O que é pólipo no dente?

Perguntado por: orodrigues . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

O famoso Pólipo Pulpar, ou também chamado de Pulpite Crônica Hiperplásica, é uma inflamação crônica e irreversível da polpa.

Tanto adultos como adolescentes e crianças podem apresentar essa condição. Existem dois tipos de pólipos, o pulpar e o gengival. A diferença entre um e outro é que o pólipo gengival se desenvolve entre as raízes e costuma ficar com coloração esbranquiçada em reação a uma anestesia, já o pulpar não.

O profissional recomenda o uso de medicamentos antibióticos, nos casos de pulpite reversível, quando ainda está nos primeiros quadros de evolução da infecção. Além disso, o profissional também indica o uso de medicamentos para aliviar a dor, como analgésicos ou anti-inflamatórios.

De maneira geral, o principal sintoma da pulpite é a dor de dente. Nesse caso, diferente do incômodo causado por outros quadros, como a sensibilidade, a dor de dente resultante da pulpite é contínua e intensa. Isso acontece devido a pressão feita pela polpa dentária durante o processo inflamatório.

Evite atividades que demandam esforço físico
O repouso faz parte das recomendações dos dentistas, o que indica a necessidade de reduzir as atividades do dia a dia para evitar grandes esforços, pelo menos, nas primeiras 24 horas. Em quadros mais complexos, pode ser necessário ficar um tempo maior descansando.

Como tratar o Pólipo Pulpar ou Hiperplasia gengival
Nesse segundo caso, quando o dente é passível de restauração, o tratamento indicado para esses casos de pólipo pulpar, é o tratamento endodôntico e então restaurá-lo. Em casos de extrema destruição dentária, a extração pode ser indicada.

Devido a essa transição entre célula normal e cancerígena, o pólipo precisa ser removido, pois cerca de 30% dos pólipos podem se tornar tumores malignos, caso não sejam removidos. “Mas, não é algo rápido de acontecer. O pólipo pode levar de cinco a 10 anos para tornar-se um tumor maligno.

Agora, se a pulpite for irreversível, a indicação costuma ser o tratamento de canal. Contudo, como citamos anteriormente, se o caso for muito grave, pode ser preciso extrair o dente e fazer um implante.

Bolinha na gengiva: as principais causas do problema bucal
A bolinha na gengiva, também chamada de “bolha”, significa a presença de uma fístula, ou seja, a presença de inflamação na gengiva.

A pericoronarite pode ser provocada por má higiene bucal aliada ao dente parcialmente irrompido. O dente que não está totalmente incluso fica mais propício a acumular placa bacteriana, aquela película formada por bactérias.

A hiperplasia é caracterizada por alargamento avascular macio ou nodular relativamente difuso da gengiva, que praticamente pode cobrir alguns dentes. O tecido hipertrofiado pode muitas vezes ser excisado. Se possível, os fármacos ofensivos são substituídos. Higiene oral meticulosa pode minimizar a recorrência.

Os sintomas de uma pulpite irreversível são dor espontânea, forte, como se o paciente sentisse um coração batendo dentro do dente.

Ademais, quando a pulpite hiperplásica é purulenta ou manifesta sinais de infecção, o dentista prescreverá o uso de antibiótico, como Ampicilina ou Amoxicilina. Além disso, o especialista também poderá indicar medicamentos para amenizar a dor, como um anti-inflamatório ou analgésico do tipo Ibuprofeno ou Dipirona.

O dente latejando vai muito além de um mero incômodo e pode acbar prejudicando a rotina, pois é um sintoma que está associado à inflamação do nervo dentário (pulpite). Essa estrutura é a parte mais interna e sensível do dente, sendo composta por vasos sanguíneos e nervos que fortalecem a arcada dentária.

Ibuprofeno
O Ibuprofeno, por sua vez, pode agir tanto como um analgésico, como também como um anti-inflamatório. Isso quer dizer que além de reduzir a dor ele será responsável por oferecer um combate à inflamação que causa o incômodo.

O gelo reduz o fluxo sanguíneo na região e ajuda no desinchar. Caso a dor seja decorrente da exposição da raíz pela retração, pode-se cobrir a área exposta até chegar ao seu dentista. Isso impede que agentes externos como o frio e o calor cheguem ao dente.

Existem várias medidas que podem proporcionar alívio temporário para a dor de dente. Uma opção é fazer bochechos com água morna e sal, pois essa solução pode ajudar a reduzir a inflamação. Outra alternativa é aplicar compressas frias na área afetada, o que pode ajudar a aliviar tanto a dor quanto o inchaço.