O que é polissemia Cite 3 exemplos?

Perguntado por: rmata . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

A polissemia é um fenômeno linguístico em que uma mesma palavra ou expressão apresenta dois ou mais sentidos. Por exemplo, o termo “vela” pode ser utilizado nos seguintes contextos: Acendi a vela quando a luz acabou. Içamos a vela, e o navio partiu.

Polissemia é o conceito aplicado a uma palavra ou locução que apresenta sentidos distintos, mas preservam relação entre si, fazendo parte de um mesmo campo semântico. O significado de uma palavra polissêmica irá depender do contexto a qual está inserida, fatores etimológicos e do uso de metáfora.

Lista de palavras Polissêmicas

  • Vela: o ato de velar ou a vela de acender.
  • Boca: fiquei de boca aberta ou a boca do corpo humano.
  • Letra: grafia, alfabeto.
  • Dama: origem do francês dame. ...
  • Cabeça: origem do latim capitia. ...
  • Banco: origem do germânico Banki. ...
  • Gato(a): origem do latim Cattus.

Exemplos de Polissemia
Na frase 1, o termo “cabeça” é empregado como estado mental. Já na frase 2, o termo é empregado como a parte física do corpo humano, e na frase 3, o termo é utilizado como pessoa pensante fundamental.

Palavras de dois sentidos são aquelas que possuem dois significados dependendo do sentido que a frase está; por exemplo: Adoro suco de manga (se referindo à fruta) Rasguei a manga do casaco (se referindo à roupa) Ele manga de todo mundo (se referindo a caçoar).

2 sinônimos de polissêmica para 1 sentido da palavra polissêmica: Que apresenta várias significações: 1 multívoca, plurívoca.

Sinonímia e Antonímia: estuda palavras que são sinônimas e antônimos; Homonímia e Paronímia: estuda as palavras que são homônimas e parônimas; Polissemia: estuda palavras que são polissêmicas; Conotação e Denotação: estuda o sentido conotativo e denotativo das palavras.

Homônimas são palavras que têm a mesma pronúncia e, às vezes, a mesma grafia, mas significação diferente. Polissemia uma palavra pode ter mais de um significado. A esse fato lingüístico, dá – se o nome de polissemia.”

A Polissemia representa a multiplicidade de significados de uma palavra. Do grego polis, significa "muitos", enquanto sema refere-se ao "significado". Portanto, um termo polissêmico é aquele que pode apresentar significados distintos de acordo com o contexto.

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral. Ufa, são muitas regras, não é mesmo?

Palavras que possuem a mesma grafia e som, porém com significados diferentes, são caracterizadas como parônimos e homônimos. Parônimos e homônimos são palavras que possuem semelhanças no som e na grafia, porém se constituem de significados diferentes.

A polissemia constitui uma propriedade básica das unidades léxicas e um elemento estrutural da linguagem. O oposto da polissemia é a monossemia, quando uma palavra assume apenas um significado.

A palavra “polissemia”, do grego polysemos (poli = muitos, sema = significados), significa “algo que tem muitos significados”. Sendo assim, polissemia é a propriedade que uma palavra tem de apresentar vários sentidos.

1 moleira, cocuruto, crânio, coco, testa, carola. Couro cabeludo: 2 cabeleira, couro cabeludo, cabelo.

Exemplo: «Ele tem uma cara bonita, mas é cabeçudo.» 2) teimoso; estúpido (em sentido figurado).

Frases de duplo sentido maliciosas
Que horas eu te pego? O negócio continua de pé, só esperando uma posição sua. Se você quiser ir lá em casa, eu posso te dar uma comida. Estou te dando parabéns, mas queria mesmo era te dar outra coisa.

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

A polissemia ocorre quando uma única palavra possui vários significados. Ex1: Ele ocupa um alto posto na empresa. Ex2: Abasteça no posto da esquina. Nos exemplos acima, a palavra posto é polissêmica porque a mesma palavra assume significados diferentes em cada uma das situações.

Enquanto que a imagem que traz algum tipo de texto ou pelo menos uma palavra, direciona, limita a leitura daquela imagem. Dessa forma, o texto teria um valor repressivo, permitindo um controle sobre a imagem. Se a palavra é polissêmica, ela provoca a imagem.

1.2 POLISSEMIA DO DIREITO
Atualmente, a palavra possui uma acepção estrita, para indicar a doutrina que se vai firmando através de uma sucessão convergente e coincidente de decisões judiciais ou de resoluções administrativas (jurisprudências judicial e administrativa).