O que e pólis e Acrópole?

Perguntado por: acardoso8 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Pólis era a principal marca do mundo helênico. A pólis grega era formada, basicamente, por uma Acrópole, uma Ágora, uma Khora e uma Ástey. A acrópole corresponde à parte mais elevada, alta da pólis, onde existiam templos dedicados aos deuses. Ficava acima da Ágora, que era a parte mais pública da comunidade.

A khora correspondia a parte onde os camponeses cultivavam os alimentos para a cidade, ou seja, a parte agrícola, externa à cidade. A Ágora era o espaço comum das pessoas, onde havia o mercado, a praça principal, lugar onde eram realizadas as transações, as barganhas, os negócios. A Acrópole, era a parte mais elevada.

A acrópole era o local onde ficavam as edificações públicas e administrativas mais importantes, além do Templo de Atenas, o Parthenon. A ágora ficava abaixo e consistia em um espaço simples, na forma de um quadrilátero, dedicado às reuniões públicas, lazer e ao comércio.

Pólis significa cidade-estado. Na Grécia Antiga, a pólis era um pequeno território localizado geograficamente no ponto mais alto da região, e cujas características eram equivalentes a uma cidade. O surgimento da pólis foi um dos mais importantes aspectos no desenvolvimento da civilização grega.

As pólis gregas eram as cidades-Estado da Grécia Antiga. Estas cidades possuíam um alto nível de independência, ou seja, tinham liberdade e autonomia política e econômica. Principais características das pólis gregas: Nas pólis não existia separação entre as áreas rural e urbana, nem existiam relações de dependência.

Nessa época, só eram considerados cidadãos os homens com mais de 21 anos, que fossem atenienses e filhos de pais atenienses. Na Grécia, a cidadania era exercida diretamente pelo cidadão, que tinha o direito de propor e aprovar leis.

Um dos momentos mais importantes da história da Grécia foi quando a bandeira grega foi posta novamente na Acrópole, após a Segunda Guerra Mundial. Atualmente o Partenon está em manunteção. Erecteion, segundo a mitologia neste lugar aconteceu a briga entre Atena e Poseidon pelo domínio da cidade.

Na segunda guerra, o rei persa Xerxes, filho do rei Dario, atacou Atenas e destruiu a Acrópole. Depois de serem vencidos novamente na batalha naval de Salamina (480 a.C.), os persas se retiraram.

Atenas

A Acrópole, que está localizada em uma colina no alto de Atenas, Grécia, é habitada desde os tempos pré-históricos. Com uma superfície de aproximadamente 3 hectares, a Acrópole está situada sobre uma rocha de ponta plana que se eleva a 150 metros acima do nível do mar na cidade de Atenas.

A Acrópole ardeu em chamas durante dois dias, e todos os seus monumentos foram danificados. Ao explodir, o carregamento de pólvora, que provavelmente estava sendo armazenado dentro do Partenon, causou grande destruição ao templo. Nas suas ruínas foi construída posteriormente uma mesquita no século XVIII.

A maior parte das construções foram erguidas pela liderança de Péricles, durante a "era de ouro" de Atenas (460 – 430 a.C.). Fídias, o grande escultor grego, e Ictino e Calícrates, dois famosos arquitetos, foram os responsáveis pela reconstrução. Durante o século V a.C., a acrópole ganhou sua forma final.

Nova Acrópole é uma Organização Internacional que promove um ideal de valores permanentes que busca melhorar o ser humano e a sociedade. Atua nas áreas de Filosofia, Cultura e Voluntariado. Foi fundada em 1957, em Buenos Aires, pelo professor Jorge Angel Livraga Rizzi (1930-1991), historiador e filósofo.

Sólon

Foi criada por Sólon em 594 a.C. A Eclésia abria suas portas para todos os cidadãos para que se nomeassem e votassem magistrados (indiretamente votando para o Areópago) e estrategos, para que se tivesse a decisão final acerca de legislação, guerra e paz; e para que os magistrados respondessem por seus anos no cargo.

A polis foi uma nova forma de organização social e política desenvolvida entre os séculos VIII e VI a. C. Nela, eram os cidadãos que dirigiam os destinos da cidade. Como criação dos cidadãos, e não dos deuses, a polis estava organizada e podia ser explicada de forma racional, isto é, de acordo com a razão.

A pólis grega, também conhecida como cidade-estado grega, era uma forma de organização política e social que surgiu na Grécia Antiga. Ela era uma cidade autônoma, com suas próprias leis, governo e sistema econômico, que se desenvolveu em torno de um núcleo urbano e de uma área rural próxima.

A organização das pólis foi importante para a filosofia, pois ocasionou a diminuição no número de conflitos, sendo assim, os gregos da elite puderam ocupar seu tempo construindo explicações racionais e substituindo as explicações mitológicas.

Ela foi desenvolvida por meio dos legisladores e políticos Dracon e Sólon e consolidada por volta de 510 a.C., quando o político aristocrata Clístenes derrota o tirano Hípias.

Porém, como cada cidade-estado (polis) possuía autonomia, estas formas de governo não existiram no mesmo tempo e em todas as polis gregas. Esparta, por exemplo, não vivenciou a democracia, como ocorreu com Atenas e outras cidades-estados. O governo era concentrado nas mãos de um rei, conhecido como basileu.

A polis é uma criação da natureza e que "o homem é por natureza um animal político (zoon politikon)" (Aristote, 1982, I, 2, 1253 a 2 e III, 6, 1278 b, 20).

O site dá duas opções: comprar ingresso só para a Acrópole, ou então o ticket combinado. Escolha o dia e a hora para a visita. Desde 2023, o horário marcado no ingresso é seguido à risca – por isso, não atrase, ou você pode perder o ingresso. No final da compra, você vai receber um bilhete eletrônico em PDF.

A Acrópole está fechada em 1º de janeiro, 25 de março, 1º de maio, Domingo de Páscoa, e 25 e 26 de dezembro. Quanto tempo leva para visitar a Acrópole de Atenas? Em média, pode-se passar aproximadamente 1h30 a 2 horas na Acrópole.

Continuar lendo Quem inventou a pólis?