O que é polissemia e Paronímia?

Perguntado por: ocosta . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.2 / 5 18 votos

Homonímia e Paronímia: estuda as palavras que são homônimas e parônimas; Polissemia: estuda palavras que são polissêmicas; Conotação e Denotação: estuda o sentido conotativo e denotativo das palavras.

A paronímia é um tópico da semântica que analisa quando duas palavras têm estrutura parecida, mas significados diferentes, isto é, são escritas e/ou faladas de maneira muito semelhante, mas não têm relação próxima de significado.

Chamamos de polissemia a propriedade de uma palavra ou expressão que apresenta vários sentidos além de seu sentido original. As palavras polissêmicas guardam uma relação de sentido entre si, o que as diferencia das palavras homônimas.

Os parônimos são as palavras que se assemelham na grafia e na pronúncia, entretanto, diferem no sentido. Por isso, é muito importante tomar conhecimento desses termos para que não haja confusão. A seguir, alguns exemplos de palavras parônimas: Absolver (perdoar) e absorver (aspirar)

Lista de palavras Polissêmicas

  • Vela: o ato de velar ou a vela de acender.
  • Boca: fiquei de boca aberta ou a boca do corpo humano.
  • Letra: grafia, alfabeto.
  • Dama: origem do francês dame. ...
  • Cabeça: origem do latim capitia. ...
  • Banco: origem do germânico Banki. ...
  • Gato(a): origem do latim Cattus.

2 sinônimos de polissêmica para 1 sentido da palavra polissêmica: Que apresenta várias significações: 1 multívoca, plurívoca.

Exemplos de Polissemia
Na frase 1, o termo “cabeça” é empregado como estado mental. Já na frase 2, o termo é empregado como a parte física do corpo humano, e na frase 3, o termo é utilizado como pessoa pensante fundamental.

Consideramos parônimos palavras que possuem grafia ou pronúncia parecidas (não iguais) mas significado diferente. Por isso, num geral, palavras parônimas são motivos de muitas confusões ortográficas, fazendo com que a gente troque determinados termos por outros, e modificando um contexto.

A polissemia é correta, isto é, podemos utilizar a palavra em seus diferentes significados sem problemas. Em contrapartida, a ambiguidade é um vício de linguagem, um erro, pois trata-se de uma frase mal-construída que leva a uma falha no seu entendimento.

A Língua Portuguesa tem algumas peculiaridades. Uma delas são as palavras que possuem grafias iguais ou parecidas, mas significados diferentes.

"Letra" é uma palavra polissêmica. Letra pode significar o elemento básico do alfabeto, o texto de uma canção ou a caligrafia de um determinado indivíduo. Neste caso, os diferentes significados estão interligados porque remetem para o mesmo conceito, o da escrita.

A palavra “polissemia”, do grego polysemos (poli = muitos, sema = significados), significa “algo que tem muitos significados”. Sendo assim, polissemia é a propriedade que uma palavra tem de apresentar vários sentidos.

Homônimas são palavras que têm a mesma pronúncia e, às vezes, a mesma grafia, mas significação diferente. Polissemia uma palavra pode ter mais de um significado. A esse fato lingüístico, dá – se o nome de polissemia.” 2.

Infração e inflação: parônimos
As palavras inflação e infração são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas.

É a relação entre duas ou mais palavras que, apesar de possuírem significados diferentes, possuem a mesma estrutura fonológica - HOMÔNIMOS.

Entretanto, na paronímia, a estrutura (grafia ou som) é parecida, enquanto na homonímia a estrutura é a mesma (na grafia, no som ou em ambos). Na paronímia, a estrutura de duas palavras é semelhante, mas os significados delas são diferentes e não têm relação entre si.