O que é polaina de Compressao?

Perguntado por: smonteiro . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.2 / 5 12 votos

Sendo um tipo de meia medicinal, a polaina de compressão é um modelo de meia de compressão para auxiliar na circulação sanguínea, mas que possui um recorte diferenciado: a modelagem de polaina, que começa no tornozelo e acaba um pouco abaixo dos joelhos, mas não possui os “pés”.

Meia de média compressão (20 a 30 mmhg): Indicada para varizes, pernas inchadas, tratamento de doenças venosas e linfáticas. Meia de alta compressão (30 a 40mmhg): Indicada para tratamento inicial da trombose venosa profunda, insuficiência venosa crônica grave, linfedema e em pós-operatórios.

Independente da cirurgia, usar meias de compressão auxilia o retorno venoso do sangue, beneficia a circulação sanguínea e assim previne varizes. Dessa forma, você estará contribuindo para evitar o surgimento dessas manchas indesejáveis.

12 horas

Na maioria dos casos, a meia de compressão é colocada de manhã, quando o paciente acorda, e é retirada antes de dormir. Na prática, a meia é usada por um período que varia entre 8 e 12 horas por dia.

Após esse período, o efeito de compressão começa lentamente a diminuir. Como tal, se o médico considerar o seu uso uma necessidade, aconselhamos a adquirir novas meias ou mangas de compressão a cada 6 meses, de forma a garantir a eficácia.

Dormir com as meias de compressão é sempre uma dúvida na cabeça de todos que estão começando a usar. A resposta é simples e a gente explica: o uso durante o sono não é recomendado, especialmente se sua meia tiver o nível médio (20-30 mmHg) ou alto (30-40mmHg) de compressão.

Medidas necessárias
As principais medidas para a escolha do tamanho correto da meia de compressão são: Circunferência do tornozelo. Circunferência da panturrilha. Altura do pé a dois dedos abaixo do joelho.

As meias de compressão mais benéficas são as "graduadas" em vez de "uniformes" quando se fala em força. Meias de compressão graduada são mais apertadas no tornozelo do que na cintura. A graduação ajuda a empurrar o sangue de volta para o coração, ajudando na circulação.

Design e estilo: A Sigvaris é conhecida por desenvolver meias com um design mais sofisticado e elegante, como a Meia Ever Sheer. Já a Venosan foca em meias de compressão mais práticas e funcionais, como a Meia Ultraline 4000.

Porém, caso haja insuficiência venosa crônica avançada por varizes ou mesmo por trombose venosa prévia, o recomendado é o uso de meia elástica de classe 3, que tem compressão entre 30-40mmhg. Esse grau também é o utilizado em situações após procedimentos, como escleroterapia por espuma.

Algumas medidas podem ajudar a prevenir as varizes como a prática de exercícios físicos regularmente, ter uma alimentação saudável, evitar o sobrepeso, controlar o uso prolongado de hormônios, não fumar, elevar os membros inferiores sempre que possível e o uso de compressão elástica (meias elásticas).

Pacientes com doença arterial periférica, a depender do grau, podem ser contraindicados a usar terapia compressiva, pois há risco de isquemia ou necrose cutânea local, principalmente se o membro estiver elevado.

Colocar a meia com as pernas inchadas, pode piorar o edema, principalmente nos dedos dos pés, causando dor e incômodo. Abaixo você encontrará algumas informações úteis para o uso correto da terapia compressiva.

As meias compressivas devem ser usadas durante período do dia, devendo ser retiradas quando for dormir ou tomar banho. Em alguns casos, no período tratamento das varizes, há a necessidade de dormir com a meia durante o tratamento. O ideal é seguir as recomendações do seu angiologista.

As meias de compressão são indicadas para qualquer pessoa que tenha problemas no sistema circulatório e/ou precisa fazer uso das meias por tempo determinados, tais como: gravidez, viagens de longa duração, pós-cirúrgico ou por quem precisa de repousos de longa duração.

Como limpar as meias de compressão

  1. Recomenda-se a lavagem manual.
  2. Use água morna e um detergente neutro.
  3. Para proteger a roupa, recomendamos virar a peça do avesso antes de lavá-la.
  4. Não use alvejantes ou amaciantes de roupas.
  5. Enxague bem e deixe secar ao ar livre. Não secar na máquina.