O que é polissemia e sinonímia?

Perguntado por: apeixoto . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Sinonímia e Antonímia: estuda palavras que são sinônimas e antônimos; Homonímia e Paronímia: estuda as palavras que são homônimas e parônimas; Polissemia: estuda palavras que são polissêmicas; Conotação e Denotação: estuda o sentido conotativo e denotativo das palavras.

É a relação que se estabelece entre duas ou mais palavras que apresentam significados iguais ou semelhantes - SINÔNIMOS. Exemplos: cômico - engraçado. débil - fraco, frágil.

A Polissemia representa a multiplicidade de significados de uma palavra. Do grego polis, significa "muitos", enquanto sema refere-se ao "significado". Portanto, um termo polissêmico é aquele que pode apresentar significados distintos de acordo com o contexto.

Quando o sentido de uma palavra for semelhante, a relação de sentido é chamada de sinonímia, e as palavras são sinônimas. Os sinônimos podem ser perfeitos (significado igual) ou imperfeitos (significado próximo). Quando o sentido for oposto, a relação é chamada de antonímia, e as palavras são antônimas.

Lista de palavras Polissêmicas

  • Vela: o ato de velar ou a vela de acender.
  • Boca: fiquei de boca aberta ou a boca do corpo humano.
  • Letra: grafia, alfabeto.
  • Dama: origem do francês dame. ...
  • Cabeça: origem do latim capitia. ...
  • Banco: origem do germânico Banki. ...
  • Gato(a): origem do latim Cattus.

Polissemia é o conceito aplicado a uma palavra ou locução que apresenta sentidos distintos, mas preservam relação entre si, fazendo parte de um mesmo campo semântico. O significado de uma palavra polissêmica irá depender do contexto a qual está inserida, fatores etimológicos e do uso de metáfora.

Chamamos de polissemia a propriedade de uma palavra ou expressão que apresenta vários sentidos além de seu sentido original. As palavras polissêmicas guardam uma relação de sentido entre si, o que as diferencia das palavras homônimas.

Exemplos de Polissemia
Na frase 1, o termo “cabeça” é empregado como estado mental. Já na frase 2, o termo é empregado como a parte física do corpo humano, e na frase 3, o termo é utilizado como pessoa pensante fundamental.

Apenas considera dois tipos de sinonímia: as totais e as parciais.

A sinonímia frasal ocorre quando uma frase pode ser reescrita com outras palavras sem alteração de sentido, enquanto antonímia frasal acontece quando o conteúdo de uma frase ou oração está em conflito com o de outra.

Os sinônimos são palavras que, empregadas em um mesmo contexto, têm os seus significados muito semelhantes e, por isso, eles colaboram para que a repetição não aconteça em excesso e empobreça o seu texto.

A palavra “polissemia”, do grego polysemos (poli = muitos, sema = significados), significa “algo que tem muitos significados”. Sendo assim, polissemia é a propriedade que uma palavra tem de apresentar vários sentidos.

A polissemia é correta, isto é, podemos utilizar a palavra em seus diferentes significados sem problemas. Em contrapartida, a ambiguidade é um vício de linguagem, um erro, pois trata-se de uma frase mal-construída que leva a uma falha no seu entendimento.

Texto é um conjunto de palavras e frases encadeadas que permitem interpretação e transmitem uma mensagem. É qualquer obra escrita em versão original e que constitui um livro ou um documento escrito. Um texto é uma unidade linguística de extensão superior à frase.

Utiliza-se a designação de antonímia binária quando a relação de antonímia é estabelecida apenas entre duas palavras, e antonímia não binária, quando a relação de antonímia põe em relação mais que duas palavras, um sistema seriado.

A sinonímia é entendida não como uma série de palavras de mesmo sentido, estocadas na língua para serem usadas em si, mas como uma estratégia de referenciação, para a qual levam-se em conta alguns fatores discursivos, tais como as intenções do autor, o contexto e as relações cotextuais (intratextuais), para fins de ...

Chamamos de homonímia o fenômeno das palavras que apresentam a mesma estrutura fonológica, os mesmos fonemas, a mesma acentuação e ainda assim apresentam significados completamente divergentes!

A polissemia constitui uma propriedade básica das unidades léxicas e um elemento estrutural da linguagem. O oposto da polissemia é a monossemia, quando uma palavra assume apenas um significado.