O que é pólipo Hiperplasico no estômago?

Perguntado por: upeixoto . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

São pólipos que geralmente surgem quando há outras alterações gástricas como gastrite, infecção por H. pylori, atrofia ou metaplasia. No estômago, inclusive, os pólipos hiperplásicos podem conter displasia (diferentemente dos pólipos hiperplásicos de cólon).

O Pólipo do Estômago é uma estrutura que se origina na parede (mucosa) do estômago e se projeta para a luz do órgão. A grande maioria dos pólipos gástricos são benignos. No entanto, existe uma pequena porcentagem dos pólipos que podem ter potencial para malignidade.

Estes pólipos são benignos e sua evolução para malignidade é muito rara (o risco de malignização ocorre quando o pólipo é maior que 1 cm). Em pacientes com pólipos hiperplásicos sem características pré-malignas ou malignas, o acompanhamento deve ser feito baseado na presença de fatores de risco para câncer gástrico.

[ Medicina ] Que apresenta uma anormal proliferação de células (ex.: nódulo hiperplásico; pólipo hiperplásico).

Pólipos hiperplásicos e pólipos inflamatórios. Esses pólipos são mais frequentes, mas, em geral, não são pré-cancerígenos. Pólipos serrilhados sésseis e adenomas serrilhados convencionais. Esses pólipos são tratados como adenomas por apresentarem maior risco de câncer colorretal.

Sintomas de pólipos no estômago

  • Refluxo gastroesofágico.
  • Má digestão e azia.
  • Enjoo e náuseas.
  • Dores abdominais.
  • Flatulência.
  • Fadiga excessiva.

Pólipos gástricos, por sua vez, podem ser causados como consequência de doenças como a gastrite e o refluxo gastroesofágico e também pela presença da bactéria H. pylori. O uso contínuo de certos medicamentos, como o Omeprazol ou mesmo de medicamentos antiácidos também pode causar pólipos a longo prazo.

Pessoas que já têm pólipos intestinais ou que querem prevenir o seu aparecimento devem ingerir alimentos ricos em vitaminas A, C e E, como cenoura, batata-doce, abóbora, espinafre, brócolis, vegetais folhosos verdes escuros, germe de trigo, girassol, soja, ovo, abacate, frutas cítricas (laranja, limão), morango, kiwi, ...

Quando um indivíduo tem mais de 4 pólipos ou uma das mais de 1 centímetro de diâmetro ou um pólipo com células anormais (visto no exame microscópico, com sinais de displasia celular), o risco de novos pólipos e câncer forçado a fazer colonoscopias de vigilância, repetidamente, para o diagnóstico precoce.

- Quando o pólipo possui um tamanho pequeno, junto com a câmera endoscópica, é instalado uma espécie de pinça, que é utilizada para remover completamente o pólipo. - Já quando o pólipo tem um tamanho maior, a remoção é feita usando uma alça e corrente de cauterização.

O pólipo pode levar de cinco a 10 anos para tornar-se um tumor maligno. Neste caso, o médico precisa verificar o histórico do paciente e estabelecer quando será necessário fazer outro exame”, esclarece o médico.

Conforme o organismo do homem envelhece, a glândula pode atingir o tamanho de uma bola de tênis. No entanto, a hiperplasia prostática benigna não tem chances de evoluir para um câncer de próstata e não representa uma predisposição para a doença.

A hiperplasia prostática benigna é uma condição em que há aumento do número de células (hiperplasia) da próstata, e é uma condição benigna, ou seja, não é uma neoplasia, por exemplo. Por outro lado, o câncer de próstata é uma neoplasia na próstata, uma doença maligna.

Causas da hiperplasia de próstata
A causa exata não é conhecida, mas provavelmente envolve alterações causadas por hormônios, incluindo a testosterona e, principalmente, a di-hidrotestosterona. Outros fatores podem estar envolvidos, como idade, história familiar e alterações genéticas.

De forma geral, avaliar o tamanho do pólipo é uma maneira de se fazer o diagnóstico, sendo os pólipo menores que 1 centímetro normalmente benignos, e os maiores que 1 centímetro tem maiores chances de serem malignos.

Quanto ao tamanho, os pólipos são ditos grandes quando tem mais de 20 mm, pequenos quando medem até 10 mm e dimimutos, com até 5 mm. Quando a origem histológica, podem ser epiteliais e não–epiteliais.

Pólipos são saliências sólidas de tamanho variável, em geral de 0,5 a 3,0cm, e podem ser solitários ou múltiplos. A causa de seu aparecimento parece estar ligada a fatores hormonais e genéticos.

Existem três tipos de pólipos: os adenomatosos, de glândulas fúndicas e hiperplásicos. Sabemos que a presença dessa condição pode ser detectada durante o exame de endoscopia e que os procedimentos para o tratamento ou remoção podem ser feitos endoscopicamente.