitoplânctons e protozoários, que servirão de alimento para o organismo.

As esponjas são animais filtradores que se alimentam de plâncton e de minúsculas partículas de matéria orgânica dissolvidas na água. A água penetra no corpo desses animais através de inúmeros poros, sendo esta a característica a que se refere o nome do grupo (do latim porus = poro e ferre = portador).

Filtração. O sistema de filtração nos poríferos ocorre com a entrada de água, através dos óstios ou poros formados pelos porócitos, que vai em direção à cavidade interna ou átrio do animal, e saindo pela abertura superior ou ósculo.

As esponjas marinhas são animais multicelulares que fazem parte do filo dos poríferos. Elas não possuem sistema nervoso e musculatura e também não se movimentam. Além disso, as esponjas são essenciais para o equilíbrio de ecossistemas marinhos, como os recifes de corais.

Os poríferos, também chamados de esponjas ou espongiários, são animais invertebrados aquáticos e fixos em um substrato. O nome do grupo deve-se pela presença de poros pelo corpo. Os poríferos pertencem ao filo Porifera.

Filo Porífera, Cnidária, Platyelminthes e Nematoda – esses grupos não possuem sistema respiratório. As trocas gasosas ocorrem diretamente entre as células que constituem toda a estrutura corpórea e o ambiente, justificado pelo baixo grau de complexidade e diferenciação dos tecidos ou quanto à dimensão dos organismos.

Reprodução assexuada
Os poríferos possuem uma extraordinária capacidade de regeneração, podendo se reproduzir através do processo de brotamento externo ou interno, regeneração ou gemulação ou por meio de um broto que dará origem à uma esponja adulta.

PINACÓCITOS - células achatadas que revestem a parede externa das esponjas como uma espécie de epiderme.

Reconhecem-se três tipos estruturas de esponjas: ascon, sicon e lêucon, que diferem entre si pela complexidade da parede do corpo. O tipo ascon é o mias simples. A parede é fina e possui poros inalantes que se abrem diretamente na espongiocela.

Porifera (do latim porus, poro + ferre, possuir) é um filo do reino Animalia, onde se enquadram os animais conhecidos como esponjas.

O esqueleto das esponjas é formado por diversos tipos de substâncias. Entre elas destacam-se as espícolas de calcário ou de sílica, com formas variadas, e uma rede de proteína chamada espongina. Em certas esponjas, o esqueleto não possui espículas, mas tem a rede de espongina bastante desenvolvida.

Esponjas mais simples são classificadas como sendo do tipo áscon; e apresentam-se semelhantes a cilindros ocos, com uma abertura na extremidade superior: o ósculo. As asconoides são revestidas, externamente, por dois tipos de célula: os pinacócitos e os porócitos.

São animais que não apresentam órgãos ou tecidos verdadeiros, constituídos, basicamente, por uma massa celular embebida em uma substancia gelatinosa e enrijecida. Apresentam crescimento variado desde eretas bem simples a bastante ramificada, além de incrustadas nas rochas e perfuradoras de conchas.

As esponjas são chamadas de poríferos por apresentarem grande número de poros na superfície de seus corpos, que comunicam o ambiente externo com a cavidade interna (átrio).

e) Os animais aquáticos (poríferos e cnidários) excretam ácido úrico que possui alta solubilidade em água.

Os organismos são considerados como sésseis quando eles não apresentam a capacidade de se locomoverem, vivendo presos e fixos ao substrato. Os poríferos são as esponjas do mar, que quando na sua fase adulta ficam presos ao substrato, se alimentando por filtração da água que o cerca.

No desenho Bob Esponja, o personagem principal é uma esponja amarela engraçada, hiperativa, otimista, inocente e alegre, que vive na cidade subaquática Fenda do Biquíni, juntamente com outras criaturas antropomórficas.

Assim, algumas espécies de esponjas possuem mecanismos de defesa - como compostos químicos tóxicos que alguns indivíduos do gênero Tedania e Neofibularia apresentam, podem causar dermatites na espécie humana.

os poriferos se alimentam atraves de filtração, a água do mar tras o alimento e ele é filtrado pelos coanócitos e digeridos nos vacuolos digestivos e os detritos são liberados pelo átrio.

URGENTE sobre os poríferos é correto afirmar que: a- São animais fixos, diblasticos, com digestão tão exclusivamente extracelular. b- São animais exclusivamente marinhos e sésseis. c- São animais fixos, diblasticos, com digestão exclusivamente intracelular.