O que é população e amostra exemplos?

Perguntado por: uduarte . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Por exemplo, se você está tentando obter feedback de clientes sobre um produto que lançou no ano passado, a população seria todas as pessoas que compraram, experimentaram ou interagiram de qualquer forma com o produto. Já uma amostra é um subconjunto da população.

Em estatística e metodologia da pesquisa quantitativa, uma amostra é um conjunto de dados coletados e/ou selecionados de uma população estatística por um procedimento definido. Os elementos de uma amostra são conhecidos como pontos amostrais, unidades amostrais ou observações.

Uma população estatística pode ser um grupo de objetos realmente existentes (por exemplo, o conjunto de todas as estrelas na galáxia da Via Láctea) ou um grupo hipotético e potencialmente infinito de objetos concebido como uma generalização a partir da experiência (por exemplo, o conjunto de todas as mãos possíveis em ...

Trecho, fragmento significativo de alguma coisa e representativo de sua totalidade: Uma amostra de seus poemas foi incluída no jornal.

Nesse cenário, os principais tipos de amostragem são:

  • aleatória simples;
  • sistemática;
  • conglomerada;
  • estratificada.

Os dados da população são completos e completos. A amostra é um subconjunto da população que é obtida usando amostragem. Uma pesquisa com uma população inteira é mais precisa, sem margem para erro, exceto por imprecisões humanas nas respostas.

O critério para definir o perfil da amostragem da pesquisa pode ser baseado em características demográficas como idade, sexo e classe social, assim como em características atitudinais de comportamento de consumo, por exemplo.

A população do estudo é a unidade completa de pessoas que você considera para sua pesquisa. Uma amostra é um subconjunto desse grupo que representa a população. A amostragem reduz a fadiga da pesquisa, pois é usada para evitar que as pesquisas realizem muitas pesquisas, aumentando assim as taxas de resposta.

População: conjunto de elementos, número de pessoas de uma cidade. Amostra: parte representativa de uma população. Variável: depende da abordagem da pesquisa, da pergunta que será feita. Exemplo: Qual sua marca de carro favorita?

A maneira mais simples de selecionar uma amostra é a amostragem aleatória simples. Nesse método, cada membro tem a mesma chance de fazer parte da amostra. Os objetos nesta amostra são escolhidos aleatoriamente e cada membro tem exatamente a mesma probabilidade de ser escolhido.

Utilizando a fórmula padrão
Se você tiver uma população pequena ou média e já tiver todos os valores-chave, basta utilizar a fórmula padrão para o tamanho de uma amostra, que é a seguinte: Tamanho da amostra = [z2 * p(1-p)] / e2 / 1 + [z2 * p(1-p)] / e2 * N]. N = tamanho da população. z = escore z.

População é o conjunto de indivíduos que habitam uma determinada localidade. Os estudos populacionais são de suma importância para o planejamento territorial. População caracteriza-se pelo conjunto de indivíduos que habitam um determinado território.

Na estatística, a população é classificada como finita e infinita.

A estatística serve para termos uma análise de dados de um determinado evento, para termos uma noção geral do que está ocorrendo nele. Um exemplo disso seria o caso da pandemia COVID-19, pois todo o mundo precisou e ainda precisa de pessoas que trabalham com estatística para realizar pesquisas com relação ao vírus.

A amostragem é o processo que determina os elementos que serão selecionados de uma população estatísticas. Para realizar pesquisas de qualidade é importante selecionar as amostras mais fidedignas possíveis.

É um conjunto constituído de indivíduos (famílias ou outras organizações), acontecimentos ou outros objetos de estudo que o investigador pretende descrever ou para os quais pretende generalizar as suas conclusões ou resultados.

A amostragem é útil, pois permite acompanhar um processo inverso que chamamos de generalização. Para conhecer um universo, o que fazemos é: (1) Extrair uma amostra do mesmo, (2) Medir um dado ou opinião, (3) Projetar no universo o resultado observado na amostra.

Amostra: Parte da população. A principal característica de uma amostra é sua representatividade da população. Unidade amostral: Varia em função do interesse da pesquisa. Em Psicologia, quase sempre é um indivíduo, mas é possível ser uma família, uma empresa, etc.

Uma amostra só é útil se obedecer a exigência de ser representativa do universo/população a que se refere. Não adianta a amostra ser grande, se não representa o todo. Quando ela não representa o todo passa a ser viciada.