O que é pontuação de diálogo?

Perguntado por: rcaldeira6 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Na linguagem escrita, os sinais de pontuação são utilizados para demonstrar sentimentos, emoções, intenções de quem escreve, e também a entonação da voz que está sendo registrada. Em um diálogo, utiliza-se com frequência; o ponto final [ . ] dois pontos [ : ], o ponto de exclamação [ ! ], o ponto de interrogação [ ? ]

São as frases diretas, em geral iniciadas por um travessão, que são proferidas pelas personagens de uma história. Exemplo: — É verdade que você vai à praia amanhã, Maria? — Sim, João.

O travessão é um sinal de pontuação cuja finalidade é indicar o discurso direto ou enfatizar (destacar) trechos de textos. O travessão é um dos sinais de pontuação da Língua Portuguesa.

O sinal de dois-pontos é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação.

Dois-pontos são um sinal gráfico marcado por uma pausa breve. São utilizados antes de citação, fala de personagem, aposto enumerativo, oração apositiva ou explicação. Os dois-pontos são usados, principalmente, para explicar ou esclarecer.

O espírito do diálogo é abertura, participação e aceitação das diferenças das pessoas. “Na discussão e no debate, defendemos e mantemos nossa posição usando de todos os argumentos que dispomos, dialogar é pensar junto com o interlocutor”, ressalta o psicoterapeuta e psiquiatra Humberto Mariotti.

Há três maneiras de transcrever um diálogo: o discurso direto, o indireto e o indireto livre. O discurso direto consiste em reproduzir literalmente as palavras ditas por cada interlocutor. A fala de cada um ocupa uma ou mais linhas separada(s) e é introduzida por travessão ou aspas.

Assim, o diálogo estimula a reflexão, a necessidade de confrontar ideias e de se posicionar diante de assuntos difíceis, contribuindo para a resolução de problemas e para o desenvolvimento moral dos pequenos.

Ao reescrever, não esqueça os nomes dos personagens que falam e utilize os sinais de pontuação “dois-pontos” (:) e “travessão” (–).

Uso do travessão em discurso direto. O travessão, assim como as aspas, pode ser utilizado para marcar a fala de personagens ou a mudança de interlocutor. Veja o diálogo a seguir, retirado da crônica “No sinal”, de Ricardo Freire: — Bem-vindo ao Esmola's Drive-Thru.

São eles: o ponto (.), a vírgula (,), o ponto e vírgula (;), os dois pontos (:), o ponto de exclamação (!), o ponto de interrogação (?), as reticências (...), as aspas (“”), os parênteses ( ( ) ) e o travessão (—).

As reticências, representada pela sequência de três pontos (…), é um sinal gráfico que sinaliza, principalmente, interrupção no discurso.

Significado de Pontos
Pontos é o plural de ponto. O mesmo que: temas, assuntos, matérias, objetos, opiniões, questões, tópicos.

A vírgula é um sinal de pontuação usado para indicar pequenas pausas durante a leitura, além da separação de termos no enunciado para evitar ambiguidade na interpretação. A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado, ajudando a evitar ambiguidade.

A palavra “como”, dependendo do contexto, pode ser sinônimo de “por exemplo”. Ou seja, é comum utilizarmos essas duas possibilidades, juntas ou separadas, e ambas estão corretas. Da mesma forma, a expressão “como exemplo” também está correta, pois nela o “por” foi substituído pelo “como”.

O ponto e vírgula é um sinal ortográfico que indica uma pausa maior do que a da vírgula. Do mesmo modo que os dois-pontos e a vírgula, o ponto e vírgula pode ser usado em enumerações. O ponto e vírgula também é usado para separar orações coordenadas e considerandos de leis, de decretos etc.

Diferença entre dois pontos e ponto e vírgula
Assim, o ponto e vírgula indica uma pausa maior que a vírgula e menor que ponto, separando orações, ideias ou elementos textuais. Já os dois pontos indicam uma pausa mais breve no discurso, utilizado nos discursos diretos, explicações, citações, enumerações, dentre outros.

Colocar ponto apenas no final do parágrafo
Quando você só coloca o ponto ( . ) no final de um parágrafo, as frases ficam grandes demais, e isso atrapalha a coesão e a coerência do texto. O ideal que cada parágrafo seja dividido em, pelo menos, dois períodos.

O travessão serve para indicar a abertura do diálogo, aparecendo obrigatoriamente no início da fala. Ele pode ser repetido no meio da sentença para a inserção de alguma informação que apareça intercalada, mas não é usado no fim do que é dito: — Não quero, mas preciso ir — Joana lamentava-se.