O que é poesia modernista revela?

Perguntado por: rribeiro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

O que é a poesia modernista? Podemos dizer que a poesia modernista caracteriza-se como a poesia que era escrita no período do modernismo, um período literário que teve início no começo do século XX. Há, nesse movimento, a quebra de padrões já estabelecidos, além de diversos fatores inovadores.

Primeira geração modernista (1922-1930)
Tem início com a Semana de Arte Moderna, em 1922, e possui as seguintes características: Releitura crítica dos símbolos da nacionalidade. Liberdade de criação. Antiacademicismo.

Canto de regresso à pátria (1925) E o progresso de São Paulo. Composto por Oswald de Andrade, um dos nomes mais célebres do modernismo nacional, Canto de regresso à pátria recupera os versos da Canção do Exílio (1847) de Gonçalves Dias.

Resumo sobre o modernismo no Brasil
Suas principais características incluíam nacionalismo, liberdade de forma e tema e crítica social. Foi contra o parnasianismo e a colocação de regras na arte. Criticou o eruditismo de escolas anteriores.

Primeira fase modernista (1922-1930) - a fase heroica ou de destruição. Segunda fase modernista (1930-1945) - a fase de consolidação ou geração de 30. Terceira fase modernista (1945-1960) - a geração de 45.

Movimento Modernista
Liberdade de expressão, subjetividade da obra, ruptura com os padrões estéticos do passado são algumas de suas caraterísticas. O Modernismo surgiu com uma série de movimentos culturais que tinham por objetivo romper com o tradicionalismo de escolas literárias anteriores.

O Modernismo é o principal movimento literário do século XX. Fortemente influenciado pelos movimentos de vanguarda que ocorreram na Europa no início dos anos 1900, esse estilo literário foi revolucionário em diversos níveis. No Brasil, o marco inicial do Modernismo foi a Semana de Arte Moderna de 1922.

O modernismo brasileiro foi um movimento cultural e artístico que teve um grande impacto na cultura nacional, sobretudo nas áreas da literatura e das artes plásticas. Alguns dos seus traços principais reformularam profundamente o modo de pensar a criação e de encarar a sociedade, influenciando as gerações futuras.

Veja algumas das obras mais conhecidas do modernismo do Brasil:

  • Abaporu - Tarsila do Amaral.
  • O Homem Amarelo - Anita Malfatti.
  • Pierrete - Di Cavalcanti.
  • O Artesão - Vicente do Rego Monteiro.
  • Paisagem da Espanha - John Graz.
  • Operários - Tarsila do Amaral.
  • A Estudante - Anita Malfatti.
  • Amigos (Boêmios) - Di Cavalcanti.

O País vive a Revolução de 30 e, até 1945 dura a Era Vargas, indutora de transformações políticas e econômicas. É esse contexto histórico que leva o Brasil à modernidade do século XX, impondo o rompimento com o século anterior.

Caracterizado pelo rigor formal (preocupação com a forma do poema no que se refere à metrificação), pela proposta da “arte pela arte” e pelo academicismo e elevada erudição, o Parnasianismo havia sido a tendência estética dominante até então, especialmente na poesia, figurando em textos oficiais, como o Hino Nacional ...

Uma das características mais importantes dessa fase foi a liberdade formal. Os poetas escreviam com versos livres (sem métrica) e versos brancos (sem rima). Isso tudo, sem abandonar as formas fixas, por exemplo, o soneto (formada por dois quartetos e dois tercetos).

Anita Malfatti

Anita Malfatti: a mulher que trouxe o modernismo para o Brasil.

Os jovens modernistas da Semana negavam, antes de mais nada, o academicismo nas artes. A essa altura, estavam já influenciados esteticamente por tendências e movimentos como o Cubismo, o Expressionismo e diversas ramificações pós-impressionistas. Até aí, nenhuma novidade nem renovação.

Assim, essa grande exposição que marcou o Modernismo no Brasil foi um ponto de partida essencial para a concretização do movimento moderno. Além disso, o seu desdobramento para a cultura nacional continua refletindo até os dias atuais, nas mais variadas formas de criação e expressão artística.